Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Organizar as Finanças Como se cadastrar no INS...

Como se cadastrar no INSS? Confira o passo a passo

Se você quer começar a contribuir com o Instituto Nacional do Seguro Social, é importante entender como se inscrever.

Quem se torna contribuinte do Instituto Nacional do Seguro Social ganha acesso a diversos benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença e pensão por morte. Se você quer começar a contribuir, confira abaixo como se cadastrar no INSS.

Primeiro, o que é INSS?

INSS é a sigla para Instituto Nacional do Seguro Social, órgão público responsável pelo pagamento da aposentadoria e outros benefícios aos trabalhadores brasileiros e demais segurados – como microempreendedores individuais e contribuintes individuais.

Basicamente, o INSS cuida da execução dos direitos dos segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS): o regime público de previdência social no Brasil. Suas políticas são elaboradas pela Secretaria de Previdência e executadas pelo INSS – ambos vinculados ao Ministério da Economia.

O objetivo da previdência social é garantir a renda do contribuinte e de sua família em alguns casos, como doença, acidente, gravidez, prisão, morte e velhice. Para ter essa proteção, entretanto, é necessário estar inscrito no RGPS e contribuir com um valor mensal ao INSS.

O papel do INSS, portanto, é executar os benefícios previdenciários previstos no Regime Geral de Previdência Social – incluindo controlar e realizar o pagamento de aposentadorias e de outros benefícios, como auxílio-doença e pensão por morte.

Como se cadastrar no INSS?

Se você quer começar a contribuir com o Instituto Nacional do Seguro Social, ser procurador ou representante legal de outra pessoa ou solicitar algum serviço, é importante entender como se cadastrar no INSS.

Basicamente, ao realizar a inscrição no INSS, é gerado um Número de Inscrição do Trabalhador (NIT). Mas, se você já é cadastrado no PIS, Pasep ou NIS, esse também já é seu número para o Instituto Nacional do Seguro Social – ou seja, não é preciso se cadastrar novamente, basta usar esse número junto à Previdência Social. 

Se você ainda não é inscrito, veja o passo a passo abaixo para se cadastrar no INSS:

  1. Acesse o portal Meu INSS;
  2. Clique em “Inscrever no INSS”;
  3. Informe os dados necessários para concluir seu cadastro;
  4. Pronto! O número da inscrição é gerado no final da solicitação.

Você também pode fazer o cadastro pelo app Meu INSS, disponível para Android e iOS.

Caso a inscrição seja para uma pessoa que não é contribuinte, como crianças ou representantes legais de outra pessoa, o cadastro no INSS deve ser feito pelo número de telefone 135.

Veja quem pode ter acesso à previdência ao contribuir com o INSS, quais os tipos de filiação e como contribuir

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

4

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post