Pular navegação

Para além do coronavírus: o que mais aconteceu nesta semana? | Parte 5

Horta em casa, arte no banheiro, Vikings, shows em casa... Vem ver fatos e notícias que você pode ter perdido em meio à cobertura do novo coronavírus.

além do coronavírus: Homens no espaço, árvores e a poluição sonora, ópera em casa. Vem ver fatos e notícias que você pode ter perdido em meio à cobertura do novo coronavírus.

Mais uma semana está chegando ao fim. Enquanto alguns malham em casa, outros fazem pão – ou apenas tentam seguir com a nova rotina (o que já é bastante!). Não tem certo ou errado, o importante é se cuidar e procurar alternativas para tornar esse período difícil um pouco mais leve – como ver tudo o que aconteceu nos últimos dias além do coronavírus.

Vai uma horta em casa aí?

Nos últimos anos, realizar o sonho da horta própria virou o objetivo de muita gente. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o cultivo de hortaliças em casa está entre os pedidos mais feitos no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da instituição.

Para ajudar essas pessoas, a Embrapa lançou, nesta semana, um curso online gratuito sobre Hortas em Pequenos Espaços. As aulas vão trazer informações básicas que podem ajudar nas diferentes etapas de plantio, condução e manutenção de hortas em espaços urbanos reduzidos.

Infelizmente, a procura foi tão grande que as 8 mil vagas já esgotaram. Mas, fique tranquilo: a próxima edição acontece em maio. Acompanhe o site da Embrapa para saber novidades e ver outros cursos disponíveis.

Arte no banheiro

Apesar da Organização Mundial da Saúde defender que o isolamento físico é a melhor forma de conter a propagação do novo coronavírus, muita gente ainda insiste em sair de casa – mesmo não precisando.

Para reforçar a importância dessa medida, até o artista britânico Banksy, conhecido por suas intervenções em paredes e muros de cidades ao redor do mundo, decidiu fazer arte dentro de casa – mais especificamente, no banheiro. 

Nela, ratos aparecem apertando pasta de dente, marcando os dias na parede, desenrolando o papel higiênico e até fazendo xixi. Dá uma olhada.

https://www.instagram.com/p/B_Aqdh4Jd5x/?utm_source=ig_web_copy_link

Vikings passaram por aqui

Seja pelos filmes e séries, seja pelos livros e histórias, a verdade é que os Vikings despertam a curiosidade e o interesse de muita gente. Se você é uma delas, boa notícia: arqueólogos encontraram evidências de uma passagem, em uma montanha, muito utilizada durante a Era Viking.

A pesquisa, publicada na quarta-feira (15) na revista Antiquity, revela centenas de itens muito bem preservados que foram encontrados no topo de uma geleira derretida em Lendbreen, na Noruega, usada desde a Idade do Ferro até o período medieval europeu. 

Entre os artefatos, datados de mais de 1.200 anos atrás, estavam luvas, sapatos, ferraduras de cavalo, pedaços de trenós e até os fósseis de um cachorro preso à coleira.

A passagem foi descoberta em 2011 pelos arqueólogos. Desde então, à medida que a geleira continua a diminuir pelo aquecimento global, cada vez mais itens são descobertos.

Além do coronavírus: montagem com sete fotos de diferentes objetos vikings, como faca, sapato e lança.
Imagens de alguns objetos encontrados. (Créditos: Glacier Archaeology Program & J. Wildhagen)

Um barbante de 50 mil anos

Falando em artigos antigos, um pedaço de barbante de 50 mil anos atrás foi descoberto em uma caverna na França e colocou ainda mais dúvidas sobre a ideia – já contestada por alguns pesquisadores – de que os neandertais eram cognitivamente inferiores aos Homo sapiens.

Um estudo, divulgado recentemente na revista Scientific Reports, mostrou que um pequeno pedaço de cordão de três camadas, feito de casca de árvore, foi encontrado em uma ferramenta de pedra recuperada em Abri du Maras, na França.

De acordo com o artigo, isso mostra que os neandertais entendiam conceitos como pares, conjuntos e números. Além disso, as fibras trançadas podiam ser usadas na confecção de roupas, bolsas, redes e até barcos.

É sabido que os neandertais, que desapareceram cerca de 40 mil anos atrás, controlavam o fogo, moravam em abrigos, eram caçadores habilidosos de grandes animais e enterravam seus mortos em sepulturas.

Como é grande o meu bad romance

O que não vai faltar neste final de semana é show para assistir de casa.

No sábado, acontece o festival One World: Together At Home, criado pela ONG Global Citizen em parceria com a Organização Mundial da Saúde e curadoria de Lady Gaga.

O evento vai ser transmitido para o mundo todo em diversas plataformas digitais, como Facebook, Instagram e Youtube, e contará com a participação de diversos artistas cantando de suas casas, incluindo a própria Lady Gaga, Paul McCartney, Elton John, Anitta, Taylor Swift, Billie Eilish e Rolling Stones. Confira aqui todos os artistas que vão se apresentar.

No Brasil, o canal Multishow (na TV e no Youtube) vai transmitir o pré-show a partir das 16h (horário de Brasília) no sábado. Já o grande show começa às 21h em diversas plataformas digitais e alguns canais de TV, como Multishow e MTV.

https://www.instagram.com/p/B_FThhFn54t/?utm_source=ig_web_copy_link

Já no domingo...

Não é Natal, mas vai ter apresentação especial de Roberto Carlos neste domingo, 19.

O show – a primeira live da história da carreira do cantor – vai ser uma comemoração dos 79 anos de Roberto Carlos, completados no mesmo dia.

De acordo com o anúncio, o artista vai cantar os clássicos de sempre, como Jesus Cristo e Emoções, e também algumas surpresas ao longo de 45 minutos.

O show vai ser domingo, às 19h45, no canal de Roberto Carlos.

Quer saber o que aconteceu nas semanas que passaram? Clique aqui!

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.