Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro IR 2021 Como usar o app Meu Impo...

Como usar o app Meu Imposto de Renda?

Disponível para Android e iOS, o aplicativo foi criado como mais uma opção para os declarantes do IR de Pessoa Física.

Se você faz parte do grupo que sempre deixa a declaração do IR para a última hora – em 2020, por exemplo, cerca de 23% dos contribuintes ainda não tinham declarado faltando apenas quatro dias para terminar o prazo –, utilizar o app Meu Imposto de Renda pode ajudar a tornar essa tarefa mais fácil.

Disponível para Android e iOS, o app Meu Imposto de Renda foi criado pela Receita Federal como mais uma opção para os declarantes do IR de Pessoa Física.

E o que dá pra fazer pelo app Meu Imposto de Renda?

De acordo com a Receita Federal, os serviços disponíveis no app Meu Imposto de Renda são:

  • Preenchimento e entrega de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física – originais e retificadoras. Segundo a Receita, dá para iniciar o preenchimento da declaração usando as informações do documento do ano anterior. Para isso, entretanto, é necessário que os arquivos do ano passado estejam no mesmo aparelho – seja para declaração original ou retificadora.
  • Consulta de pendências (malha fina) e de débitos relacionados ao Imposto de Renda e geração do DARF para quitar o imposto devido. Mas, atenção: esses serviços só estão disponíveis para quem declarou o IR pelo próprio aparelho ou cadastrou o dispositivo no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).
  • Notificações sobre o processamento da declaração. Os usuários recebem alertas sobre pendências, solução de pendências, envio do dinheiro da restituição ou do imposto devido para débito automático no banco. Este serviço só é válido para quem preencheu o número do recibo da declaração anterior ou cadastrou o aparelho no e-CAC.
  • Acesso ao Perguntão IRPF, um guia com perguntas e respostas sobre o Imposto de Renda da Pessoa Física.
  • Acesso a outros serviços e aplicativos da Receita Federal.

Além disso, a Receita anunciou três novidades para o app em 2021:

  1. Possibilidade de informar ganhos líquidos em Renda Variável com ações à vista e com Fundos de Investimento Imobiliário (FII);
  2. Versão do app acessando novo aplicativo do Carnê-leão;
  3. Acesso permitido com conta gov.br (além de código de acesso e certificado digital).

Como usar o app Meu Imposto de Renda?

O primeiro passo para usar o app Meu Imposto de Renda é baixar a versão compatível com seu aparelho celular – Android ou iOS.

Depois, segundo instruções do próprio aplicativo, é necessário informar o CPF do contribuinte, a data de nascimento e um código de segurança (exibido no próprio app).

Caso essas informações estejam corretas, surge uma lista com as declarações dos últimos cinco anos e a situação de cada uma. 

Já para declarar o Imposto de Renda, é necessário criar uma palavra-chave. Dessa forma, é possível recuperar, em outro dispositivo (como computador ou tablet), as informações preenchidas no celular.

Com isso, dá para começar a declaração pelo celular e terminar em outro dispositivo depois.

Ainda, dá para usar as opções de impressão no app para gerar e salvar os PDFs do recibo de entrega, declaração e, se for o caso, o DARF para o pagamento do imposto devido. Os arquivos também podem ser compartilhados.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

3.5

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post