Diz aquele velho ditado que, se conselho fosse bom, não se dava – vendia. Mas, quando o assunto é finanças pessoais, o que não falta é gente querendo dar aquela contribuição imperdível que mais atrapalha do que ajuda…
Pensando nisso, perguntamos aos membros da NuCommunity, a comunidade do Nubank, quais foram as piores dicas financeiras que eles já ouviram. Os conselhos vão desde investir na poupança até pagar apenas o mínimo do cartão para sobrar mais no mês.
1- “A poupança é uma ótima opção de investimento”
Se, em algum momento, te disserem que a poupança é uma ótima opção de investimento, faz o meme e responde: ah tá! Temos pelo menos três bons motivos para isso:
- A poupança pode render menos do que a inflação (ou seja, você pode acabar perdendo dinheiro);
- Tem que esperar o aniversário do depósito para resgatar os rendimentos;
- Existem opções melhores e tão seguras quanto.
Neste post, mostramos por que você deve tirar seu dinheiro da poupança já – e, de quebra, você também vai aprender como tirar as pessoas desse mau caminho financeiro.
2- “Abra uma conta corrente: tem cartão de crédito e conta ao mesmo tempo”
Se tem uma coisa pior do que deixar o dinheiro na poupança é deixar ele parado na conta corrente e ainda desembolsar tarifas por isso. É como dar dinheiro para alguém guardar o seu dinheiro no colchão. Faz sentido? Não faz.
Dá até para criar uma rima: Conta-corrente? Tô fora! Pego minha conta digital sem tarifas de manutenção e vou embora.
3- “É melhor você pagar o mínimo do cartão porque sobra mais dinheiro no mês”
Esse assunto é tão sério que não dá nem para brincar.
Muita gente realmente acredita que é melhor pagar apenas o mínimo da fatura do cartão de crédito e ficar com dinheiro no bolso. O problema é que, sobre o valor que não foi pago, são cobrados juros que fazem a dívida aumentar mais e mais com o passar do tempo.
Ou seja, você pode até terminar o mês com dinheiro na carteira, mas também terá uma dívida crescente e poderá acabar com o nome negativado nos serviços de proteção ao crédito.
Por isso, caso receba esse conselho de alguém, aproveite a oportunidade para dizer à pessoa por que essa não é uma boa opção. Neste post explicamos mais sobre isso.
4- “Coloque seu dinheiro em capitalização”
Esse é um conselho ruim que muitas vezes vêm de quem deveria estar cuidando do seu dinheiro: o gerente do banco.
Mas por que é ruim?
De forma geral, quem coloca o dinheiro num título de capitalização se compromete com um valor que deve ser pago de uma vez só ou em parcelas. Em troca, o título pode oferecer sorteios – como prêmios em dinheiro – durante um período determinado. Ao final desse prazo, o cliente pode resgatar o dinheiro que guardou com alguma correção.
Mas é preciso cuidado: as chances de ganhar prêmios não são altas e o título de capitalização não é uma forma de investimento.
Aqui, explicamos tudo isso em detalhes.
5- “Temos que gastar hoje porque não sabemos o dia de amanhã”
Esse pensamento não ajuda muito a planejar o futuro.
A gente sabe que não é fácil guardar dinheiro – seja porque o dinheiro mal dá para as contas básicas ou porque não fomos ensinados a fazer isso – mas, quando existe essa opção, é essencial se organizar.
Neste post mostramos como se planejar, mas você pode começar pensando num objetivo para o seu dinheiro: ter uma aposentadoria mais tranquila? Fazer uma viagem? Abrir o próprio negócio?
Isso vai te motivar a guardar dinheiro sempre que possível e investir no seu presente de amanhã.
6- “Tá sem dinheiro? Passa no cartão”
Quando usado com planejamento, o cartão de crédito realmente ajuda. Mas, quando ele vira uma forma de tapar os buracos do dinheiro que já acabou, pode virar um problema sério.
Afinal, a fatura vai vencer em algum momento e será preciso ter dinheiro para pagá-la. Caso não tenha, entrará no crédito rotativo – que tem uma das maiores taxas de juros do mercado. Daí para virar uma bola de neve de dívidas é um passo.
Por isso, antes de passar no cartão, veja se terá dinheiro para pagar a fatura.
7- “Espere a Black Friday para comprar…”
Essa dica financeira ficou por último porque ela não é necessariamente ruim – depende de caso a caso.
Muitos produtos realmente ficam mais baratos durante a Black Friday, mas muitos acabam tendo seus preços maquiados para parecerem promoção – quando na verdade estavam mais em conta alguns meses antes.
Pesquise bastante para ver se realmente vale esperar pela Black Friday ou se o melhor é aguardar até que o produto volte ao preço mais baixo.
Veja aqui quando uma oferta realmente vale a pena
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.