Pular navegação

Golpe dos nudes: como identificá-lo e se proteger?

Entre as táticas usadas pelos criminosos, uma das mais comuns é criar perfis fakes e se passar por mulheres jovens para atrair vítimas. Veja como se proteger contra o golpe dos nudes.

Golpe dos nudes usa chantagem para extorquir pessoas. Entenda

Começa com uma notificação de um pedido de amizade. Do outro lado da tela, a foto de uma mulher jovem e atraente. Depois disso vem a troca de likes, uma curtida ali, outra aqui… Até que chega uma mensagem e vocês começam a conversar. O papo flui bem, em pouco tempo a conversa esquenta, e ela te manda uma foto íntima. É esse o roteiro que os criminosos têm utilizado no chamado "golpe dos nudes".

A prática tem acontecido em várias regiões do país, e costuma ter como alvo principalmente homens mais velhos. Depois que a suposta jovem ganha a confiança da vítima e eles passam a trocar nudes (ou seja, fotos de teor sexual), outros personagens entram em ação. Por meio de chantagens, ameaças de exposição ou até mesmo denúncias, a vítima paga uma quantia para que o caso não seja revelado publicamente.

A seguir, entenda como funciona e o que fazer para se proteger.

Como funciona o golpe dos nudes?

Para aplicar o golpe dos nudes, os criminosos criam perfis falsos em redes sociais e utilizam fotos de mulheres jovens e atraentes para abordar suas vítimas – normalmente, homens mais velhos.

Depois que o pedido de amizade é aceito e que a suposta mulher inicia uma conversa, rapidamente as mensagens vão adquirindo um teor sexual, até que a jovem propõe que ela e a vítima troquem fotos íntimas.

É depois da troca de nudes que outros personagens aparecem. Um segundo criminoso faz o papel de pai, padrasto ou irmão mais velho e entra em contato com a vítima, dizendo que a suposta jovem seria menor de idade e pedindo dinheiro para não levar o caso à polícia.

Às vezes o roteiro é ainda mais complexo. Há casos em que os golpistas se passam por advogados ou delegados de polícia, utilizando nomes e fotografias de outras pessoas, e afirmam que a vítima está sendo investigada pelo envio das fotos. Em seguida, exigem algum pagamento para que o caso seja arquivado. E é nesse momento que a vítima, com medo da exposição e da suposta investigação, transfere o dinheiro para os criminosos.

Como se proteger do golpe dos nudes?

Para se proteger contra esse tipo de golpe, vale adotar alguns cuidados básicos ao usar as redes sociais:

  • Desconfie de solicitações de amizade de perfis desconhecidos, especialmente os que tenham data de criação muito recentes. Investigue as interações daquela pessoa com outros contatos ou mesmo procure alguma outra foto com outras pessoas para ajudar a validar se um perfil é verdadeiro ou não;
  • Verifique as configurações de privacidade das suas redes sociais e restrinja, mesmo que parcialmente, o acesso às suas informações para quem não for seu amigo ou seguidor;
  • Tenha cuidado ao compartilhar fotos com outras pessoas na internet. Além de golpes financeiros, há também o risco de ameaças de exposição caso a imagem caia nas mãos erradas;
  • Nunca forneça informações pessoais para desconhecidos na internet. Seus dados são alguns dos seus bens mais valiosos.

Leia também:

Como funciona o golpe de pedir dinheiro por mensagem?

Os golpes mais comuns da internet – e como não cair neles

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.