Pular navegação

França x Marrocos: quem disputa a final?

De um lado, uma das seleções favoritas ao título. Do outro, um time africano fazendo história. Quem leva a melhor? Veja números e desempenho de cada equipe e tenha mais chances de pontuar no bolão.

Foto do Bolinha com apito na boca.

A Copa do Mundo da FIFA Catar 2022™ já pode ser considerada uma edição surpreendente. Placares inusitados, vitórias impensáveis e eliminações inesperadas.

O time de Marrocos é um exemplo disso. Apoiada por um mar de torcedores – no Catar e ao redor do mundo –, a seleção marroquina eliminou as favoritas Espanha e Portugal e fez história na competição, sendo a primeira delegação africana a chegar tão longe na disputa de um mundial.

Do outro lado do campo, a França avançou às semifinais do torneio após vencer a Inglaterra por 2 x 1, na tarde de sábado, 10 de dezembro. Assim, os franceses entram em campo com prestígio, após eliminar uma das favoritas ao título de campeã.

Marrocos e França se enfrentam nesta quarta-feira, 14 de dezembro, às 16h (horário de Brasília) no Estádio Al-Bayt, pela semifinal da Copa do Mundo da FIFA Catar 2022™.

Abaixo, saiba mais sobre os clubes e relembre o desempenho das equipes no mundial. Quem sabe você não aumenta suas chances de pontuar no NuBolão

Tabela da Copa do Mundo FIFA 2022™: acompanhe os resultados e os horários dos jogos do mundial

França x Marrocos: quem tem mais chance de ganhar a partida? 

As duas equipes devem jogar com toda a garra e dispostas a balançar as redes nos dois tempos normais da partida, ou seja, sem prorrogação ou pênaltis. Como dizem por aí, "é tudo ou nada", afinal, quem perder volta para casa poucos dias antes do fim do torneio, que acaba no domingo, 18 de dezembro.

Até hoje, os times se enfrentaram em apenas cinco amistosos – nunca em uma Copa do Mundo da FIFA™ –, com os franceses saindo na frente: foram três vitórias, um empate e uma vitória marroquina nos pênaltis.

O jogo irá colocar de lados opostos dois parceiros: Kylian Mbappé e Hakimi. O atacante francês e o lateral-direito marroquino são amigos próximos e parceiros no Paris Saint-Germain. 

Quem ganhar a partida enfrenta a Argentina, vencedora do jogo desta terça-feira, 13 de dezembro.

De acordo com as estatísticas do economista Samy Dana, o jogo deve acabar com vitória de Marrocos por 1 a 0.

Quais as chances de França e Marrocos vencerem a Copa do Mundo da FIFA™? 

Segundo as estatísticas feitas por Samy Dana para o projeto futscience.com, as chances da seleção da França  são maiores do que as de Marrocos.

França

  • Probabilidade de ganhar o mundial: 44,72%.

Marrocos

  • Probabilidade de ganhar o mundial: 9,39%.

Para calcular essas probabilidades, Samy Dana usou uma metodologia baseada no desempenho das seleções nos últimos anos. O FutScience usa ao menos 34 variáveis para cada partida, entre elas passe, posse de bola, finalização, assistência e local do jogo.

França: histórico e desempenho no mundial

Uma das seleções mais tradicionais em mundiais, a França chegou à Copa do Mundo da FIFA 2022™ como uma das favoritas ao título e mostrou o porquê.  

Atual campeã do mundo – os franceses levaram a melhor no mundial de 2018, na Rússia – a seleção do técnico Didier Deschamps foi a primeira a se classificar para as oitavas de final.

Em busca do tricampeonato, a seleção europeia teve sua pior atuação no mundial na partida do último sábado. E não teve muito espaço para colocar em prática o esquema de Didier Deschamps e seu melhor craque Mbappé – que não teve bom desempenho, sendo muito marcado pelo lateral inglês Walke. Veja os principais números da equipe: 

  • Posição no ranking da FIFA:
  • Títulos do mundial da FIFA: dois (em 1998 e 2018)
  • Desempenho no mundial: 4 vitórias e uma derrota.

Marrocos: histórico e desempenho no mundial 

Marrocos soube aproveitar muito bem a chance que teve contra Portugal. A falha do goleiro português, Diogo Costa, que saiu errado para cortar o cruzamento do lateral Attiat-Allah, permitiu que En-Nesyri marcasse para a equipe marroquina.

O futebol é mesmo uma caixinha de surpresas: o técnico da seleção de Marrocos é Walid Regragui, nascido na França e de ascendência marroquina. Veja os principais números da equipe: 

  • Posição no ranking da FIFA: 22º.
  • Títulos do mundial da FIFA: nenhum. O melhor resultado da equipe foi em 1986, no México, quando passou em primeiro na fase de grupos 
  • Desempenho no mundial: 4 vitórias e um empate.

Já conhece o Bolinha?

https://www.youtube.com/watch?v=IoG_A_5ATIQ

Leia mais:

12 curiosidades e fatos sobre a economia do Catar

15 números e curiosidades da Copa do Mundo da FIFA 2022™

Retrospectiva NuBolão: veja os dados curiosos do bolão do Nubank na fase de grupos

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.