Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Além do coronavírus: o...

Além do coronavírus: o que mais aconteceu nesta semana? | Parte 11

Viagem tripulada ao espaço, aparelho de sabor, sons de baleia… Vem ver fatos e notícias que você pode ter perdido em meio à cobertura da Covid-19.

Apesar de já ter passado mais de dois meses desde que alguns estados brasileiros decretaram quarentena, as notícias sobre o novo coronavírus não param. Mas, às vezes, é importante dar uma pausa para manter a calma e a esperança.

Abaixo, confira o que mais aconteceu nesta semana. Tem viagem ao espaço, aparelho que reproduz sabores, a verdadeira língua das baleias e imagens do polvo Dumbo.

Que viagem!

Este final de semana foi especial para quem gosta de assuntos do espaço. No sábado, 30 de maio, aconteceu o lançamento da nave SpaceX Crew Dragon em direção à Estação Espacial Internacional. 

Foi a primeira vez desde 2011 que uma missão tripulada foi lançada ao espaço do solo americano – mais especificamente, do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida.

Além disso, foi a primeira missão tripulada comercial, feita pela da SpaceX, empresa fundada em 2002 com o objetivo de levar a humanidade a Marte.

O lançamento estava marcado para quarta-feira, dia 27, mas foi adiado porque as condições climáticas não estavam boas. No vídeo abaixo dá para acompanhar o lançamento (mais especificamente, por volta de 4:22:11)!

Tem gosto de sushi, mas não é

Se você já apareceu comendo em uma chamada de vídeo e disse “pena que não dá para sentir o gosto daí”, isso pode estar com os dias contados.

Um pesquisador da Universidade Meiji, no Japão, criou um aparelho que pode recriar artificialmente quase todos os sabores. Como? Acionando os cinco gostos diferentes – salgado, doce, azedo, ácido e umami – na língua do usuário.

Isso é feito a partir de cinco géis, compostos de agar e glicina, que conseguem simular o gosto de um prato. 

Nos testes, o aparelho permitiu que os usuários sentissem os sabores de balas de goma a sushi sem colocar um único alimento na boca. O vídeo abaixo explica como funciona.

O verdadeiro baleiês

Quem assistiu ao filme Procurando Nemo pode ter aprendido a falar a língua das baleias – o famoso baleiês. Mas a verdade é que não existe só um idioma entre elas.

Pesquisadores da Universidade de Hokkaido, no Japão, conseguiram registrar os sons emitidos por narvais, uma espécie de baleia conhecida por seu “chifre” – na verdade, um dente usado como presa que rendeu aos narvais o apelido de “unicórnio do mar”.

A pesquisa, realizada na Groenlândia, usou microfones subaquáticos acoplados a pequenas embarcações para conseguir captar chamados sociais e sons de exploração dos narvais – que podem chegar a 25 metros de distância. Confira no vídeo abaixo!

Enquanto isso, ainda mais fundo no oceano…

Foi registrada a imagem mais profunda de um polvo, a exatamente 7 mil metros abaixo da superfície do Oceano Índico. 

Os pesquisadores, que revelaram a descoberta na revista Marine Biology, afirmaram que é uma espécie de polvo “Dumbo”. O nome vem das barbatanas em forma de orelha que parecem as do clássico personagem da Disney.

As imagens foram feitas por um instrumento que é jogado ao mar e afunda, registrando tudo o que acontece ao redor.

Imagens do polvo “Dumbo” (Crédito: Pesquisa “First in situ observation of Cephalopoda at hadal depths – Octopoda: Opisthoteuthidae: Grimpoteuthis sp.”)

Quer saber o que mais aconteceu nas últimas semanas? Clique aqui!

4.75

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post