Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Calendário do IR 2021: ...

Calendário do IR 2021: datas de declaração e das restituições

Todas as datas do IR 2021 para você não se perder, desde a entrega da declaração até o pagamento da restituição.

O calendário do IR 2021 já está disponível: no dia 24 de fevereiro, a Receita Federal divulgou todas as datas mais importantes da declaração do Imposto de Renda em 2021, referente aos rendimentos e despesas de 2020. 

Veja, abaixo, até quando você deve entregar sua declaração, quando serão feitas as restituições e o calendário do IR 2021 completo.

Prazo máximo para receber os informes de rendimentos do IR 2021

Escolas, instituições financeiras, empresas empregadoras e todas as instituições que precisarem enviar os informes de rendimentos às pessoas devem fazê-lo até o dia 26 de fevereiro de 2021. Esse é o principal documento usado na declaração do Imposto de Renda.

Download do programa gerador de declaração do IR 2021

A partir do dia 25 de fevereiro de 2021, o programa gerador da declaração do Imposto de Renda 2021, por onde todo o preenchimento é feito e enviado, estará disponível para download. Não é possível usar o mesmo programa do IRPF 2020 para fazer a declaração deste ano — todos os contribuintes devem fazer o download da nova versão.

Onde baixar o programa do IR 2021?

No site da Receita Federal. É só escolher o sistema operacional de seu computador.

Prazo para entregar a declaração do IR 2021

Todas as pessoas que precisam declarar o Imposto de Renda devem entregar a declaração, por meio do programa gerador, entre os dias 1o de março e 31 de maio. O prazo inicial era até abril, mas ele foi prorrogado. Quem perder o prazo da declaração pode ter pendências no CPF e ter que pagar multa — ela começa em R$ 165,74 se não há imposto a ser pago, aumentando conforme passa o tempo, e pode ser de até 20% do imposto devido.

Em 2020, o prazo para entrega da declaração foi estendido, de forma atípica, por conta da pandemia do Covid-19. Isso não acontecerá neste ano e o tempo para declarar não será tão grande — por isso, fique de olho no calendário para não deixar o prazo passar.

Calendário IR 2021: pagamento da restituição

Neste ano, os lotes de restituição do Imposto de Renda serão pagos entre 31 de maio e 30 de setembro de 2021 — os lotes residuais não são incluídos nesse calendário. No total, serão 5 lotes, pagos segundo o calendário abaixo:

LoteData
31/05/2021
30/06/2021
30/07/2021
31/08/2021
30/09/2021

Normalmente, uma semana antes do pagamento de cada lote de restituição, a Receita Federal disponibiliza a consulta a esses lotes – assim, cada contribuinte consegue saber se receberá naquela data ou não.

Lembrando que a ordem de pagamento da restituição é definida de acordo com a data em que a declaração é entregue — quanto antes ela é entregue, antes esse contribuinte receberá o pagamento.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

5

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post