Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Imposto de Renda Como receber a restituiç...

Como receber a restituição do Imposto de Renda 2022 com Pix?

Além de receber o valor direto na sua conta, o meio de pagamento instantâneo também pode ser utilizado para o pagamento de DARF. Entenda.



Em 2022, uma das novidades anunciadas pela Receita Federal sobre o IR foi a possibilidade de usar o Pix para receber o crédito da restituição do Imposto de Renda em sua conta. Isso vai facilitar o pagamento aos contribuintes e reduzir possíveis erros de preenchimento dos dados bancários. 

Além disso, o meio de pagamento instantâneo também poderá ser utilizado para o pagamento de Documentos de Arrecadação de Receitas Federais (DARFs), o que deve ajudar para empreendedores e profissionais financeiros que precisam, todos os anos, pagar diferentes tributos por meio do documento. Alguns exemplos desses tributos são o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS). 

Ganhe controle sobre suas finanças: assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo.

Veja, abaixo, como pagar DARF e receber a restituição do imposto de renda com Pix. 

Como faço para receber a restituição do imposto de renda 2022 com Pix? 

Segundo a Receita Federal, para receber o valor da restituição do imposto de renda via Pix, é necessário que a chave do Pix seja igual ao CPF do titular da declaração. Não pode ser o e-mail, telefone ou chave aleatória, apenas o CPF. 

Por isso, caso queira usar o Pix e facilitar o preenchimento da informação, verifique se você possui uma chave Pix da sua conta bancária cadastrada com o número do seu CPF. Se não tiver, basta criar uma.

Veja como registrar sua chave Pix no Nubank

Como pagar o DARF com o Pix? 

Assim como nos anos anteriores, o DARF é disponibilizado ao contribuinte com todas informações de pagamento, incluindo o código de barras – essa era a única forma de se pagar o documento.

Agora, basta fazer o pagamento via Pix usando o QR CODE que virá junto ao boleto. Depois, é só usar o aplicativo do seu banco para fazer o pagamento usando a função. 

Leia mais sobre imposto de renda: 

Imposto de Renda 2022: veja o que mudou 

Calendário do IR 2022: datas de declaração e restituição 

IR 2022: veja as mudanças para declarar sem baixar o programa 

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

4.05

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post