Pular navegação

Das trocas às cédulas: conheça o Museu do Dinheiro

Localizado em Portugal, o museu é aberto ao público e apresenta a evolução do dinheiro no mundo até aos dias de hoje.

Foto de um dos núcleos do museu do dinheiro, com vitrines com notas expostas

Ouro, trocas de bens, moedas e notas de papel. São muitas as etapas do dinheiro na história da humanidade, até chegar aos valores de cédulas e moedas conhecidas hoje ao redor do mundo.

No Museu do Dinheiro, inaugurado em 2016 e localizado em Lisboa, Portugal, é possível ter acesso a um rico acervo de objetos, imagens e relatos sobre o dinheiro.

A visita é gratuita e o local é aberto ao público.

Ora pois, se você não ainda não teve a oportunidade de conhecer, veja a seguir uma prévia do Museu do Dinheiro e suas curiosidades.

Museu do Dinheiro: uma viagem pela história

O espaço, com cerca de 2 mil m², foi inaugurado em abril de 2016. Localizado na antiga igreja S. Julião, o acervo foi desenvolvido em parceria com o Banco de Portugal. 

Lá, é possível visitar núcleos temáticos e encontrar artigos escritos, cédulas, moedas, vídeos e objetos como máquinas e chapas de impressão, por exemplo, que contam a história do dinheiro ao longo dos séculos. 

O visitante também pode interagir: tocar em uma barra de ouro, verificar se o dinheiro que tem em mãos é mesmo de verdade e até criar e imprimir virtualmente uma moeda e nota com o seu rosto.

Foto da barra de ouro enquadrada pela porta da antiga casa forte.
Foto: Museu do Dinheiro

Núcleos do Museu do Dinheiro

Ao todo, são nove núcleos, nomeados com verbos que refletem a experiência que as pessoas vão ter durante a visita.

1. Tocar

Em torno da pergunta “o que é o dinheiro?” o visitante pode tocar uma barra de ouro, enquadrada pela porta da antiga casa forte.

2. Trocar

Uma estátua de Hermes, deus grego do comércio e das trocas, conversa com o público, propondo a troca direta de bens por outras formas de dinheiro. Ao redor da figura dá pra ver dinheiro de várias culturas e épocas.

3. Convencionar

O verbo tem a ver com acordo. Nesse núcleo, a pessoa pode assistir a um filme em 3D, que mostra fatos da história do dinheiro no oriente e ocidente. Aqui, é possível encontrar, também, exemplares do acervo das moedas grega, romana e chinesa.

4. Representar

Um painel lúdico e interativo espelha o visitante enquanto ele pode manipular, rodar e ampliar as moedas expostas. Na vitrine ficam expostos tesouros relacionados a dinheiro e outros objetos únicos e curiosos.

5. Narrar

No quinto núcleo, estão expostas peças que representam a história da moeda e do comércio em território português, desde as primeiras trocas mercantis até chegar no euro.

6. Fabricar

Aqui, além de descobrir minérios, máquinas, chapas de impressão e esboços impressos nas moedas e nas notas, também é possível testar se o dinheiro que o visitante tem no bolso é mesmo de verdade. Imprimir virtualmente uma moeda e uma nota com seu rosto e ainda fazer um pedido no “poço dos desejos” fazem parte da interação.

Foto da vitrine com notas e elementos no papel moeda
Foto: Museu do Dinheiro

7. Ilustrar

Este espaço é dedicado à ilustração do dinheiro. Há uma variedade dos elementos gráficos das notas, refletindo os aspectos culturais de vários países, como a fauna, flora, personalidades, monumentos e paisagens icônicas. 

8. Compreender

Nesta sala o visitante pode conhecer a missão do Banco de Portugal, as suas principais responsabilidades e impacto.

Foto de construções que contam a história do banco da Espanha em uma luz azul
Foto: Museu do Dinheiro

9. Revelar

Situado na antiga capela, uma segunda escultura do deus Hermes - só que multimídia -, mostra a cidade de Lisboa medieval e a transformação do centro histórico, financeiro e administrativo da capital, além da implantação da sede do Banco de Portugal.

Programação, acervo e outras informações

Atualmente, o Museu do Dinheiro tem entrada gratuita e está aberto ao público de quarta a domingo, das 10h às 18h, seguindo os protocolos de segurança por conta da Covid-19. Veja mais informações aqui.

Neste link você pode selecionar e obter informações de peças que compõem o acervo: moeda metálica, medalhas, papel-moeda, chapas, equipamentos, entre outros.

Na página oficial do Museu você encontra notícias sobre exposições atuais e passadas, curiosidades, dados e imagens do patrimônio e muito mais.

Veja abaixo um vídeo rápido que mostra o Museu do Dinheiro:

https://www.youtube.com/watch?v=B3sLgR7wSfE&feature=youtu.be

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.