Pular navegação

O que fazer em caso de óbito de um cliente do Nubank?

Perder uma pessoa querida é um momento doloroso, e ter que lidar com a burocracia precisa ser o mais fácil possível. Saiba o que fazer no Nubank nesta situação.
Imagem padrão

A perda de um familiar, ou de uma pessoa próxima. Além do emocional abalado, existe a burocracia de lidar com os bens de quem partiu. Por ser um momento delicado, nós entendemos que agilidade e simplicidade em nossos processos é essencial e faz diferença para os familiares do cliente.

Veja, abaixo, os passos para lidar com essa situação no Nubank.

Como comunicar ao Nubank o óbito de um cliente? 

Para comunicar o óbito de um cliente do Nubank, a pessoa responsável deve enviar os seguintes documentos para o e-mail espolio@nubank.com.br:

  • Certidão de óbito (legível e com as bordas visíveis);
  • Uma foto (selfie) do herdeiro maior de idade citado na certidão de óbito (caso haja) segurando o próprio documento de identidade;
  • Foto de um documento de identidade do herdeiro, frente e verso.

A certidão de óbito pode ser emitida em um cartório de registro civil e pode ser solicitada por familiares diretos. Ela garante acesso a diversos serviços, desde o sepultamento em cemitérios públicos ou privados, até a continuidade em processos como abertura de inventário, fim do vínculo empregatício e encerramento de contas, por exemplo. 

O que acontece com a dívida do cliente em caso de óbito?

Para ter acesso às informações como saldo ou valor da dívida em aberto, o responsável por lidar com a situação deve enviar o e-mail para espolio@nubank.com.br com os seguintes arquivos:

  • Foto segurando um documento de identificação (selfie) 
  • Fotos frente e verso do seu próprio documento de identidade.

Vale dizer que esse procedimento pode ser solicitado quando seu nome consta nas “averbações/observações” da certidão de óbito. Dessa forma, nosso time consegue verificar que está conversando com a pessoa certa, apta a receber essas informações.

"Meu familiar faleceu e não sei se tinha conta no Nubank. O que eu faço?"

Se não tiver certeza se o seu familiar era cliente do Nubank, envie a certidão de óbito no e-mail espolio@nubank.com.br que nosso time de atendimento irá checar.

Após análise do documento, entraremos em contato para informar se a pessoa tinha um cadastro ativo conosco e também passar mais informações (caso você esteja nas “averbações/observações” do documento enviado).

Para garantir a autenticidade e segurança do processo, é importante que esse documento seja uma certidão de óbito. Importante: não aceitamos laudos ou atestados.

"Como acessar os dados da conta do meu familiar?"

Como as informações detalhadas (extrato bancário, fatura, etc) são protegidas pela LGDP (Lei Geral de Proteção dos Dados) e pela lei de proteção do sigilo bancário, o Nubank só pode repassar essas informações para o inventariante nomeado – a pessoa que administra o espólio, ou seja, os bens de quem se foi.

Por isso, precisamos da nomeação judicial ou extrajudicial do inventariante. Só assim conseguimos garantir a segurança dos dados e dos valores da pessoa falecida.

Neste documento de nomeação, é possível encontrar quem solicitou a abertura do inventário e quem  entre os parentes  foi nomeado como responsável por seguir com o processo. Esse documento será  emitido pelo cartório onde o inventário está sendo feito. 

Entre em contato com a gente pelo e-mail espolio@nubank.com.br, comprovando a nomeação pública anexando uma selfie segurando um documento de identidade e uma cópia deles.

Com base no inventário e nos poderes dados ao inventariante, essa pessoa poderá ter acesso ao extrato e tomar outras decisões sobre a conta do cliente falecido. 

Lembrando que, por uma questão regulatória, precisamos do inventário finalizado ou alvará judicial determinando os herdeiros para realizar o repasse dos valores em conta.

Entenda melhor o que é o inventário

Não sou parente, mas sou advogado da família. Como posso proceder? 

Se você é advogado munido de procuração, pedimos que nos envie a cópia da procuração pública, dando poderes ao advogado, e uma selfie segurando sua carteira da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e outra selfie com a cópia de seu documento de identificação pessoal. 

Se você ainda tem dúvida sobre esse assunto, fique à vontade para entrar em contato com o nosso time de atendimento pelo email espolio@nubank.com.br. Estamos à disposição para ajudar no que for necessário. 

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.