Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Organizar as Finanças Como pedir aumento de sa...

Como pedir aumento de salário?

Essa conversa assusta muita gente, mas, com as estratégias certas, não precisa ser um bicho de sete cabeças.



Muita gente tem dúvidas sobre como pedir aumento de salário. Afinal, falar sobre dinheiro já é quase um tabu na nossa sociedade. Pedir dinheiro, então, é mais difícil ainda.

O momento deve ser correto, a forma de conduzir a conversa também, mas ela deve acontecer, sim.

Afinal, pedir um aumento tem a ver com dinheiro, mas também envolve outras questões da jornada de trabalho, como a sensação de reconhecimento ou até mesmo as capacidades da empresa de absorver essa demanda.

Veja a seguir algumas dicas para abordar o seu gestor da melhor maneira possível e aumentar as chances de ser bem sucedido em seu pedido de aumento.

Esse conteúdo foi originalmente postado no blog da Easynvest. Em 17 de agosto de 2021, a Easynvest virou Nu invest e esse conteúdo foi transferido para o blog do Nubank.

Quando pedir um aumento de salário?

Pedir um aumento de salário é uma opção quando você sente que está contribuindo para a empresa, mas que seu salário não está condizente com o que deveria ser.

Pode ser porque você já entrega acima do esperado para sua posição, ou, então, que seu salário está defasado em relação ao mercado.

Trazer informações e dados da sua performance nos últimos meses pode ajudar a embasar o pedido para a pessoa acima de você.

Como pedir aumento de salário?

Não existe uma receita de bolo, mas o mais importante é se preparar com alguns critérios objetivos, incluindo dados da sua performance e do mercado.

Mapa de carreira

Para começar, é importante ter um plano para sua carreira em mente. Estamos em constante mudança e esse plano pode ser alterado com o tempo. Mas saber bem onde você está e onde quer chegar é essencial para planejar a sua jornada até seu objetivo.

Ter clareza de seus objetivos, e do melhor caminho para alcançá-los, é indispensável para pensar em como pedir aumento de salário.

O mapa de carreira te ajuda tanto a traçar estratégias e argumentos para apresentar ao seu gestor, quanto a passar para ele mais credibilidade de que o reconhecimento que você está pedindo é merecido.

Neste mapa, é relevante que, além de ter seus objetivos (sejam eles financeiros ou relacionados a cargo e a sua carreira) bem determinados, você saiba qual caminho percorrer para alcançá-los.

Por exemplo, caso você queira uma carreira de gestão de times, talvez seja interessante desenvolver soft skills (habilidades), como escuta ativa e comunicação não-violenta. Ou, até mesmo, conhecer melhor metodologias ágeis.

Com tudo isso sistematizado, fica mais fácil levantar todas as suas conquistas em sua trajetória, provar seu desenvolvimento e criar uma argumentação que mostre suas qualidades.

O mapa de carreira também te ajuda a se preparar para mostrar como a empresa pode se beneficiar com seu trabalho.

Lembre-se que você não precisa apresentar seu mapa de carreira para seu gestor. Ele vai ser importante para seu preparo e planejamento financeiro pessoal. 

Conheça o mercado

Entender se seu salário está defasado em relação ao mercado e se um profissional com as suas funções e atribuições costuma ganhar mais que você é um ponto importante para sua argumentação.

Além disso, ter uma perspectiva generalista do mercado em que você atua ajuda a determinar como pedir aumento de salário.

Afinal, exigir um valor que está muito acima da sua área no mercado pode não ser bem visto. Portanto, é fundamental fazer uma pesquisa antes – ter essa perspectiva e conhecimento traz um aspecto de competência, que pode inclusive ser valorizada pelas pessoas que te gerenciam.

Pense não só em comparar o seu salário, mas também em inovações que você pode ajudar a trazer para a empresa em que trabalha.

Prepare-se

Hora de colocar a mão na massa: depois de entender seus objetivos profissionais e o comportamento do mercado que está inserido, é hora de listar os argumentos que você vai apresentar.

Algumas perguntas que podem te guiar nesse processo são:

  • Qual valor você gera para a empresa em que trabalha? 
  • Você trouxe inovações relevantes para os projetos dos quais fez parte?
  • O quanto você se desenvolveu desde que entrou na empresa?
  • Qual o impacto desse desenvolvimento?

Lembre-se que usar dados do mercado como comparação pode ser uma linha argumentativa válida, mas procure não se comparar com seus colegas de trabalho. Vocês são uma equipe e, em momentos como pedir aumento de salário, é importante que você mostre como seu trabalho traz crescimento e acréscimo para todo o time.

Importante: não leve para essa conversa um tom de ultimato, ameaçando sair da empresa a não ser que receba um aumento.

Mesmo que você esteja disposto a pedir demissão, essa não é uma boa estratégia de negociação. Se a sua intenção é conseguir o aumento, é preciso ter firmeza, mas não pesar no tom.

Negocie

É importante que, ao pensar em como pedir aumento, você se prepare para negociar. É possível que o seu gestor concorde que uma remuneração maior faça sentido. E, neste caso, a próxima questão é: quão maior?

Não se esqueça que, além de seu planejamento financeiro pessoal, do seu mapa de carreira, dos dados que você levantou do mercado e de empresas do mesmo segmento e listar suas realizações, uma variável importante para a equação é a capacidade da empresa que você trabalha.

É viável para a empresa aumentar o salário? E, se sim, qual o aumento que ela consegue absorver neste sentido?

Dessa forma, é importante estar verdadeiramente aberto à negociação e buscar uma proposta que esteja alinhada com os seus objetivos, mas que também leve em consideração a capacidade da empresa.

Prepare-se para um possível “não”

A negociação é uma etapa importante, mas parte do pressuposto que haja espaço para isso. Após uma conversa fundamentada, com dados objetivos e informações concretas, é importante se preparar para a possibilidade de não receber o aumento.

Também pode acontecer de você não receber uma resposta imediata, ou de o aumento ser prometido para o futuro. Na maioria dos casos, seu chefe precisará consultar outros setores da empresa antes de dar a resposta definitiva.

Ainda assim, não ceda ao seu primeiro impulso. A frustração pode atrapalhar e impedir que você enxergue a situação com clareza.

Caso você receba a negativa, um dos caminhos é tentar entender o que você pode fazer para dar o próximo passo: buscar maiores responsabilidades? Participar de projetos que te dêem maior visibilidade na empresa?

Outro caminho é buscar um novo emprego que corresponda ao que você deseja. Mas tenha em mente variáveis como:

  • Quanto tempo demoraria para encontrar um novo emprego?
  • Há chances de crescimento na sua empresa atual?
  • O mercado no qual você trabalha está com demanda de profissionais com o seu perfil?
  • Como vai a sua reserva de emergência?

A pior coisa que pode acontecer é você tomar a decisão de sair da empresa no impulso, sem planejamento.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

4.44

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post