Pular navegação

9 Curiosidades sobre a árvore de Natal do Ibirapuera

Ícone de São Paulo, a árvore de Natal do Parque Ibirapuera de 2023 é a maior da cidade e apresentou show de luzes em tons de roxo, com o patrocínio do Nubank. Conheça outras curiosidades desse símbolo da capital paulista.

Foto mostra a árvore de Natal do Ibirapuera em tons de roxo e um grande logo do Nubank no pé dela. É noite e as árvores refletem um tom de luz roxo.

Um ícone do fim de ano da cidade de São Paulo, a árvore de Natal do Parque Ibirapuera é um dos pontos escolhidos para passeios em família em dezembro e janeiro. Ao todo, mais de 2,4 milhões de pessoas passaram pelo parque nos seis finais de semana de programação de Natal. 

Em 2023, o Nubank patrocinou o Natal do parque com o objetivo de ajudar os visitantes e nossos clientes a criar memórias inesquecíveis. E o Nubank Ultravioleta também esteve presente com uma experiência imersiva.

Nubank Ultravioleta está presente no parque Ibirapuera com experiência imersiva

Mas como é a árvore de Natal do Ibirapuera? Quantos anos ela tem? Ela é mesmo a maior da cidade? Conheça estas e outras curiosidades sobre um dos pontos mais mágicos do Natal da capital paulista. 

1. A árvore de Natal do Ibirapuera de 2023 é a maior de SP? 

Sim! A árvore de Natal do Parque Ibirapuera de 2023 é a maior da cidade de São Paulo até então. Ela media 57 metros de altura e mais de 18 metros de diâmetro. Em 2022, a árvore tinha 55 metros de altura.

2. Ela tem 200 mil lâmpadas de LED 

A árvore de Natal do Ibirapuera de 2023 foi toda decorada com LED. Ao todo, foram 200 mil lâmpadas que emitem luzes em tons de roxo do Nubank e que formaram 90 grandes estrelas. A estrutura da árvore era de metal e pesava 16,9 toneladas. 

3. Logo do "Nu" com quase 4 metros de altura 

Ao pé da árvore, havia um logo do Nubank, o "NU", com 3,8 metros de altura. 

4. Show de luzes a cada 30 minutos

Pela primeira vez na história do parque, a árvore de Natal também deu um show de luzes para os visitantes todos os dias, a cada 30 minutos, das 19h30 às 22h.

Para esse espetáculo, foram usadas 60 lâmpadas especiais, chamadas de "moving light", e 35 ribaltas instaladas sob flutuantes nas águas do lago, além de lasers. 

5. Estrela com 8 metros de altura

A estrela do topo da árvore media 8 metros de altura e 5 metros de largura. Ela pesava 322,2 quilos, era feita em perfil metálico de 40mm e foi criada especialmente para o Ibirapuera.

6. Foram necessários 26 dias de montagem

Para levantar toda essa estrutura, foram necessários 15 trabalhadores em 26 dias de montagem.

7. A árvore do Ibirapuera tem, em 2023, 21 anos

A árvore de Natal do Parque Ibirapuera completou, em 2023, 21 anos de idade. 

8. A árvore de Natal do Ibirapuera não foi montada todos os anos

Desde 2002, a árvore de Natal é instalada na entrada do Parque Ibirapuera, na zona Sul de São Paulo, entre o Obelisco e o Monumento às Bandeiras. Contudo, em 2020 e 2021, ela não foi montada para evitar aglomerações devido à pandemia de covid-19. Naqueles anos, foi criada uma decoração com pequenas árvores espalhadas pelo parque.  

9. Observadores de plantão

A árvore de Natal do Ibirapuera de 2023 ficou sempre sendo observada e não apenas pelos visitantes do parque. Ao todo, cinco profissionais ficaram ao redor da árvore e foram os responsáveis pela manutenção dela. 

Como foi o Natal do Ibirapuera em 2023?

O Natal no Parque Ibirapuera já é tradição na cidade de São Paulo e, em 2023, contou com a árvore roxa e a experiência do Nubank Ultravioleta, além de uma programação de fim de ano extensa com o tradicional show de luzes no lago, o bosque iluminado e o mercado de Natal. 

A árvore roxa do Parque Ibirapuera e a ativação do Nubank Ultravioleta ficaram disponíveis até o dia 7 de janeiro de 2024. 

Localizada perto do portão 10, a árvore foi acesa todos os dias às 19h30. Já a experiência do Nubank Ultravioleta funcionou nos seguintes dias e horários: 

  • Das 14h às 18h nos dias 24 e 31 de dezembro; 
  • Das 14h às 22h nos demais dias, até o dia 7 de janeiro de 2024. 

A experiência não funcionou no dia 1º de janeiro de 2024.

Leia também 

Como desacelerar? Conheça estratégias e ideias para ter uma vida mais equilibrada 

Filmes para assistir com a família: 6 produções que ensinam sobre dinheiro, consumo e escolhas 

Como planejar uma viagem em família sem deixar as vontades de cada um de lado? 

Nubank Ultravioleta: tudo sobre a experiência premium para clientes Ultravioleta