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Instituto Nu: 6 Meses, 4 mil vagas em cursos de tecnologia

A plataforma de inovação social do Nubank fechou parcerias importantes e entregou formação de qualidade em tecnologia para pessoas de periferias brasileiras.

Imagem onde duas mulheres negras estão lado a lado, sorrindo. Uma delas tem cabelo comprido, cacheado, usa óculos e camiseta branca. A outra tem cabelo raspado, loiro, e usa camiseta listrada preta e branca. No canto da imagem, lê-se "Instituto Nu".

O Instituto Nu nasceu, em maio de 2022, com o objetivo de combater a desigualdade por meio da educação em tecnologia, do empreendedorismo e da inovação social, juntamente com lideranças de comunidades e periferias brasileiras.

Passados seis meses desde que a plataforma de inovação social do Nubank começou suas atividades, mais de 4 mil pessoas já foram impactadas com vagas para cursos de formação em tecnologia em parceria com a Toti Diversidade, Descomplica e Mais 1 Code

Só na parceria com a Descomplica foram mais de 40 mil inscritos para os cursos de formação. Do total de vagas, 70% foram reservadas para jovens do Norte e Nordeste e 30% para a região Sudeste; 40% do total das vagas foram reservadas para mulheres negras, 10% para pessoas trans e travestis e 10% para homens negros.

No curso desenvolvido pela Toti Diversidade, 150 participantes eram refugiados e migrantes em situação de vulnerabilidade social, e 60% das vagas foram reservadas para pessoas negras. Já na Mais 1 Code, 92% dos alunos selecionados tinham renda familiar abaixo de 3 salários mínimos e 72% deles são pessoas negras.

“Criamos e desenvolvemos o Instituto Nu de forma colaborativa com parceiros que lideram iniciativas nos territórios que queremos impactar. Cada uma dessas edtechs trouxe um valor importante, seja em escala, personalização ou especialização no território periférico. Estamos muito felizes com o resultado até aqui, reconhecendo que este é apenas o início do nosso trabalho”

Marisa Santana, Gerente de Projetos do Instituto Nu

As chamadas edtechs são empresas que combinam educação e tecnologia para ensinar os alunos de maneira digital. Esta foi a primeira frente de atuação do Instituto Nu, e o plano é que, até maio de 2023, mais de 10 mil jovens de favelas e periferias do Brasil passem pelas formações, oferecidas gratuitamente.

https://www.youtube.com/watch?v=VETs0CJUnMQ

Empreendedorismo feminino

Outro dos três pilares em que o Instituto Nu atua é o de empreendedorismo, que, em breve, terá as primeiras iniciativas acontecendo. O foco do projeto será em mulheres donas de pequenos negócios que pretendem formalizar as suas empresas.

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