Pular navegação

Clojure: Celebrando 15 anos de história - Fala, Nubank

Clojure é a principal linguagem de programação das soluções digitais do Nubank, e nós celebramos seu aniversário com uma websérie exclusiva entrevistando seus criadores. Confira.

Imagem roxa onde lê-se "Clojure Turns 15" em branco. Há também um retângulo com uma série de listras com um padrão irregular, como se fosse uma estampa de zebra.

O Nubank nasceu, em 2013, com a missão de empoderar as pessoas para tomarem melhores decisões financeiras. 

A gente só consegue fazer isso porque resolvemos problemas complexos com produtos que facilitam a vida dos nossos clientes. Para chegar lá, utilizamos sempre o que há de melhor no mundo da tecnologia – e foi por isso que escolhemos o Clojure como nossa principal linguagem de programação, que nos ajuda a construir produtos e soluções inovadoras. 

Clojure é uma linguagem de programação simples e dinâmica, que tem uma filosofia de código como dado, e foi lançada para a comunidade em 2007. Em 2022, a linguagem completou 15 anos.

Para celebrar, fizemos uma retrospectiva sobre a linguagem de programação, desde o início do seu desenvolvimento pelo engenheiro Rich Hickey, até a atualidade. Agora, lançamos também uma websérie com quatro episódios, gravada em Durham (EUA), entrevistando Rich Hickey, criador do Clojure, além de todo o time dedicado à manutenção da linguagem.

Nos quatro episódios, você poderá conhecer mais sobre o desenvolvimento do Clojure, entender como a linguagem vem sendo mantida ao longo dos anos, e descobrir quais são as perspectivas para o futuro. Confira, abaixo, o conteúdo na íntegra.

Episódio 01: De onde veio o Clojure? Qual a relação com o Nubank?

https://www.youtube.com/watch?v=Fwb2HqavUa8

Episódio 02: Música, Parênteses e Banco de Dados? Rich Hickey e por que criar o Clojure?

https://www.youtube.com/watch?v=FkefoVzW4XQ

Episódio 03: Como é trabalhar em uma linguagem de programação? O time por trás do Clojure

https://www.youtube.com/watch?v=aQll3nAscsE

Episódio 04: Banco de dados que não "muda"? Conheça os bastidores do Datomic, o banco de dados imutável!

https://www.youtube.com/watch?v=HTl41KzGXXw
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.