Pular navegação

Tax free: veja como economizar em sua próxima viagem internacional

Em diversos países, é possível comprar produtos e receber de volta parte do valor dos impostos. Saiba como obter esse reembolso.

O que é tax free: imagem de um sapato preto com uma etiqueta roxa ilustra o post sobre tax free

Já pensou em fazer compras em sua viagem internacional e receber parte do dinheiro de volta? Pode parecer muito bom para ser verdade, mas essa é uma prática comum em diversos países e recebe o nome de Tax Free (Livre de Impostos, em tradução livre).

O que é o Tax Free?

Assim como acontece no Brasil, ao fazer uma compra no exterior você paga por impostos embutidos no valor total do produto.

Muitos países, porém, entendem que não é justo turistas pagarem por impostos que serão revertidos para benefícios da população local, por isso devolvem parte desse valor .

Essa prática é chamada de Tax Free, Tax Refund ou Devolução de VAT (sigla para Value Added Tax, em inglês, ou Imposto Sobre o Valor Agregado, em português).

A carga de impostos varia de acordo com cada país, mas pode chegar a até 25% do preço dos produtos. É importante notar, entretanto, que o valor reembolsado do Tax Free geralmente é menor que o total dos impostos, ficando em torno de 10%.

Quais países adotam o Tax Free?

Ainda que não seja muito conhecido pelos brasileiros, o Tax Free é praticado por diversos países que aparecem no topo das listas de viagens.

Estão inclusos:
- Todos os países da União Europeia (incluindo Reino Unido)
- Argentina
- Austrália
- Irlanda
- Japão
- Marrocos
- México
- Suíça
- Uruguai
- entre outros.

Já nos Estados Unidos, cada estado decide suas regras de tributação e a maioria não oferece o reembolso dos impostos. Por isso, vale pesquisar como funciona em seu destino.

Como solicitar o Tax Free?

Para receber parte do seu dinheiro de volta é simples, basta seguir três passos:

  1. Confira se a loja onde você pretende comprar é participante do Tax Free. Uma forma de fazer isso é checar nos sites das empresas que fazem o reembolso, como a Global Blue e a Planet Payment. Outra maneira, mais garantida, é perguntar aos funcionários da loja. Eles saberão explicar como pedir o reembolso.
  2. Na hora de pagar, solicite pelo formulário do Tax Free e o recibo. Esteja com seu passaporte em mãos, a loja vai precisar disso para emitir os documentos;
  3. Guarde todos os recibos e notas fiscais junto ao formulário.

Como receber o reembolso do Tax Free?

O reembolso deve ser requisitado no aeroporto de embarque para o Brasil. Se você estiver fazendo um tour pela Europa, por exemplo, solicite o reembolso apenas no país onde você embarca de volta ao país.

No aeroporto, procure pelo guichê de Tax Refund. Apresente seu passaporte, os recibos das compras e o formulário do Tax Free. O atendente poderá pedir que você mostre os produtos comprados, então mantenha-os à mão.

Você receberá um carimbo de validação e será encaminhado ao guichê da empresa que faz o reembolso (caso não tenha dado tempo de fazer isso, você poderá enviar depois pelo correio seu formulário carimbado e notas e será reembolsado via cartão de crédito).

Depois de concluir esse processo, o pagamento do reembolso será efetuado de acordo com a opção escolhida na hora da compra:

  • Via cartão de crédito (com prazo em geral de 30 dias);
  • Em espécie (pode haver taxa de serviço).

Outras informações importantes

  • Algumas organizações que fazem o reembolso do Tax Free exigem que os produtos estejam novos e lacrados no momento da solicitação, então vale a pena se informar sobre como funciona em seu país de destino.
  • Cada país exige um mínimo de gastos por compra para que o reembolso seja válido. Na França, por exemplo, é 175 euros. Já na Alemanha, o valor mínimo é 25 euros.
  • Todo o processo de solicitação do reembolso no aeroporto pode tomar um tempo importante, por isso planeje pelo menos duas horas só para isso (além das três horas de antecedência pedidas pelas companhias aéreas em viagens internacionais).

Agora que você já sabe como funciona o Tax Free, planeje suas compras e volte para o Brasil com dinheiro para sua próxima viagem.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.