Pular navegação

Stopover: o que é e como usar para aproveitar mais as suas viagens internacionais e nacionais

Com o stopover, é possível conhecer outra cidade no caminho de ida ou de volta da sua viagem. E sem precisar se preocupar em comprar passagens extras.

Para quem gosta de viajar, quanto mais carimbos no passaporte, melhor. Com o stopover, é possível conhecer mais lugares sem precisar comprar passagens extras ou ficar esperando horas no aeroporto durante uma conexão. 

O que é stopover?

Stopover, ou layover, é uma parada mais longa feita durante um voo e que é oferecida por muitas companhias aéreas. Com esse serviço, o passageiro pode visitar uma cidade no meio do trajeto de ida ou de volta de uma viagem. 

Só é possível fazer essa parada estendida quando o tempo de espera da conexão for longo, geralmente maior do que 24 horas em voos internacionais, mas há companhias que já permitem o stopover quando esse tempo de parada for maior do que 15 horas. Mas vale checar as regras de cada companhia porque é possível ampliar seu tempo de conexão, dependendo da viagem.

Para voos nacionais, o stopover pode ser oferecido quando o tempo de parada for maior do que 4 horas. É raro, mas é possível conseguir stopover em escalas, segundo a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas). 

Qual a diferença entre escala e conexão?

Escala é quando um voo para em um aeroporto no meio do caminho para que alguns passageiros embarquem ou desembarquem, e para possível reabastecimento da aeronave. Neste caso, quem segue para o destino final permanece no avião na maioria das vezes. Por isso, o stopover não é muito aplicável em escalas. 

Já a conexão é quando os passageiros precisam trocar de aeronave, ou até de aeroporto, para chegar ao destino final – e esse tempo de troca pode variar muito. É em conexões longas que é possível fazer stopover. 

Como fazer o stopover?

O passageiro solicita o stopover na hora de comprar as passagens aéreas. Para isso, é preciso escolher os voos internacionais ou nacionais com conexões longas.

A Abear recomenda checar as regras e disponibilidade do serviço diretamente nas companhias aéreas. Muitas delas já informam sobre a oferta do stopover durante o processo de compra mas, caso essa informação não apareça de forma clara, entre em contato com a companhia, mesmo para a compra de passagens por meio de uma plataforma de viagens. 

Caso as passagens já estejam compradas, ainda é possível ter acesso ao stopover. Neste caso, também é necessário contatar a empresa de transporte para verificar essa possibilidade e pedir a inclusão do serviço, que pode gerar custos adicionais. 

Posso escolher a cidade do stopover?

Não. As cidades dessa parada estendida fazem parte do trajeto oficial de cada voo e, por isso, não é possível que o passageiro escolha o local. 

De maneira geral, em voos internacionais, essas cidades são as bases de operação das companhias aéreas. Por exemplo, a Air France oferece stopover em Paris (França), a TAP em Lisboa ou Porto (Portugal), a Emirates, em Dubai (Emirados Árabes Unidos), a American Airlines, em Miami e Nova York (Estados Unidos). 

No Brasil, a Gol, Latam e Azul oferecem stopover para trechos que têm conexão em diversas cidades brasileiras, como São Paulo, Brasília, Fortaleza, Curitiba, Recife e outras. Cheque em cada companhia essa disponibilidade.

Para saber quais locais podem entrar no roteiro da sua viagem, basta escolher o voo para o seu destino final e checar a cidade em que ocorrerá uma conexão longa. 

Quantos dias posso ficar na cidade com o stopover?

Depende da regra de cada companhia aérea, mas de maneira geral é possível ficar de um a sete dias na cidade de conexão. Grande parte das empresas permite até três dias de passeio extra. 

Outro ponto importante é que, na maioria das vezes, é possível fazer stopover apenas em um dos trechos da sua viagem: ou na ida ou na volta.

O que posso fazer durante um stopover?

Essa parada estendida funciona como uma viagem a mais no seu roteiro e, por isso, basta seguir as regras do local e desfrutar esse tempo. 

Se você decidiu pelo stopover e ainda não sabe ao certo o que fazer no local de conexão, conte com a ajuda do concierge do cartão Ultravioleta, o cartão Mastercard Black do Nubank para clientes de alta renda. 

Os clientes do cartão Ultravioleta têm a assistência pessoal de um concierge 24 horas por dia. Basta ligar gratuitamente no 0800-725-2025 (no Brasil) ou ligar à cobrar no telefone +1 (636) 722-8881, e pedir conselhos para o expert que te atender. A pessoa vai te auxiliar no planejamento e indicar os passeios que forem mais adequados ao seu perfil. 

É necessário pagar uma taxa adicional para fazer stopover? 

Neste ponto também não existe uma regra única, mas de forma geral não há custos adicionais se o stopover for incluído no momento da compra das passagens. E, mesmo se ocorrer alguma cobrança, ela não será comparável aos custos de uma passagem extra. 

Também é possível que ocorra a cobrança de alguma taxa adicional se o passageiro quiser incluir o stopover depois de ter comprado as passagens. 

Como ficam os custos com transporte e hospedagem no local da conexão? 

No stopover, é possível que os custos de traslado e também de hospedagem sejam pagos pelas empresas áreas, principalmente para clientes que têm algum relacionamento por meio de programa de milhas ou pontos. 

Vale checar com a companhia essa possibilidade antes de comprar as suas passagens.  

O que acontece com as bagagens despachadas no aeroporto de origem? 

Os passageiros precisam se atentar às regras das companhias para as bagagens despachadas. Dependendo do destino, é possível retirar as malas no aeroporto em que fizer a parada estendida, como em qualquer viagem. Contudo, as empresas aéreas também podem ficar responsáveis por essas bagagens durante o período do stopover, sendo possível retirá-las apenas no destino final. 

Por isso, a Abear recomenda que os passageiros verifiquem as regras com a companhia aérea e confirmem esse procedimento também no momento do embarque, porque é possível que ocorram mudanças de última hora. 

É preciso ter visto para aproveitar o stopover?

Ao fazer stopover em algum local, o passageiro não está isento das regras de qualquer viagem, principalmente internacional. Por isso, se o local de conexão onde você vai fazer essa parada estendida exigir visto, é necessário estar com essa documentação em dia para sair do aeroporto. 

Isso vale também para as demais regras aplicáveis em viagens, como as relacionadas a vacinas e itens permitidos e proibidos em bagagem. Por isso, cheque as regras para viajantes dos locais onde vai fazer stopover para não ser impedido de sair do aeroporto. 

O período de stopover terminou, o que acontece?

Depois do fim do período de stopover, é necessário retornar ao aeroporto para finalizar a sua viagem e chegar ao destino final. Verifique se o aeroporto é o mesmo onde você desembarcou para o stopover ou se você deverá embarcar em outro local.  

Além disso, é possível que exista alguma diferença no procedimento de embarque dessa conexão. Por isso, cheque todas as regras com a companhia aérea.

Como aproveitar melhor o stopover?

O stopover é ideal para quem gosta de aproveitar cada minuto da viagem, mas pode ser cansativo, principalmente para quem viaja com crianças. Para evitar que esse passeio extra vire uma dor de cabeça, observe os seguintes pontos: 

  • Verifique as regras do stopover da companhia área que você vai usar para viajar antes de comprar as passagens. Vale checar as orientações de valores adicionais, custos de traslado e de hospedagem e orientações do re-embarque;
  • Atenção especial às regras de despacho e retirada de bagagens. Caso a companhia aérea fique com suas bagagens durante o stopover, esteja preparado para ter tudo o que você precisa na mala de mão;
  • Cheque as regras de entrada no país do stopover, como necessidade de visto, alguma autorização temporária e vacinas;
  • Atenção ao roteiro do passeio. Defina um que faça sentido para o seu estilo de viagem e acompanhantes;
  • Ao escolher a hospedagem, evite ficar muito longe do aeroporto por onde você precisará prosseguir a viagem para conseguir ter tempo de lidar com imprevistos, como mudança de horários de embarque; 
  • Monitora constantemente o horário do voo para o destino final. É possível que ocorram mudanças de horário do seu embarque.

Não quero fazer stopover, o que fazer durante a conexão? 

Para quem não quiser fazer stopover, é possível ter um período de qualidade no aeroporto. Os clientes Nubank Ultravioleta têm acesso gratuito à sala VIP Lounge Mastercard Black do Aeroporto de Guarulhos (SP). Para entrar é simples: basta apresentar o cartão físico Ultravioleta e o cartão de embarque internacional para desfrutar do espaço.

Nossos clientes também têm acesso a mais de mil salas VIP da rede LoungeKey em aeroportos espalhados pelo mundo a um custo de US$ 35 por pessoa.

Como ser um cliente Ultravioleta?

Para ser cliente Nubank Ultravioleta não há regra de renda mínima, mas é realizada uma análise de crédito para podermos disponibilizar o nosso cartão Black e os demais produtos e serviços exclusivos da experiência Ultravioleta. 

Essa análise é feita de maneira automática no momento do seu cadastro como novo cliente e também mensalmente para quem já é cliente Nubank. Assim que o convite para se tornar Ultravioleta é liberado, avisamos por mensagem dentro do aplicativo e também por e-mail.

Leia também 

11 vantagens do Nubank Ultravioleta em uma viagem

Plano de viagem: como viajar pelo mundo?

Como fazer intercâmbio? Um guia para planejar a viagem

Nubank Ultravioleta: tudo sobre a experiência exclusiva do Nubank para clientes de alta renda

Cartão Ultravioleta: tudo sobre o cartão Black do Nubank

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.