Pular navegação

Dataprev: consulta ao benefício do auxílio emergencial pode ser feita por site

Quem se cadastrou para o auxílio pode acompanhar a situação do pedido ou contestar o benefício negado. Veja como.

Dataprev consulta ao benefício do auxílio emergencial: imagem mostra mão segurando uma lupa roxa sobre uma bolinha roxa

A Dataprev lançou, em maio de 2020, um site para fazer a consulta do auxílio emergencial online. Quem se cadastrou para receber o auxílio emergencial de R$ 600 ou de R$ 300 em 2020, ou quer acompanhar a situação do novo Auxílio Emergencial 2021, pode fazer isso online.

Segundo a Dataprev, o portal está disponível para pesquisas de CPFs dos requerentes. O objetivo, de acordo com a empresa, é dar transparência ao procedimento de análise, processamento, homologação e pagamento do benefício.

Ainda pelo site da Dataprev, em 2020, foi possível contestar o auxílio emergencial negado ou cancelado para tentar receber o benefício.

Com o anúncio do Auxílio Emergencial 2021, o site da Dataprev também pode ser usado para acompanhar o processo (veja como). Vale dizer que, em 5 de julho de 2021, o auxílio foi prorrogado por mais três meses, chegando a um total de sete parcelas neste ano (confira o calendário da quinta, sexta e sétima parcelas).

Veja Tudo Sobre o Auxílio Emergencial 2021

Como acompanhar o pedido do auxílio pelo site da Dataprev?

É bem simples:

De acordo com o anúncio da Dataprev, as pessoas que se cadastraram para receber o auxílio emergencial podem acompanhar todo o detalhamento dos pedidos – como resultados, datas de recebimento e envio dos dados pela Caixa à Dataprev e vice-versa, além da justificativa caso o auxílio tenha sido negado.

A análise da segunda solicitação também poderá ser conferida pelo site da Dataprev.

Como contestar pelo site da Dataprev o auxílio emergencial negado ou cancelado?

  1. Acesse o site https://consultaauxilio.dataprev.gov.br/consulta/#/
  2. Faça a consulta com seus dados. 
  3. Na tela em que aparece a mensagem do resultado, basta apertar o botão “contestar análise” (abaixo da informação do critério de não aprovação). É importante lembrar que será preciso demonstrar que o resultado não retrata a realidade e fornecer novas informações.
  4. Não há um prazo específico, mas a resposta da contestação será informada no site ou aplicativo da Caixa ou no site da Dataprev.

Veja mais informações sobre contestar Auxílio Emergencial negado pelo site da Dataprev

O Auxílio Emergencial 2021 vai ser prorrogado?

Em 5 de julho de 2021, o auxílio emergencial 2021 foi prorrogado por mais três meses, chegando a um total de sete parcelas. Os calendários dos próximos pagamentos foram divulgados no dia 12 de agosto (veja as datas).

Quer mais informações sobre o auxílio emergencial?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.