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Como declarar reforma no Imposto de Renda 2025?

Uma benfeitoria pode aumentar o valor do seu imóvel, dentro das regras da Receita Federal. Saiba como declarar essa despesa no Imposto de Renda.
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Se você fez alguma reforma no seu imóvel ao longo de 2024, é importante entender como declarar esse gasto no Imposto de Renda 2025. Embora as despesas com as benfeitorias não sejam dedutíveis diretamente do imposto devido, elas podem ser incluídas no valor do imóvel — o que ajuda a reduzir a tributação sobre eventual ganho de capital em uma futura venda.

A seguir, entenda como funciona essa regra e o que você precisa fazer para incluir corretamente as informações na sua declaração.

Atenção: as informações abaixo são um guia para te ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Dá para deduzir as despesas com reforma no Imposto de Renda?

Não exatamente. O valor gasto com reforma não é dedutível como uma despesa – ou seja, esse investimento não reduz o imposto a pagar no ano corrente, como acontece com gastos com saúde ou educação, por exemplo.

Por outro lado, a reforma pode valorizar o seu imóvel. E quando isso acontece, na prática, pode ocorrer um aumento no custo de aquisição desse imóvel que precisa ser reportado na ficha de “Bens e Direitos” do programa do Imposto de Renda. 

Isso significa que, se você vender esse imóvel no futuro, poderá pagar menos imposto sobre o lucro da venda, já que o custo pela aquisição será maior.

Quais tipos de reforma podem ser considerados no Imposto de Renda?

De acordo com as regras da Receita Federal, você pode somar ao valor do imóvel os seguintes gastos:

  • Reformas estruturais, como troca de telhado, ampliação de cômodos, substituição de pisos, mudanças em instalações elétricas e hidráulicas;
  • Construção de áreas novas, como edícula, churrasqueira, piscina, garagem ou muro;
  • Melhorias no imóvel, como troca de janelas, portas, pintura, sistema de aquecimento solar e paisagismo.

Essas despesas são chamadas de benfeitorias e devem ser informadas na ficha “Bens e Direitos” da sua declaração.

Quais documentos são necessários para comprovar as despesas da reforma?

Você deve manter em sua posse todos os documentos que comprovem os gastos com reforma, como:

  • Notas fiscais de materiais e serviços;
  • Recibos de mão de obra (com nome, CPF ou CNPJ do prestador);
  • Contratos com empresas de reforma;
  • Comprovantes de transferências bancárias ou Pix.

Vale lembrar que esses documentos devem ser guardados por pelo menos 5 anos, caso você seja chamado para comprovar as informações.

Essa lógica é válida para todas as movimentações financeiras que você vier declarar no Imposto de Renda, já que sempre há a possibilidade de você precisar acertar as contas ou cair na malha fina

Como declarar a reforma no Imposto de Renda?

O processo para declarar a reforma no Imposto de Renda é simples. Basta acessar a ficha de “Bens e Direitos” no programa da Receita Federal, localizar o imóvel reformado e:

  1. 1. Selecionar o grupo Bens Imóveis e o código 17-Benfeitorias;
  2. No campo Discriminação, descreva os detalhes da benfeitoria, do que se trata e quais os valores que a compõem.

Ao enviar os documentos, só podem ser incluídos os comprovantes do mesmo ano do exercício da declaração. Por exemplo, para o IR 2025, só podem ser incluídas benfeitorias de 2024.

Quando vale a pena incluir os gastos com as reformas no Imposto de Renda?

Incluir reformas no valor do imóvel vale a pena principalmente para quem pretende vender o imóvel no futuro, já que isso pode reduzir o imposto sobre o ganho de capital (diferença entre o valor da venda e o valor de aquisição).

Se você comprou o imóvel por R$ 300 mil, investiu R$ 50 mil em reformas e depois vendeu por R$ 500 mil, por exemplo, a Receita Federal irá considerar que o seu lucro foi de R$ 150 mil, e não de R$ 200 mil, o que pode gerar uma boa economia no imposto a pagar.

Depois de incluir todas as despesas na declaração, ainda é possível que você receba a restituição do IR. Se você é cliente do Nubank e esse for o seu caso, dá para indicar a Conta do Nu para receber esse dinheiro. Basta selecionar o Nubank quando estiver declarando o Imposto de Renda. Ao receber a sua restituição na Conta do Nubank, você pode escolher uma das opções de investimentos disponíveis no app, guardar esses valores em uma Caixinha ou até pagar as contas que você cadastrou no Assistente de pagamentos.

Cuidados ao declarar reformas no Imposto de Renda

Não é porque você gostaria de aumentar o valor do seu imóvel que você deve sair fazendo qualquer reforma por aí. Inclusive, valores muito altos podem levantar suspeitas da Receita Federal. Por isso: 

  • Só inclua os gastos que puder comprovar;
  • Guarde todos os recibos, notas fiscais e contratos;
  • Atualize os dados do imóvel com atenção à discriminação e ao valor correto.

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