Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Como gerenciar suas chav...

Como gerenciar suas chaves do Pix no Nubank?

A partir do dia 5 de outubro, já será possível gerenciar direto no app todas as chaves do Pix registradas na conta do Nubank.

O Pix, novo meio de pagamentos do Banco Central, será lançado somente em 16 de novembro. Antes disso, já a partir do dia 5 de outubro, será possível fazer o registro e gerenciamento de suas chaves do Pix nos canais digitais de sua instituição financeira. 

Como assim?

Além de poder registrar as chaves e confirmar o pré-registro, caso você tenha feito, já é possível, desde o dia 5 de outubro, controlar e gerenciar as chaves que você possui vinculada às contas – apagar, adicionar novas chaves e também pedir a portabilidade de chaves para outra conta ou instituição. Isso vale também para a conta do Nubank – todas as chaves adicionadas a ela poderão ser administradas

Mas como funcionará o gerenciamento de chaves na conta do Nubank? O que é possível fazer, especificamente?

Como gerenciar minhas chaves do Pix no Nubank?

Dentro do nosso app, você deve ir na seção “Pix”, que aparece como uma opção de serviço, e em “Minhas chaves”. 

Se você já tiver chaves registradas, elas aparecerão nesta opção – é aqui que você pode tomar ações específicas para cada uma das chaves. Por exemplo: se você possui seu CPF cadastrado como uma chave do Pix, pode excluir essa chave ou compartilhá-la. 

Além do registro de novas chaves, é possível, para cada uma das chaves já registradas:

  • Compartilhar chave
  • Gerar QR code
  • Excluir chave

Veja abaixo para quê serve cada uma dessas possibilidades.

Compartilhar chave

Essa opção permite ao usuário compartilhar uma das chaves registradas por algum outro aplicativo ou serviço, como WhatsApp, SMS para que outras pessoas te façam pagamentos ou transferências. 

Gerar QR Code

É nesta ação que você gera o código QR específico para aquela chave para, depois, compartilhá-lo com outras pessoas. Você pode compartilhar a chave como um dado se desejar, mas também pode compartilhar a imagem do QR Code se desejar. Isso vale para todas as chaves que você tiver cadastrada, inclusive a chave aleatória. 

Excluir chave

Simples: aqui, você exclui aquela chave que estava vinculada à sua conta. É só digitar a sua senha de quatro dígitos e confirmar a operação – e pronto, ela deixará de aparecer como uma das registradas. Depois, você pode adicioná-la novamente se desejar.

Portabilidade e reivindicação de chaves

Desde 5 de outubro também é possível fazer a portabilidade e reivindicação de chaves do Pix, embora não exista, na seção de gerenciamento de chaves, uma ação específica para isso. 

A portabilidade de chaves do Pix é simples e pode começar de duas maneiras:

  1. O usuário deve pedir, diretamente no banco para onde deseja migrar suas chaves, a portabilidade daquelas que quiser migrar;
  2. A portabilidade também pode começar quando alguém tenta cadastrar uma chave já registrada em outra conta: você receberá uma mensagem perguntando se deseja ou não iniciar a portabilidade.

Depois, o DICT, sistema do Banco Central que gerencia o cadastro das chaves do Pix, é responsável por conectar as duas instituições e garantir que a portabilidade seja feita.

Na prática, para o usuário final, basta solicitar a portabilidade ou tentar registrar uma chave já vinculada, e então confirmar o pedido após receber o aviso da instituição onde a chave estava previamente cadastrada. 

No caso da reivindicação de chaves,ela acontece de maneira semelhante: quando você tenta registrar uma chave que já está em uso por outro usuáriousu’ário, vamos informar e você terá que confirmar a intenção de reivindicação. O usuário dono da chave tem até sete dias para liberar ou não a chave em questão. 

Além disso, se a chave reivindicada for um número de telefone celular ou e-mail, será necessário verificar esses dados com o código enviado para o número ou endereço de e-mail informados. 

Saiba tudo sobre o Pix e fique por dentro das novidades.

4.2

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post