Pular navegação

Veja em quais cidades é possível pagar ônibus e trem com cartão Nubank

O pagamento por aproximação, com a tecnologia contactless, ainda está em testes mas já funciona em algumas cidades. Veja quais.

Mão esquerda de uma mulher com uma pulseira de pérolas segurando um cartão do Nubank em primeiro plano, ao fundo em um plano desfocado várias bicicletas enfileiradas no chão e uma bicicleta pendurada na parede.

Você conhece a tecnologia por aproximação? Ela é uma forma de transmissão de dados que permite fazer pagamentos sem inserir o cartão de crédito na maquininha: basta aproximar e pronto.

A praticidade faz com que ela também possa ser aplicada a outras situações – como pagar o ônibus direto com seu cartão. 

Esqueceu de recarregar seu bilhete? Saiu sem troco de casa? Nos ônibus que aceitam pagamento por aproximação, que usa a tecnologia NFC, isso não é mais um problema. 

No Brasil, os projetos para implementar essa tecnologia no transporte público estão crescendo e, hoje, clientes do cartão Nubank já podem fazer pagamentos em ônibus em algumas cidades. 

Em quais ônibus é possível pagar com o Nubank contactless?

São Paulo (SP) (parcial em ônibus):

O pagamento por aproximação nos ônibus de São Paulo começou a ser testado em setembro de 2019 pela prefeitura da cidade. Apenas algumas linhas contam com ônibus equipados com a tecnologia. Todos os veículos que permitirem pagar a tarifa usando o cartão por aproximação terão um adesivo de identificação.

Jundiaí (SP) (total em ônibus)

Todas as linhas de ônibus municipais da cidade já oferecem a possibilidade de pagamento por aproximação com o roxinho.

Rio de Janeiro (RJ) (parcial em trens):

Algumas linhas de trem operadas pela Supervia já contam com a tecnologia para pagamento por aproximação com cartão. 

  • Central do Brasil
  • Madureira
  • Cascadura
  • Piedade
  • Nilópolis
  • Duque de Caxias
  • Belford Roxo
  • São Cristóvão
  • Deodoro
  • Maracanã
  • Engenho de Dentro

Como é feito o pagamento com Nubank nos ônibus?

Para clientes do cartão de crédito do Nubank, o valor da tarifa de ônibus será debitada do limite e irá aparecer diretamente na fatura, sem nenhum custo adicional por isso. 

Clientes com a função débito também poderão utilizar o pagamento por aproximação. Basta ter saldo disponível na conta do Nubank – a conta digital do Nubank – para que a transação seja realizada.

Quem escolher pagar usando a tecnologia por aproximação não vai precisar comprar ou recarregar o bilhete. Assim, o usuário ganha tempo na hora do embarque. 

É importante ressaltar que, neste momento, não haverá integração com  metrô e outros ônibus, como acontece com o bilhete único. Toda vez que o usuário passar pela catraca, o valor real da passagem será debitado do limite do seu cartão de crédito ou da conta do Nubank.

Quer saber mais sobre a tecnologia por aproximação? Clique aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.