Pular navegação

Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória a partir de maio

Quem não realizou o procedimento desde março de 2020 precisará ficar em dia. Veja calendário.

ilustração mostra peças de quebra cabeças roxas e estampadas com notas de um Real

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou nesta sexta-feira, 26 de fevereiro, o calendário de quando a prova de vida volta a ser obrigatória para aposentados e pensionistas continuarem recebendo seus benefícios. 

A partir de maio, aqueles que não fizeram a prova de vida do INSS entre março de 2020 e abril de 2021 precisam fazê-lo. 

Isso significa que o INSS adiou em mais 60 dias a suspensão dos benefícios de quem passou o último ano sem realizar a prova de vida. Ou seja: ninguém deixará de receber o INSS até maio. 

Segundo a portaria no Diário Oficial da União ( nº 1.278), a prorrogação vale para os beneficiários que moram no Brasil e no exterior.

Como fica a prova de vida em 2021

Antes da pandemia, a prova de vida era um procedimento anual obrigatório para comprovar que o segurado ainda estava vivo e garantir o pagamento do benefício. 

No entanto, em março de 2020, o procedimento deixou de ser obrigatório para garantir o pagamento.  Ou seja: aposentados e pensionistas não precisaram fazer a prova de vida ao longo do último ano. 

Agora, o INSS retoma a obrigatoriedade da prova de vida a partir de maio de 2021. Quem precisava fazer no ano passado, em março de 2020, por exemplo, deve fazer agora em maio de 2021. 

Atenção: a partir de maio de 2021, a prova de vida volta a ser obrigatória e quem não fizer terá o benefício suspenso.

Vencimento da prova de vidaRetomada da prova de vida
Março e abril de 2020Maio de 2021
Maio e junho de 2020Junho de 2021
Julho e agosto de 2020Julho de 2021
Setembro e outubro de 2020Agosto de 2021
Novembro e dezembro de 2020Setembro de 2021
Janeiro e fevereiro de 2021Outubro de 2021
Março e abril de 2021Novembro de 2021

Como fazer a prova de vida em 2021?

Para fazer a prova de vida, o aposentado ou pensionista do INSS só precisa ir ao banco em que recebe o benefício e apresentar um documento de identificação com foto. Em algumas instituições é possível fazer biometria para prova de vida nos caixas e terminais de autoatendimento.

Segundo o INSS, quem não puder ir até as agências por motivos de doença ou dificuldade de locomoção pode usar um procurador cadastrado no INSS.

Há também um piloto para realização da prova de vida por meio de um app. No momento, cerca de 5,3 milhões de segurados podem realizar o procedimento por biometria no aplicativo meu gov.br.

Vale lembrar que a prova de vida não foi proibida com a pandemia. Sempre foi, e continua sendo, possível ir até a agência e realizá-la. O que ficou suspenso temporariamente foi a sua obrigatoriedade. 

Ou seja: nenhum beneficiário iria parar de receber se não realizasse o procedimento. Isso muda a partir de maio de 2021, quando volta a ser obrigatório estar com a prova de vida em dia.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.