Pular navegação

Nubank anuncia Caixinhas, novo recurso no app para guardar dinheiro e facilitar os seus planos

Nova função dá mais autonomia para guardar e separar dinheiro com definição de objetivos pessoais, como casa própria e reserva de emergência.

Foto mostra um homem negro, com barba e dread, vestido de verde, com uma mochila, esperando o elevador num lugar que tem paredes de tijolinhos.

O Nubank, uma das maiores plataformas digitais de serviços financeiros do mundo, lança um novo recurso de organização e planejamento financeiro para os seus clientes: as Caixinhas personalizáveis no aplicativo. A nova funcionalidade – integrada à conta digital – tem como proposta facilitar os seus planos, dar mais autonomia às pessoas e ajudá-las a guardar dinheiro de forma organizada e descomplicada, com uma experiência customizada.

Os usuários podem personalizar cada uma das Caixinhas com nome e foto e guardar seu dinheiro que não fica parado. É que as Caixinhas contam com possibilidades de investimento sugeridas pelo Nubank, de acordo com os objetivos e o prazo pré-estabelecido pelo cliente.

Inicialmente, são oferecidos RDBs, com possibilidade de liquidez imediata (Caixinha Reserva de Emergência), diária ou planejada (demais Caixinhas) e que têm rendimento atrelado ao CDI; e o Fundo Nu Reserva Imediata, um fundo com estratégia focada em renda fixa com liquidez diária e objetivo de superar o CDI no longo prazo.

Em recente pesquisa realizada pelo Nubank, com mais de 1,2 mil brasileiros da população bancarizada – clientes e não-clientes –, 28% deles afirmaram não possuir o hábito de guardar dinheiro. Em outro estudo da empresa – realizado no primeiro trimestre do ano com mais de 11,6 mil clientes –, a falta de conhecimento sobre investimentos/complexidade (45%); a desconexão com o produto/achar que não é para elas (40%); a imprevisibilidade de quando precisará do dinheiro (20%); e o medo de perdê-lo (20%) foram apontados como as principais barreiras para quem tem dinheiro sobrando, mas ainda não o guarda ou investe de modo intencional.

Esta mesma pesquisa revelou que cerca de 49% das pessoas com conta no Nubank precisam de ajuda para guardar mais dinheiro. Além disso, 58% dos respondentes afirmaram possuir uma meta de valor a juntar a cada mês.   

"O Nubank amadureceu junto com os clientes ao longo dos últimos nove anos. Nosso principal objetivo é, cada vez mais, oferecer produtos e serviços inovadores que ajudem a simplificar e organizar a vida financeira das pessoas, dando a elas mais liberdade de escolha", explica Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank. "Com as Caixinhas, não foi diferente. Já fazia bastante tempo que nossos clientes nos pediam uma solução para guardar e separar dinheiro. Então, começamos a desenvolver a ideia até chegarmos a este modelo”.

A criação das Caixinhas pelo time de produtos do Nubank nasceu como resposta à demanda dos clientes ao longo dos últimos anos nas redes sociais, canais de atendimento e na NuCommunity, espaço online dedicado ao diálogo com clientes. O processo de desenvolvimento incluiu diversas pesquisas qualitativas de clima e de aderência ao produto com grupos de clientes e funcionários da empresa, os Nubankers.

"Os nossos estudos mostraram que as Caixinhas podem auxiliar nossos clientes na organização financeira e criar o hábito de guardar dinheiro de forma mais intencional e personalizada, com eficiência e opções de liquidez para que atinjam os objetivos de maneira ainda mais inteligente”, reforça Cristina.

As Caixinhas já estão disponíveis para todos os clientes.

Rendimento automático retroativo da conta digital 

Com a oferta das novas opções de investimento por meio das Caixinhas, o saldo de novos depósitos na Conta do Nubank passará a render automaticamente 100% do CDI apenas a partir do 30º dia, de forma retroativa, sem nenhum ganho antes desse período. A mudança ainda acompanha o fato de que há incidência de IOF (Imposto sobre Operação Financeira) sobre valores transacionados de depósitos com menos de 30 dias na conta digital, o que impacta o rendimento real dos clientes. 

“O Nubank é movido por eficiência. Perseguimos isso em nossos negócios e também queremos entregá-la às pessoas. Essa evolução nos permite continuar investindo em produtos inovadores, como as Caixinhas, que sejam melhores para o dinheiro e planos dos nossos clientes. Ao mesmo tempo, a nossa conta continua a oferecer a tranquilidade de saber que o dinheiro que fica lá por mais tempo segue rendendo acima da poupança”, explica Cristina Junqueira.

Com a nova regra, no 31º dia o cliente receberá o rendimento total dos 30 dias, como se estivesse rendendo 100% do CDI desde o primeiro dia. A partir daí, passará a ter rendimento todos os dias úteis. Isso se aplica exclusivamente ao saldo dos novos depósitos – ou seja, se o cliente precisar usar parte do montante para algum pagamento ou transferência, o rendimento retroativo e a cada dia útil será aplicado sobre o valor remanescente. Os valores que os clientes já tinham na conta digital antes dessa alteração continuarão rendendo 100% do CDI todos os dias úteis.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.