Pular navegação

Prova de Vida do INSS: Como fazer?

Segurados da previdência social devem comprovar que ainda estão vivos para garantir o pagamento do benefício. Quem não realiza o procedimento desde março de 2020 precisa ficar em dia.

um senhor de idade em frente a um notebook
A prova de vida é obrigatória para quem recebe o benefício do INSS por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético. Todos os anos os segurados precisam comprovar que estão vivos para continuar tendo direito aos depósitos e para evitar fraudes e pagamentos indevidos. Devido à pandemia, a obrigatoriedade da prova de vida foi suspensa. No entanto, isso irá mudar a partir de maio de 2021. Ou seja, aqueles que não fizeram a prova de vida do INSS entre março de 2020 e abril de 2021 precisam fazê-la.

Como fazer Prova de Vida do INSS?

Para fazer a prova de vida, o aposentado ou pensionista do INSS só precisa ir ao banco em que recebe o benefício e apresentar um documento de identificação com foto. Em algumas instituições é possível fazer biometria para prova de vida nos caixas e terminais de autoatendimento. Quem não puder ir até as agências por motivos de doença ou dificuldade de locomoção pode usar um procurador cadastrado no INSS. Alguns segurados podem realizar o procedimento por biometria no aplicativo meu gov.br.

Calendário 2021 Prova de Vida do INSS

Por causa da pandemia de Covid-19, o Instituto Nacional do Seguro Social prorrogou por mais dois meses a medida que impede o bloqueio do pagamento do INSS para os beneficiários que não fazem a prova de vida desde março de 2020. Com isso, a Prova de Vida do INSS volta a ser obrigatória a partir de maio deste ano, seguindo o seguinte calendário:
Vencimento da prova de vida Retomada da prova de vida
Março e abril de 2020 Maio de 2021
Maio e junho de 2020 Junho de 2021
Julho e agosto de 2020 Julho de 2021
Setembro e outubro de 2020 Agosto de 2021
Novembro e dezembro de 2020 Setembro de 2021
Janeiro e fevereiro de 2021 Outubro de 2021
Março e abril de 2021 Novembro de 2021
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.