Pular navegação

Nubank adquire empresa americana criadora do Clojure

Cognitect é uma referência no mercado de engenharia de software e parceira desde o início do Nubank no desenvolvimento de tecnologias.

Dois engenheiros, de costas, mexendo em um computador, sentados lado a lado

Aqui no Nubank a gente luta todos os dias para eliminar a complexidade e a burocracia da vida dos nossos clientes. Oferecemos um atendimento humano e atencioso e criamos produtos fáceis de usar, seguros e que podem ser controlados por um app instalado no telefone.  

A tecnologia sempre foi parte fundamental na nossa missão de empoderar as pessoas - e é por isso que estamos felizes de anunciar a aquisição de uma empresa referência no setor: a consultoria americana Cognitect.  

Olá, Cognitect!

Para quem trabalha com desenvolvimento, o nome Cognitect talvez dispense apresentações. A consultoria ajudou a revolucionar o mercado de engenharia de software e foi responsável por criar dois sistemas muito usados na programação: Clojure e Datomic

Além disso, nela, trabalham alguns dos maiores especialistas do mundo em linguagem funcional - uma abordagem super eficiente de programação já utilizada pelos desenvolvedores do Nubank. 

A relação do Nubank com Cognitect não é nova. Em 2014, quando lançamos nosso primeiro produto, já tínhamos times da empresa prestando consultoria para o Nu. 

Agora, com a aquisição, todos os funcionários vão passar a integrar os times do Nubank. Neste momento de pandemia, a integração vai acontecer de forma remota e virtual  - e todos, no momento, seguem trabalhando nos Estados Unidos. 

E o que acontece com Clojure e Datomic?

O Nubank valoriza muito a comunidade Clojure e, como parte do acordo, passa a fomentar o seu desenvolvimento.

Clojure segue como uma linguagem open-source e a gente pretende continuar promovendo eventos e fóruns ao redor do mundo (presenciais somente quando for possível, claro).  

Os serviços de consultoria relacionados ao Datomic também serão mantidos normalmente. 

Se quiser saber mais sobre essa parte, vale ler o post do nosso co-fundador e CTO, Edward Wible, sobre a chegada da Cognitect ao Nubank. 

Aquisições do Nubank

Em janeiro de 2020, o Nubank fez a sua primeira aquisição - na verdade, um movimento conhecido como "acqui-hiring". Na época, a gente contratou os funcionários da Plataformatec -- consultoria brasileira especializada em método ágil e em desenvolvimento e gerenciamento de produtos digitais. 

Agora, em junho de 2020, concluímos a chegada da consultoria americana Cognitect. 

A chegada de todos esses novos profissionais é importante para que a gente continue desenvolvendo produtos e serviços de forma eficiente - afinal, o recrutamento de talentos segue por aqui. Desde o ano passado, nosso time de engenharia dobrou de tamanho e, hoje, conta com 575 pessoas. 

Se você está interessado em trabalhar no Nubank, as nossas vagas de engenharia de software seguem abertas. Estamos contratando no Brasil e no México, dois países nos quais temos operações, e também em Berlim e Buenos Aires, cidades que abrigam nossos hubs de tecnologia. 

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.