Complete abaixo para pedir sua NuConta e seu cartão de crédito

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Organizar as Finanças 7 dicas financeiras para...

7 dicas financeiras para não seguir, de acordo com a comunidade do Nubank

Perguntamos aos membros da NuCommunity quais os piores conselhos financeiros que eles já receberam. Vem ver as respostas!

Diz aquele velho ditado que, se conselho fosse bom, não se dava – vendia. Mas, quando o assunto é finanças pessoais, o que não falta é gente querendo dar aquela contribuição imperdível que mais atrapalha do que ajuda…

Pensando nisso, perguntamos aos membros da NuCommunity, a comunidade do Nubank, quais foram as piores dicas financeiras que eles já ouviram. Os conselhos vão desde investir na poupança até pagar apenas o mínimo do cartão para sobrar mais no mês. 

1- “A poupança é uma ótima opção de investimento”

Se, em algum momento, te disserem que a poupança é uma ótima opção de investimento, faz o meme e responde: ah tá! Temos pelo menos três bons motivos para isso:

  1. A poupança pode render menos do que a inflação (ou seja, você pode acabar perdendo dinheiro);
  2. Tem que esperar o aniversário do depósito para resgatar os rendimentos;
  3. Existem opções melhores e tão seguras quanto.

Neste post, mostramos por que você deve tirar seu dinheiro da poupança já – e, de quebra, você também vai aprender como tirar as pessoas desse mau caminho financeiro.

2- “Abra uma conta corrente: tem cartão de crédito e conta ao mesmo tempo”

Se tem uma coisa pior do que deixar o dinheiro na poupança é deixar ele parado na conta corrente e ainda desembolsar tarifas por isso. É como dar dinheiro para alguém guardar o seu dinheiro no colchão. Faz sentido? Não faz.

Dá até para criar uma rima: Conta-corrente? Tô fora! Pego minha conta digital sem tarifas de manutenção e vou embora.

3- “É melhor você pagar o mínimo do cartão porque sobra mais dinheiro no mês”

Esse assunto é tão sério que não dá nem para brincar.

Muita gente realmente acredita que é melhor pagar apenas o mínimo da fatura do cartão de crédito e ficar com dinheiro no bolso. O problema é que, sobre o valor que não foi pago, são cobrados juros que fazem a dívida aumentar mais e mais com o passar do tempo.

Ou seja, você pode até terminar o mês com dinheiro na carteira, mas também terá uma dívida crescente e poderá acabar com o nome negativado nos serviços de proteção ao crédito.

Por isso, caso receba esse conselho de alguém, aproveite a oportunidade para dizer à pessoa por que essa não é uma boa opção. Neste post explicamos mais sobre isso. 

4- “Coloque seu dinheiro em capitalização”

Esse é um conselho ruim que muitas vezes vêm de quem deveria estar cuidando do seu dinheiro: o gerente do banco.

Mas por que é ruim?

De forma geral, quem coloca o dinheiro num título de capitalização se compromete com um valor que deve ser pago de uma vez só ou em parcelas. Em troca, o título pode oferecer sorteios – como prêmios em dinheiro – durante um período determinado. Ao final desse prazo, o cliente pode resgatar o dinheiro que guardou com alguma correção.

Mas é preciso cuidado: as chances de ganhar prêmios não são altas e o título de capitalização não é uma forma de investimento. 

Aqui, explicamos tudo isso em detalhes. 

5- “Temos que gastar hoje porque não sabemos o dia de amanhã”

Esse pensamento não ajuda muito a planejar o futuro. 

A gente sabe que não é fácil guardar dinheiro – seja porque o dinheiro mal dá para as contas básicas ou porque não fomos ensinados a fazer isso – mas, quando existe essa opção, é essencial se organizar.

Neste post mostramos como se planejar, mas você pode começar pensando num objetivo para o seu dinheiro: ter uma aposentadoria mais tranquila? Fazer uma viagem? Abrir o próprio negócio?

Isso vai te motivar a guardar dinheiro sempre que possível e investir no seu presente de amanhã.

6- “Tá sem dinheiro? Passa no cartão”

Quando usado com planejamento, o cartão de crédito realmente ajuda. Mas, quando ele vira uma forma de tapar os buracos do dinheiro que já acabou, pode virar um problema sério. 

Afinal, a fatura vai vencer em algum momento e será preciso ter dinheiro para pagá-la. Caso não tenha, entrará no crédito rotativo – que tem uma das maiores taxas de juros do mercado. Daí para virar uma bola de neve de dívidas é um passo.

Por isso, antes de passar no cartão, veja se terá dinheiro para pagar a fatura. 

7- “Espere a Black Friday para comprar…”

Essa dica financeira ficou por último porque ela não é necessariamente ruim – depende de caso a caso.

Muitos produtos realmente ficam mais baratos durante a Black Friday, mas muitos acabam tendo seus preços maquiados para parecerem promoção – quando na verdade estavam mais em conta alguns meses antes.

Pesquise bastante para ver se realmente vale esperar pela Black Friday ou se o melhor é aguardar até que o produto volte ao preço mais baixo.

Veja aqui quando uma oferta realmente vale a pena

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.