Pular navegação

Com qual frequência é necessário trocar de senha?

Dicas para você ficar mais seguro, sem pirar e esquecer os códigos na hora de trocar a senha.

imagem de uma cerca aramada verde com fundo lilás e um cadeado verde água desgastado em cima. @Palius005/Unsplash

Será que você já leu isso por aí? Use 8 caracteres no mínimo, Int&rc@l& @s s3nh@as c0m s1na1$ gráf1cø$; uSe LeTrAs mAiÚsCuLaS e MinÚsCuLaS; não use a sua data de aniversário, e por aí vai... Essas são dicas comuns para a construção de uma senha segura, mas será que isso é o suficiente para a senha ser, de fato, forte? Além disso, é necessário trocar as senhas com frequência?

Não necessariamente, para as duas perguntas. Esse tipo de senha é mais difícil de memorizar. Também não é mudando de senha toda hora que você terá mais segurança, afinal, é preciso lembrar as senhas – e não há paciência (nem cérebro) que dê conta disso. 

Então, qual é a frequência ideal para mudar de senha? Como fazer uma senha forte e memorável? Como armazenar as senhas? Conheça, abaixo, as respostas que vão te permitir criar senhas ideais para os seus acessos.

Quando eu preciso mudar de senha?

Não existe uma resposta exata para essa pergunta. Lógico que não faz sentido manter as mesmas senhas a vida toda, mas caso não haja uma tentativa de invasão em sua conta e você considera sua senha forte, não é necessário trocá-la com frequência.

A pergunta correta, neste caso, não é a frequência com que as senhas precisam ser alteradas, mas como fazer uma senha realmente forte.

Afinal, por mais que algumas pessoas acreditem que criar senhas complexas com sinais gráficos, números, letras, maiúscula e minúscula seja o ideal, hoje sabe-se que os métodos de invasão se sofisticaram com o tempo, mas a nossa mente não. 

Ou seja, no fim das contas essas senhas são quebráveis e mais fáceis de esquecer –  e justamente por isso você pode precisar anotá-la ou armazená-la em algum lugar e é aí que você fica vulnerável a uma invasão.

Então, se fazer uma senha simples como: 123456, data de nascimento ou o seu nome não é o suficiente e, por outro lado, uma senha super complexa também não é, o que é uma boa senha, afinal? 

Como fazer uma senha forte e fácil de lembrar?

Basicamente, uma senha que contenha frases longas. Mas o tipo de frase ou palavras que vão estar nela precisam fazer sentido só para você. 

Por exemplo, você pode fazer uma associação de palavras sem nexo entre elas: o nome de uma pessoa querida + nome de um bairro + nome de um animal + atividade física + um objeto. O resultado disso seria algo como: joaquina15denovembrojardimesplanadaelefantevoleigarfo. Uma senha forte, difícil para programas decifrarem, mas que pode ser fácil para você.

Veja aqui tudo sobre como fazer uma senha forte

Como armazenar as senhas?

Tem senha pro e-mail, pro app do banco, pro serviço de streaming, pra loja online, pro WhatsApp… Quem não se confunde? O importante é não salvar essas senhas em papéis e planilhas, porque assim você pode expor esses dados com facilidade. 

Então, onde salvar? Se você for o tipo de pessoa que lida com muitas senhas, use o gerenciador de senhas online. Afinal, com ele você consegue armazenar várias senhas complexas com segurança, por meio de criptografia. De qualquer forma, pelo menos uma senha você precisa lembrar: a do acesso ao gerenciador de senhas.

O que eu não devo fazer na hora de criar uma senha?

Além de conhecer as boas práticas, é importante saber o que não fazer, como:

  1. Repetir senhas: com os ataques em massa aos bancos de dados das empresas cada vez mais frequentes, quando uma senha é exposta e "cai na rede" ela oferece mais possibilidades de invasão. Ou seja, se você usa a mesma senha em vários serviços, você deixa as suas credenciais expostas em mais de um lugar, caso você seja uma vítima de vazamento;
  2. Não use números sequenciais: se precisar fazer uma senha numérica, evite sequências fáceis, como 1234 ou 5432. Quanto mais aleatória a ordem, mais forte é a senha;
  3. Evite datas e palavras simples: assim como as sequências lógicas de números, essas senhas são as primeiras decifradas por hackers e programas;
  4. Nunca coloque sua senha em um link enviado para você: na dúvida, sempre procure canais oficiais de atendimento.

Quer saber mais sobre senha e segurança digital? Leia também:

Como colocar senha no WhasApp

5 dicas para proteger seu cartão de crédito em compras online

Alguém te obrigou a cadastrar a chave Pix? Corre que é cilada

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.