Pular navegação

Adesivo para cartão de crédito: como personalizar o seu cartão?

Que tal colar um adesivo no seu cartão de crédito para mantê-lo protegido contra golpes? Saiba como fazer isso e o que ter em mente na hora de personalizar o seu.

Adesivo para cartão de crédito: imagem de cinco cartões do Nubank adesivados sobre uma superfície prateada, com fitas coloridas em volta. Há também três mãos segurando os cartões, todas elas com anéis e brilhos carnavalescos.

Sabe aquelas cartelas de adesivos que, durante a infância, você guardava o ano todo e não usava? Elas podem ser bem úteis agora, na sua vida adulta: é que usar um adesivo para cartão de crédito pode te ajudar a identificá-lo em ambientes movimentados e, assim, evitar o golpe da troca de cartão.

Todo cuidado é pouco quando o assunto é segurança: em 2023, mais de 7 milhões de consumidores caíram em golpes financeiros, segundo pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), sendo os golpes com cartão de crédito os mais comuns.

Por isso, se você está em um bloco de Carnaval ou curtindo um show num festival, é importante tomar cuidado com os pertences que leva, especialmente cartão e celular. Eventos como esse, com muita aglomeração, podem atrair golpistas e pessoas mal-intencionadas que aplicam o golpe da troca de cartão.

https://www.youtube.com/watch?v=oOlIVODUCXc

O que é o golpe da troca de cartão?

No golpe da troca de cartão, criminosos se passam por vendedores e trocam o cartão dos clientes durante uma compra, sem que eles percebam.

Para evitar que isso aconteça, você pode usar um adesivo para cartão de crédito. A ideia é simples: personalizar o seu cartão com adesivos e outros acessórios que te permitam identificar que aquele é mesmo o seu cartão, caso alguém tente trocá-lo. 

Como usar um adesivo para cartão de crédito?

Antes de personalizar o seu cartão e usar um adesivo para cartão de crédito, é preciso tomar alguns cuidados para não danificá-lo. Pensando nisso, confira abaixo algumas recomendações.

Não coloque nada em cima do chip do cartão

A leitura do chip de seu cartão, seja ele de crédito ou débito, é essencial para que o pagamento seja autorizado. Por isso, não cole nenhum adesivo ou papel em cima do chip porque isso pode danificar o seu cartão.

Não use adesivos ou fitas com relevo

A abertura das maquininhas para o cartão de crédito varia conforme a empresa responsável, mas, no geral, elas não são grandes. A recomendação é evitar colar no cartão de crédito fitas, adesivos ou papéis que tenham certo relevo – isso pode fazer com que o cartão não entre na maquininha ou fique preso nela.

Não use produtos de limpeza

Não tente limpar seu cartão com álcool gel ou materiais de limpeza abrasivos, como removedor. Isso pode danificar seu cartão e fazer com que ele deixe de funcionar.

Cuidado com água

Dependendo do material do adesivo ou fita que você utilizar, ele pode se desfazer em contato com água – se for de papel, por exemplo, isso acontecerá. Procure molhar seu cartão somente quando for retirar os adesivos

Além disso, fique atento ao tipo de material do adesivo ou papel que você cola em seu cartão. Ele pode acabar deixando resíduos, não soltar completamente no momento de removê-lo ou até mesmo manchar o cartão. O uso de seu cartão pode acabar comprometido caso isso aconteça.

Leia também:

Carnaval com segurança: como cuidar do seu cartão de crédito?

Modo Rua: seu aplicativo Nubank mais protegido contra roubos e furtos de celular

Como organizar as finanças depois dos gastos do Carnaval?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.