Pular navegação

Extrato INSS: veja como gerar o documento pela internet

O comprovante de pagamento dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social pode ser emitido pelo portal ou app Meu INSS.

Extrato INSS: Um cubo mágico embaralhado e outro com uma face toda roxa

Se você é beneficiário do Instituto Nacional do Seguro Social e precisa comprovar o pagamento dos benefícios, é possível gerar o extrato do INSS pela internet, sem sair de casa. Para quem preferir, também é possível agendar a retirada do documento em uma agência do INSS. 

Mas o que é o extrato do INSS?

O extrato do INSS é o documento que comprova o pagamento dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social. Nele, constam os valores pagos, as datas e o banco onde o dinheiro foi depositado.

É importante consultá-lo de vez em quando para garantir que tudo está em ordem com seus depósitos.

Extrato INSS: como gerar?

Qualquer pessoa que recebe algum benefício previdenciário pode gerar o extrato do INSS pela internet ou pedir para retirá-lo presencialmente, nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social. Veja abaixo como fazer, de acordo com o site do governo.

Como gerar o extrato do INSS pela internet (portal ou app Meu INSS)

  1. Acesse o portal Meu INSS ou baixe o app de mesmo nome (disponível para Android e iOS);
  2. Faça seu login ou, caso seja seu primeiro acesso, faça o cadastro;
  3. Clique em “Do que você precisa?” e escreva o nome do serviço "Extrato de Pagamento de Benefício";
  4. Aperte o ícone de lápis para selecionar os meses desejados para o extrato;
  5. Clique em “Baixar PDF” e pronto!

Como retirar o extrato do INSS presencialmente?

  1. Acesse o portal Meu INSS;
  2. Informe seus dados, clique em "não sou um robô" e, depois, em "continuar sem login";
  3. Selecione a opção "Novo requerimento", digite no campo "pesquisar" a palavra "pagamento" e selecione o serviço desejado;
  4. Escolha um dia e horário para retirar seu extrato em uma agência do INSS;
  5. No dia e hora marcados, compareça na unidade do INSS escolhida com os documentos necessários (documentos pessoais do interessado com foto ou procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante).

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.