Pular navegação

Croácia x Marrocos: quem tem mais chances de vencer a disputa pelo terceiro lugar do mundial?

O Marrocos é a grande surpresa da Copa do Mundo da FIFA 2022™ e já está fazendo história. Já a Croácia, vice-campeã em 2018, quer se manter entre as três melhores seleções do mundo. Veja os dados antes de palpitar o placar da partida.

A Copa do Mundo da FIFA 2022™ se despede neste final de semana com aquele gostinho amargo para os brasileiros, mas com embates que prometem fazer os olhos dos amantes de futebol brilharem. O mundo pode estar de olho na grande final, entre Argentina e França, mas é no jogo pelo terceiro lugar que está a grande surpresa da competição.   

Para Croácia e Marrocos, o terceiro lugar não é trivial. De um lado está a vice-campeã no torneio de 2018, na Rússia, que quer se manter entre as três melhores equipes do mundo. Do outro está a seleção que surpreendeu na competição, fez história e quer mais. Quem tem mais chances de vencer? 

Os dois times jogam pela última vez no mundial de 2022 neste sábado, às 12h, no estádio Internacional Khalifa, em Ar-Rayyan (Catar). Antes de palpitar no bolão, confira abaixo as estatísticas para essa partida e veja quem tem mais chances de ganhar.

Tabela da Copa do Mundo da FIFA 2022™: acompanhe o resultado de todos os jogos

Croácia x Marrocos: quem jogou melhor na estreia? 

As duas seleções prometem jogar esse embate como se fosse a grande final – ainda mais por já se conhecerem em campo nesta Copa do Mundo da FIFA™. Croácia e Marrocos estrearam na competição jogando entre si, no dia 23 de novembro. A partida terminou em 0 a 0. 

Segundo a FIFA, esta foi a única vez que os dois times se enfrentaram em jogos oficiais do mundial.

Nessa partida de estreia, a Croácia manteve a posse de bola em 52% do tempo e o Marrocos segurou por 32%. Em 12% do jogo, a bola foi disputada entre as duas seleções. 

Cada equipe chutou dez vezes na direção do gol, mas a Croácia deu muito mais passes em campo: foram 667 contra 360 do Marrocos. 

Quando o assunto é defesa, houve um equilíbrio. A Croácia defendeu 8 gols e o Marrocos evitou 7.   

Agora, no jogo pelo terceiro lugar da competição, as duas equipes querem sair do 0 a 0 e, para isso, como todas as seleções, contam com suas estrelas. 

Os croatas têm a experiência e habilidade de Luka Modric, que esteve na equipe de 2018 e foi escolhido como o melhor jogador da competição na Rússia, mesmo não tendo levado o título.

Os marroquinos, por sua vez, contam com Yassine Bounou (Bono), o goleiro que pegou duas cobranças de pênaltis no jogo contra a Espanha e garantiu a classificação histórica do time para as quartas de final. 

Croácia x Marrocos: quem pode vencer essa partida? Veja o balanço de cada time

Embora tenham feito uma partida equilibrada na estreia da Copa do Mundo da FIFA 2022™, as duas seleções apresentaram desempenho muito diferente ao longo do mundial, com o Marrocos saindo à frente, com mais vitórias e melhor defesa. Veja o saldo de cada equipe: 

Saldo da Croácia no mundial 

  • Uma vitória, por 4 a 1, contra o Canadá, ainda na fase de grupos;
  • 2 empates, com nenhum gol, contra a Bélgica e o Marrocos; 
  • 2 empates, por 1 a 1, contra o Japão e o Brasil, com vitória croata nessas duas partidas nos pênaltis: por 3 a 1 contra o Japão, e 4 a 2 contra o Brasil;
  • 6 gols marcados no tempo regulamentar e na prorrogação;
  • 6 gols sofridos no tempo regulamentar e na prorrogação. 

Saldo do Marrocos no mundial 

  • 3 vitórias no tempo regulamentar e na prorrogação;
  • 1 vitória nos pênaltis, contra a Espanha, por 3 a 0; 
  • 1 empate, com nenhum gol, contra a Croácia;
  • 1 derrota, na semifinal, contra a França, por 2 a 0;
  • 5 gols marcados no tempo regulamentar e na prorrogação;
  • 4 gols sofridos no tempo regulamentar e na prorrogação.

Diante disso, o Bolinha, mascote do NuBolão, aposta na vitória marroquina. Segundo as estatísticas do economista Samy Dana para o projeto futscience.com, a partida será bem disputada, com 50% de chance de cada equipe ganhar o terceiro lugar do mundial.  

Para calcular essas probabilidades, Samy Dana usou uma metodologia baseada no desempenho das seleções nos últimos anos. O FutScience considera ao menos 34 variáveis para cada partida, entre elas passe, posse de bola, finalização, assistência e local do jogo.

Croácia: histórico e desempenho na competição

A vice-campeã da última edição da Copa do Mundo da FIFA™ teve um desempenho de altos e baixos durante a competição de 2022. E foi até muito criticada por isso. A Croácia chegou a fase final com apenas uma vitória no tempo regulamentar. 

Durante a fase de grupos, a equipe, liderada pelo técnico Zlatko Dalić, estreou empatando com o Marrocos, numa partida sem gols, venceu o Canadá por 4 a 1 e voltou a fazer uma partida sem gols, contra a Bélgica.

Nas oitavas de final, os croatas provaram que são bons de fôlego. Contra o Japão, eles finalizaram o tempo regulamentar com um empate de 1 a 1 e só conseguiram desbancar os japoneses nos pênaltis, por 3 a 0. 

Já contra o Brasil, pelas quartas de final, os croatas foram ofensivos, e conseguiram empatar em um contra-ataque nos últimos minutos da prorrogação. E venceram nos pênaltis, por 4 a 2. Na semifinal, contra a França, a equipe perdeu por 2 a 0.  

Ao longo do mundial, os croatas se destacaram justamente nos pênaltis. Caso levem o jogo para essa etapa, podem incomodar os marroquinos.

Veja os principais números da equipe: 

  • Posição no ranking da FIFA: 12º lugar;
  • Títulos do mundial da FIFA: nenhum. A melhor campanha da Croácia foi na última edição do mundial, em 2018, quando conquistou o vice-campeonato;
  • Desempenho nas eliminatórias: foram 10 jogos (7 vitórias, 2 empates e 1 derrota).

Marrocos: histórico e desempenho no mundial 

O Marrocos começou como a grande zebra da competição, ao empatar com a Croácia na estreia, desbancar a Bélgica, por 2 a 0, e o Canadá, por 2 a 1, na fase de grupos. Ao passar para as oitavas de final, a equipe, liderada pelo técnico Walid Regragui, fez história: a última vez que o time tinha passado para esta etapa foi na edição de 1986, no México.  

Mas nas oitavas de final, a seleção marroquina provou que não era uma zebra, mas uma grande surpresa: defendeu dois pênaltis da Espanha e foi para as quartas de final pela primeira vez em sua história. 

Na etapa seguinte, os marroquinos derrubaram mais um gigante do futebol, Portugal, do craque Cristiano Ronaldo, por 1 a 0. 

Diferentemente da Croácia, Marrocos só cresceu na competição e quer apresentar na Copa do Mundo da FIFA 2022™ a melhor campanha de todos os tempos da equipe. 

Veja os principais números do time: 

  • Posição no ranking da FIFA: 22º lugar;
  • Títulos do mundial da FIFA: nenhum. A Copa do Mundo da FIFA 2022 ™ já é a melhor campanha dos marroquinos. Antes, o melhor resultado foi no mundial de 1986, no México, quando Marrocos foi para as oitavas de final.
  • Desempenho nas eliminatórias: foram 6 jogos vitoriosos.

Entrou no clima do mundial e quer participar de um bolão? Ainda dá tempo! Entenda como esse jogo funciona:

https://www.youtube.com/watch?v=ieqog91Aro0

Leia também 

Tabela da Copa do Mundo da FIFA 2022™: acompanhe o resultado de todos os jogos

Como aumentar suas chances de ganhar um bolão da Copa do Mundo da FIFA™?

12 fatos e curiosidades sobre a economia do Catar

Inflação do torcedor: quais itens ficaram mais caros e mais baratos?

15 curiosidades e fatos da Copa do Mundo da FIFA 2022™

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história. 

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.