Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Reivindicação de chave...

Reivindicação de chaves do Pix: o que é e como fazer?

É possível reverter uma chave cadastrada por outra pessoa. O processo é feito todo pelo app da sua instituição. Veja como. É possível reverter uma chave cadastrada por outra pessoa. O processo é feito todo pelo app da sua instituição. Veja como.

O registro de chaves do Pix começou no dia 5 de outubro. Isso significa que já é possível adicionar seu CPF, número de telefone ou e-mail como apelido de alguma conta em instituição que oferecerá o Pix. Além disso, também é possível pedir a portabilidade de chaves, pedindo que ela passe a ser vinculada a uma conta diferente da atual, e fazer a reivindicação de chaves – mas o que é isso? 

Basicamente, a reivindicação de chave é o processo em que um cliente pede – e comprova – a posse de alguma chave do Pix que já foi registrada por outro usuário. 

Por exemplo: você tenta registrar algum endereço de e-mail como chave do Pix e é informado de que ele já foi adicionado por outra pessoa; se ainda quiser registrar essa informação, pode pedir a reivindicação de posse.

A chance de esse tipo de problema acontecer é considerada baixa, uma vez que existem mecanismos de confirmação de posse antes do cadastro. No entanto, caso aconteça, veja abaixo o que pode ser feito: 

Como funciona a reivindicação de posse de chaves do Pix?

Quando um usuário reivindica a posse da chave, a pessoa que a registrou primeiro e que é sua “dona” naquele momento tem até sete dias corridos para confirmar, nos canais digitais de sua instituição, que tem a posse daquele dado (número de telefone ou endereço de e-mail) e comprovar com o código de autenticação.

Há dois processos: um para quem reivindica uma chave e outro  para quem é o atual “dono” dessa chave reivindicada:

Para quem faz a reivindicação

Pode levar até sete dias corridos para que ela seja ou não bem sucedida. Isso porque o Banco Central permite que o proprietário atual da chave comprove sua posse dentro desse intervalo de tempo. 

Depois de sete dias corridos, se essa confirmação não for feita, a chave passa a ser sua. 

Para quem recebe uma reivindicação

Você tem até sete dias para confirmar a posse de sua chave. Dependendo da instituição, ela também pode oferecer a opção de liberar a chave para outra pessoa – assim, quem fez a reivindicação pode passar a usá-la em menos de sete dias. 

Para comprovar a posse de uma chave, é só informar o código de autenticação recebido:

  • Por SMS, no caso de a chave ser um número de telefone celular;
  • Ou por e-mail, caso a chave seja um endereço de e-mail.

Como fazer a reivindicação de chave?

A reivindicação de chaves começa quando um usuário tenta registrar uma chave que já foi registrada por outra pessoa, com um CPF diferente. Quando isso acontece, a instituição onde o registro tentou ser feito informa que a chave já pertence a outra pessoa, e você pode escolher entre começar o processo de reivindicação ou cancelar a operação. 

Se você escolher começar o processo, ele acontecerá da forma explicada acima.

Mas.. e se meu e-mail estiver sendo usado como chave do Pix de um terceiro?

A chance de isso acontecer é muito baixa. Para uma pessoa cadastrar o seu e-mail como chave Pix, ela precisa ter acesso à sua caixa de entrada para conseguir confirmar o código de envio. Isso significaria que mais pessoas tiveram acesso à sua caixa de entrada de e-mail – e, nesse caso, a recomendação é trocar as suas senhas do e-mail e garantir que ninguém tem acesso aos seus e-mails antes de pedir a reivindicação de chave. 

A pessoa vai receber meu dinheiro se usar meu e-mail ou telefone como chave Pix?

Não. Isso só poderia acontecer se você passasse essas informações como chave na hora de receber um pagamento. E, ainda assim, a pessoa que for fazer a transferência via Pix vê o nome completo e parte do CPF do destinatário na hora de confirmar. 

Ou seja: se alguém conseguir cadastrar seu e-mail ou telefone como chave Pix, isso não significa que a pessoa tem acesso aos seus dados ou à sua conta. Isso apenas significa que ela passará a usar aquelas informações (e-mail/ telefone) como apelido para receber transferências na sua própria conta. Se, por engano, você usar essa chave para pedir um Pix para alguém, na hora que a pessoa for fazer uma transferência, ela verá que o nome do destinatário não é o seu. 

Saiba tudo sobre o Pix e fique por dentro das novidades.

4.9

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post