Pular navegação

Como acessar o cadastro positivo? Veja passo a passo

Não são só as empresas e instituições financeiras – você também pode consultar suas informações.

Cadastro Positivo: colagem com pássaros sobre linhas pontilhadas na horizontal e colunas roxas na vertical

Desde que foi criado, em 2011, o cadastro positivo gerou muita conversa no noticiário econômico. No início de 2020, ele voltou a ser notícia ao oficialmente autorizar que bancos e outros tipos de instituições financeiras consultassem as informações das pessoas. Mas e no caso do próprio consumidor, como acessar o cadastro positivo?

Lembrando: o cadastro positivo é uma espécie de “currículo financeiro” do cidadão brasileiro: ele reúne informações como pagamentos realizados, pontualidade ao quitar contas e débitos e histórico de empréstimos.

A ideia é que ele ajude a apontar o quanto uma pessoa é boa pagadora, independentemente de sua renda. Isso pode ajudar, por exemplo, consumidores em busca de empréstimo que estão endividados ou com nome sujo, mas que têm um histórico de pagar acordos e contas em dia.

Passo a passo para ver suas informações no cadastro positivo

Caso você queira saber como acessar o cadastro positivo, é fácil: cada birô de crédito tem o seu site e, para consultar as informações, é preciso se registrar e seguir os direcionamentos. Os sites são:

O Serasa fez um guia prático para ensinar os consumidores a consultarem suas informações. O processo é similar nos outros órgãos, mudando apenas algumas informações solicitadas dependendo do caso.

Como acessar o cadastro positivo

  1. Acesse o site do cadastro positivo.
  2. Informe o CPF e senha.
  3. Será enviado um código de segurança por e-mail ou SMS. Insira e confirme para concluir.
  4. Faça os uploads de imagens do CPF e de um documento com foto – são aceitos RG, carteira de trabalho, carteira profissional, passaporte, CNH e documento de identificação de militares.
  5. Aguarde enquanto o órgão analisa e processa as informações.
  6. Em até dois dias, o acesso é liberado.

Mais dúvidas sobre cadastro positivo? Veja nosso guia completo.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.