Pular navegação

Como pagar o DAS Simples Nacional na Conta PJ do Nubank?

Seja no Pix ou no boleto, a guia do Documento de Arrecadação do Simples Nacional deve ser paga todos os meses. Veja para que ela serve e como fazer o pagamento usando o saldo da Conta PJ.

Mesa de escritório cinza com cadernos, contas e canetas. Mãos de pessoas aparecem mostrando uma delas pagando uma conta pelo celular, outra segurando uma caneta e, mais em destaque, outra acessando o blog Nubank em um notebook.

Se você empreende, provavelmente já deve conhecer o Simples Nacional. Ele é um regime especial criado para que micro e pequenas empresas paguem seus tributos de forma unificada. Com uma única guia, é possível quitar diferentes tipos de impostos. Essa guia é chamada de Documento de Arrecadação do Simples Nacional e deve ser paga todos os meses pelos empreendedores enquadrados nesse regime.  

Na conta PJ do Nubank, o pagamento desta guia é rápido e fácil, e pode ser feito pelo Pix ou por boleto. 

Veja, abaixo, o passo a passo para pagar o DAS Simples Nacional. 

Antes, como emitir o DAS Simples Nacional?

O DAS Simples Nacional é um documento de contribuição que une oito tributos municipais, estaduais e federais em um único lugar. 

Antes de fazer o pagamento, é necessário ir até o portal do Simples Nacional e gerar uma guia. Para isso, você deve seguir os passos abaixo:

  1. Entre no portal do Simples Nacional;
  2. Localize a sigla "PGDAS-D" em uma coluna no lado direito da tela (essa sigla é de Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional);
  3. Para utilizar os serviços, você pode fazer o login com um certificado digital ou código de acesso. Você também precisará do seu CNPJ e CPF para realizar o login;
  4. Na sequência, localize a seção "Declaração Mensal" em uma coluna no canto esquerdo da tela. Clique nela e, em seguida, clique em "Declarar/Retificar";
  5. Agora, você precisa informar o Período de Apuração (PA) dos tributos, ou seja, o mês de trabalho da sua empresa que se refere a contribuição que você precisa fazer. Nesse momento, você deve informar valores e receitas obtidas em cada atividade durante esse período;
  6. Ao final da declaração, o programa fará um cálculo automático com o valor devido por tributo e a soma final do seu documento de arrecadação, permitindo a geração do DAS para pagamento.
  7. Após preencher os campos com os dados da sua empresa, você será encaminhado para uma tela de resumo da declaração. Leia e revise os dados. Para concluir, clique em “Transmitir” e seu DAS será gerado automaticamente. Se isso não acontecer, você pode voltar ao menu "Declaração Mensal", clicar em “Gerar DAS” e informar novamente o PA;
  8. Pronto, seu DAS foi gerado! Você pode salvar o arquivo no formato de PDF.

Importante: não é possível emitir esse documento dentro do app do Nubank.

Como pagar o DAS Simples Nacional pelo Pix na conta PJ do Nubank?

Após emitir a guia, você está pronto para fazer um pagamento usando sua conta PJ do Nubank. Basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse sua conta PJ do Nubank;
  2. Selecione a opção "Pagar" na tela principal;
  3. Logo após, clique em "Pagar com um QR code";
  4. Escaneie o código QR na guia de pagamento do DAS;
  5. Confira os valores de cobrança e finalize o pagamento;
  6. Pronto! Sua guia foi paga. 

Como pagar o DAS Simples Nacional pelo boleto na conta PJ do Nubank?

Você também pode pagar a guia DAS pelo app do Nubank usando o código de barras. Neste caso, siga as orientações:

  1. Abra sua conta PJ do Nubank;
  2. Clique na opção "Pagar", na tela principal;
  3. Logo após, clique em "Pagar um boleto";
  4. Você pode escanear o código de barras do boleto, impresso na sua guia DAS, ou então inserir os números do código de barras manualmente
  5. Confira as informações de cobrança e finalize o pagamento;
  6. Feito! Seu boleto foi pago.

Fique sempre atento ao prazo para pagamento

O pagamento do DAS deve ser efetuado todos os meses. A data de vencimento do tributo é sempre no dia 20. 

Fazer os pagamentos é fundamental para manter as pendências fiscais da sua empresa com sinal verde, evitando multas e juros por atraso. A inadimplência, em último caso, pode fazer com que a sua empresa seja desenquadrada do regime. 

Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ, queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focar no que realmente importa. Saiba mais.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.