Pular navegação

Como fica o expediente de trabalho na Copa do Mundo da FIFA™?

Os jogos do mundial começam no dia 20 de novembro, e a liberação do trabalho em dias de partidas da Seleção Brasileira fica à critério de cada empresa. Confira as possibilidades.

Foto de jogadores de futebol levantando a taça da Copa do Mundo, com papéis brilhantes em volta.

A Copa do Mundo da FIFA™ tem agitado os dias dos apaixonados por futebol, e a expectativa pela vitória do Brasil no campeonato está cada vez mais forte. Em uma pesquisa realizada pelo Google, 86% dos brasileiros alegaram que pretendem acompanhar os jogos, provando o tamanho do impacto do mundial do Catar na rotina das pessoas. 

Então, com todo esse clima de torcida no ar, surge a dúvida: como fica o expediente durante as partidas? Existe alguma regra prevista para os trabalhadores registrados em regime CLT? Confira abaixo como deve funcionar.  

Expediente de trabalho na Copa do Mundo da FIFA™: como fica?

Se você estava procurando uma resposta diferente, lamentamos informar: não existe nenhuma obrigatoriedade prevista para liberação dos funcionários durante os jogos da Copa do Mundo da FIFA™ 2022. Em outras palavras, essa decisão cabe a cada empresa.

No entanto, mesmo que não haja nenhuma determinação oficial, as instituições privadas podem definir as próprias regras, como oferecer um espaço para que os trabalhadores possam acompanhar os jogos no local ou até permitir o home office em dias determinados. 

Como vai funcionar nos jogos do Brasil? 

O mesmo vale para as partidas da Seleção Brasileira, que estreia em campo na quinta-feira, dia 24 de novembro, em uma partida contra a Sérvia. As datas dos jogos do Brasil não são consideradas feriados ou pontos facultativos pela legislação trabalhista, então cada empresa pode estabelecer maneiras de fazer o expediente fluir de um jeito mais leve durante o campeonato. 

A compensação de horas da jornada de trabalho, folgas e diminuição de jornada de forma combinada podem ser alternativas válidas e previstas pela lei, que podem beneficiar os trabalhadores sem prejudicar a rotina produtiva.

Funcionários públicos vão parar mais cedo

No caso dos órgãos e entidades públicas, por exemplo, uma portaria do Ministério da Economia, publicada em 11 de novembro de 2022, determinou que os agentes públicos podem encerrar o expediente duas horas antes do horário dos jogos do Brasil. A norma ainda estabelece a possibilidade de não haver expediente em dias de jogos que começam ao meio-dia. 

Jogos do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo da FIFA™

Segundo o cronograma anunciado, a Seleção Brasileira já têm três datas previstas para jogar:

  • Brasil x Sérvia: 24 de novembro, às 16h (horário de Brasília);
  • Brasil x Suíça: 28 de novembro, às 13h (horário de Brasília);
  • Brasil x Camarões: 2 de dezembro, às 16h (horário de Brasília)

Leia mais:

Como planejar a sua Copa do Mundo da FIFA 2022™ com o Nubank?

7 curiosidades sobre o álbum da Copa do Mundo da FIFA Catar 2022™

Como aumentar suas chances de ganhar o bolão da Copa do Mundo da FIFA™?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.