5 dúvidas sobre dívidas, respondidas

29 de janeiro de 2021

O que fazer para renegociar? Como conseguir descontos? Como reduzir os juros? Veja as respostas para essas e outras dúvidas.

Em outubro de 2020, mais de 63 milhões de brasileiros tinham dívida e estavam com o nome sujo. Na virada do ano, 66% das famílias brasileiras estavam endividadas. Esse é parte do cenário da inadimplência no Brasil. E quais são as principais dúvidas das pessoas em relação a dívidas? 

No geral, as dúvidas são relacionadas à renegociação de dívidas.Veja, a seguir, quais foram as principais buscas das pessoas sobre este tópico na internet — e as respostas para cada uma.

Antes de tudo, é preciso organizar as finanças.Tenha clareza do tamanho da dívida e visibilidade da sua renda e despesas fixas a cada mês.A partir disso, você pode montar um plano saudável e que não vai te prejudicar para quitar essa dívida.

1

O que fazer para renegociar dívidas?

Checar sua situação financeira com as instituições onde você tem conta é o primeiro passo. Depois, você pode consultar seu CPF com birôs de crédito (SPC, Serasa, Boa Vista e Quod) para ver qual a situação do CPF e se existe ou não alguma pendência.

2

Como saber se tenho dívidas antigas?

As dívidas que possuem os juros mais altos são aquelas que você deve quitar primeiro. Elas só devem ficar em segundo plano se possuir outros dois tipos de dívidas: com serviços essenciais (água, energia) e moradia, como aluguel; ou com financiamentos/empréstimos de algum bem que tenha ele como garantia.

3

Quais dívidas devo pagar primeiro?

Normalmente, toda dívida vem acompanhada da cobrança de juros.Uma forma de tentar negociar dívidas sem juros é “trocando” de dívidas – por exemplo, contratando um empréstimo com taxas de juros mais baixas para quitar uma dívida. Mas é necessária muita atenção para não acabar com um débito maior ainda.

4

Como negociar dívidas sem juros?

Todo o resultado da renegociação depende de conversas com a instituição e do plano de pagamentos que você propõe ou aceita. Normalmente, quanto menor o prazo em que a dívida será quitada, menores serão os juros ou maiores serão os descontos oferecidos.

5

Como conseguir desconto para quitar dívidas?

Para ter respostas mais detalhadas para cada uma dessas perguntas, veja o post completo aqui.

Veja outras dicas de como sair das dívidas