Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início O Nubank Carreira no Nu Como é o processo seleti...

Como é o processo seletivo para Analytics Engineer no Nubank?

Descubra como o Nubank seleciona candidatos para o cargo de Analytics Engineer e o que você precisa saber para integrar esse time



O Nubank nasceu para combater a burocracia e empoderar as pessoas. Aqui, nós aliamos tecnologia, design e dados para criar produtos e serviços incríveis que devolvam às pessoas o controle sobre suas vidas financeiras – e combinamos tudo isso com um excelente atendimento ao cliente que é, ao mesmo tempo, humano e eficiente.

Estamos crescendo muito, muito rápido, e nosso time de Analytics Engineering tem um papel fundamental nesse processo de embasar com dados qualquer decisão que tomamos. O time de AE é responsável por criar a ponte entre as necessidades de negócio e nossa infraestrutura, permitindo que todos os Nubankers utilizem dados em seus processos de forma eficiente e adequada. Como essa é uma demanda crescente por aqui, nós estamos constantemente em busca de novos talentos para se juntarem à nossa revolução roxa.

Para atrair os melhores profissionais do mercado, nosso time elaborou um processo seletivo em 8 etapas. Assim, queremos garantir aos candidatos uma boa experiência e, ao mesmo tempo, conhecer mais sobre as habilidades, os objetivos e a jornada profissional de quem pretende trabalhar no Nu. 

Mas fique tranquilo: vamos te contar todos os detalhes de cada uma das etapas, com dicas valiosas de AEs que já passaram pelo funil da contratação e hoje integram o time. Anote aí!

Fase 1: Avaliação da candidatura

Todas as vagas abertas para o Nubank são listadas em nossa plataforma, e quem dá o primeiro passo é você.

“Antes de enviar sua aplicação é importante entender o papel do time de Analytics Engineering no Nubank. Ler a descrição da vaga com calma, incluindo os artigos referenciados, me ajudou muito nesta primeira etapa”, recomenda Airton Gessner, um de nossos engenheiros analíticos.

Quando estiver pronto para se candidatar, você pode aplicar pela própria plataforma, importando seus dados do LinkedIn ou do currículo, e preenchendo manualmente algumas informações extras.

Estamos interessados em entender, por exemplo, sua motivação para trabalhar no Nubank, e se suas experiências profissionais ou acadêmicas tornam seu perfil compatível com as necessidades da vaga de Analytics Engineer.

Em seguida nós avaliamos sua aplicação como um todo e, caso haja afinidade com a vaga,  você será convidado para a próxima etapa da seleção.

Fase 2: Avaliação Técnica

Resolver problemas complexos usando conhecimentos de programação faz parte do cotidiano de Analytics Engineers. Por isso, é essencial para um candidato ter habilidade suficiente para dominar essas tecnologias.

Na fase de avaliação técnica você receberá um link com um teste prático online, que envolve a escrita de consultas SQL e alguns outros exercícios de programação. 

Eles devem ser desenvolvidos na linguagem que você preferir, e saiba que a escolha da linguagem não interfere na sua avaliação. Nós prestamos atenção em aspectos como um código limpo e organizado, na linha de raciocínio utilizada e se o resultado final foi atingido.

Você terá uma semana para iniciar a avaliação, mas depois que o link for aberto e você se registrar, terá exatamente 120 minutos para concluir. Não é possível pausar o teste depois que começá-lo, e nem refazê-lo. Por isso, antes de começar, reserve um local confortável, com conexão estável à internet e com certeza de que você terá o tempo necessário.

Depois que finalizar o teste, nosso time revisará suas respostas e enviará um feedback assim que possível, informando se prosseguiremos rumo à próxima etapa.

Fase 3: Entrevista Remota

Esse será seu primeiro contato conosco – e nós ficamos super felizes por isso. Pode ser que sua entrevista seja conduzida por algum profissional do nosso time de Analytics Engineering, ou por uma pessoa do time de People (RH) do Nubank.

“Uma dica é que, antes da entrevista remota, você reflita sobre as áreas em que já trabalhou, sobre coisas legais que já desenvolveu e que façam sentido compartilhar com a gente, para não deixar passar experiências relevantes no momento da entrevista”, sugere Julio Oliveira, que também faz parte do time.

Nessa fase, nós queremos entender melhor seu momento de carreira, suas experiências anteriores, conhecer os principais desafios que você enfrentou, e os aprendizados que obteve. Queremos saber quais são os próximos passos que você deseja seguir na evolução de sua carreira e como isso pode se encaixar dentro do Nu.

Essa etapa do nosso processo seletivo também é o momento em que aproveitamos para contar um pouco mais sobre o que uma pessoa faz no dia-a-dia do time de Analytics Engineering, e quais são os principais desafios que enfrentamos. 

“Aconselho ler os artigos no nosso blog relacionados ao time de Analytics Engineering e, durante a entrevista, tirar qualquer dúvida que possa ter surgido”, conclui Julio. Você terá 30 minutos para nos conhecer melhor e esclarecer as dúvidas que tenha sobre como é fazer parte do time.

Fase 4: Resolução do case

Já chegamos à metade do caminho! Uma vez que você seja aprovado na entrevista remota, a próxima etapa é um case técnico, que será enviado por e-mail. O período oferecido para a resolução é de aproximadamente sete dias. 

O principal objetivo dessa fase é avaliar seu conhecimento técnico relacionado à arquitetura de dados, ao contexto de negócios, e à capacidade de comunicar suas decisões. Esses tópicos são frequentes na rotina do nosso time no Nubank.

Thabata Pontes, do time de Analytics Engineering do Nubank, aconselha: “O case é a fase em que eu senti que, mesmo se não fosse aprovada, teria sido uma experiência válida por tudo que aprendi. Portanto, meu conselho é não apenas estudar a parte técnica, mas aprender a parte de negócios abordada no case”. 

Para ela, o blog no Nubank foi uma uma fonte importante de informações não apenas para esta fase, mas para todas as outras.

Nesse momento você terá a oportunidade de estruturar sua linha de raciocínio baseado em seu conhecimento para entregar a solução mais apropriada aos problemas apresentados em nosso case.

Atualmente, duas pessoas do time de Analytics Engineering são escolhidas aleatoriamente para avaliar a resolução do case. Os candidatos são anônimos para assim evitarmos qualquer tipo de viés durante a avaliação.

“Explique suas escolhas, mostre seu interesse em construí-las conosco, e aproveite o máximo dessa oportunidade, mesmo que não se sinta pronto para isso!”, completa Thabata.

Fase 5: Apresentação do case

Se você chegou até aqui, parabéns! Neste momento, teremos a chance de trocar ideias sobre diferentes maneiras de lidarmos com problemas dos nossos usuários de dados e suas possíveis soluções. 

Nessa etapa, o time de People (RH) do Nubank irá agendar uma data e horário com alguns representantes de Analytics Engineering para que você nos explique seu case. Sinta-se à vontade para optar pelo formato que for mais confortável para você apresentar.

“Uma dica que posso dar quanto a essa etapa seria encarar a apresentação de seu case como se estivesse de fato trabalhando conosco neste projeto. Então se atente aos problemas apresentados e qual seria a melhor solução para que possamos resolvê-los no curto, mas também no longo prazo”, comenta Vinicius Barreto, manager no time.

Nosso tempo juntos é dividido da seguinte forma:

  • Primeiros 5 minutos: fazemos uma breve apresentação das pessoas presentes nessa rodada, quais são nossas funções no dia-a-dia, e abrimos para que você possa fazer uma breve introdução sobre sua trajetória até aqui.
  • Próximos 50 minutos: agora focamos exclusivamente em sua apresentação. Ouviremos as soluções propostas para discutirmos os assuntos do case. Com isso, queremos entender como você constrói seu raciocínio e esclarecer dúvidas. “Dedique um tempo a montar uma apresentação organizada, assim facilitará nosso entendimento sobre sua linha de raciocínio”, pontua Vinicius.
  • 5 minutos finais: esclarecemos possíveis dúvidas que você tenha sobre a vaga de Analytics Engineer, ou sobre o Nu como um todo. Ficaremos muito felizes em responder seus questionamentos, mas, como o tempo é curto, tente já estruturar as suas dúvidas mais importantes.

De modo geral, a apresentação é um momento em que trazemos diferentes contextos e possíveis novos problemas para debatermos. Ah e, claro, uma oportunidade para que a gente questione como sua solução lidaria com estas novas situações. 

Se seu case não contemplar algum dos pontos apresentados, usaremos parte do tempo para entender o que você mudaria em sua proposta para que sua solução atenda a um novo problema. Vale lembrar que esses não são pontos que reprovam alguém na seleção.

“Não se preocupe com as pegadinhas. Não só não gostamos como não praticamos isso em nosso processo. Mas, ao longo da modelagem proposta, existem diferentes pontos a serem melhorados, o que nos ajuda a avaliar o grau de senioridade e atenção dos candidatos”, explica Vinicius.

Fase 6: Entrevista com o time de People

Nesta etapa, uma pessoa do nosso time de People (RH) entrará em contato com você para ter um papo super aberto sobre os desafios que temos para você aqui no Nu. É mais uma chance para entender sobre a sua trajetória profissional. 

“Na entrevista com People não existem respostas certas ou erradas. Nossa intenção é conhecê-lo melhor e entender como o seu perfil pode agregar à nossa cultura e auxiliar a resolver os desafios do nosso time”, comenta Thiago Rodrigues, Nubanker do time de Analytics Engineering. 

Uma dica do Thiago? “Sugiro que você revise seu currículo e relembre dos desafios e contribuições mais relevantes ao longo de sua vida profissional e acadêmica”.

Fase 7: Debriefing

Essa é uma etapa importante em que as pessoas que participaram do processo se reúnem para discutir os seus pontos positivos e a melhorar. Além disso, procuramos diminuir o máximo possível qualquer chance de viés, por quaisquer motivos que sejam, fazendo dessa etapa o momento primordial para entendermos o ponto de vista de cada um.

Após todas as discussões, decidimos se iremos ou não enviar uma proposta de trabalho para você, através do que chamamos de Offer. Caso a decisão seja de não continuar com seu processo, a pessoa responsável por People irá lhe contatar com o feedback.

Fase 8: Oferta e onboarding

Se você chegou até aqui, significa que passou por todas as etapas e estamos muito felizes em fazer uma oferta para você! Essa é uma etapa a ser comemorada por ambas as partes, pois queremos ter você trabalhando conosco, e temos certeza de que você também está interessado em trabalhar com a gente. 

Nesse momento final, nosso time de People entra em contato para explicar os detalhes da oferta, e tirar todas as suas dúvidas sobre remuneração, benefícios, regime de trabalho, contrato. Também enviaremos um e-mail para formalizar a contratação e decidir qual o melhor momento para você iniciar.

Quando os detalhes estiverem fechados você receberá um kit com tudo o que precisa para seu primeiro dia como um Nubanker do nosso time. Junto com o kit de boas vindas vai um material com um conteúdo bacana, que explica mais sobre nossa cultura e posicionamento. 

Temos um onboarding de três meses te esperando para que você receba todas as informações e ferramentas necessárias para nos ajudar a empoderar cada vez mais pessoas e eliminar a burocracia de suas vidas. Esse onboarding contempla tanto conhecimentos sobre área de negócios quanto aspectos mais técnicos. 

Nosso onboarding do time de Analytics Engineering é pensado para você com muita dedicação e carinho. Acreditamos que a nossa revolução roxa deve começar desde o primeiro dia, e por isso planejamos todas as etapas para garantir que o processo de chegada seja inesquecível.

Conclusão

Agora que você já conhece nosso processo seletivo, que tal se aplicar para o processo e se juntar ao nosso time de Analytics Engineering em breve?

Estamos preparados para te receber e tirar todas as dúvidas que possam ter ficado sem resposta em qualquer etapa do processo seletivo. Caso a gente não tenha as respostas no momento da conversa, vamos procurar a melhor pessoa aqui no Nu para nos apoiar em solucionar seus questionamentos.

É importante ressaltar que a reprovação em qualquer etapa do processo não significa que você encerrou suas chances conosco. Você pode trabalhar nos pontos de melhoria sugeridos, e se candidatar novamente para a mesma vaga após 6 meses. 

Junte-se à Revolução Roxa com a gente!

Leia mais:

4.64

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post