Pular navegação

Registrar uma chave no Pix é obrigatório?

O novo sistema de pagamentos dá a opção de usar as chamadas "chaves" para simplificar transações. Elas não são obrigatórias, mas podem tornar os pagamentos mais fáceis. Veja como.

Ilustração de uma mão segurando uma chave em direção a uma fechadura sobre um fundo roxo

O Pix é o novo meio de pagamentos criado pelo Banco Central que começa a funcionar em novembro. Antes disso, no entanto, já será possível registrar as chamadas "chaves do Pix" em alguma conta, uma forma mais simples de conseguir receber transferências sem precisar passar os seus dados bancários. 

Respondendo à pergunta do título: as chaves do Pix são opcionais! Ninguém é obrigado a registrá-las em uma conta - mas usá-las pode simplificar bastante na hora de pagar ou transferir. 

Ficou confuso? Calma. 

O que isso tudo quer dizer?

Vamos por partes. 

  • O Pix é um meio de pagamento instantâneo, o que significa que dinheiro cai na hora, a qualquer dia da semana ou horário;
  • Ele vai funcionar como uma alternativa para TED, DOC e boletos. Quando você entrar no app ou site do seu banco para fazer um pagamento ou transferência, vai ver a opção de usar o Pix;
  •  Para pessoas física, ele é 100% gratuito – não custa nada fazer um Pix. Para pessoas jurídicas, entretanto, o Pix pode ser cobrado – no Nubank, entretanto, ele também será gratuito para clientes da conta PJ.

Veja tudo sobre o Pix aqui. 

Tá, e o que são as chaves?

As chaves do Pix são como um apelido da sua conta - uma forma de receber pagamentos ou transferências sem precisar passar ou pedir dados bancários (nome completo, número de agência e conta, CPF…).

Você pode registrar seu telefone, e-mail, CPF ou CNPJ como chave vinculada a uma conta - ou pode gerar uma "chave aleatória" (um número gerado pelo sistema do Pix para ser vinculado a uma conta). Assim, quando quiser receber dinheiro nessa conta específica, basta informar uma chave do Pix. 

Por exemplo: você cadastrou seu e-mail como Chave do Pix para a conta no Banco A. Quando alguém for fazer um depósito via Pix, só vai precisar informar o seu e-mail no campo de "destinatário". Pronto: o sistema sabe que aquele e-mail é vinculado à sua conta e o dinheiro vai cair nela (na hora, vale lembrar). 

Vale ressaltar: sempre que você compartilhar qualquer chave do Pix com outra pessoa, ela verá, no momento de enviar um pagamento ou transferência, seu nome completo, os seis dígitos do meio do seu CPF, e em qual instituição você registrou a chave.

Por isso, fique atento quanto ao local e com quem você divide suas chaves.

É obrigatório registrar as chaves do Pix?

Não! O Pix funciona normalmente usando os dados bancários. Você poderá fazer um Pix da mesma forma que faz um TED: passando nome, número de conta, etc. No entanto, as chaves são uma opção para simplificar o processo. 

Posso registrar quantas chaves eu quiser?

Não existe um limite total de chaves para cada pessoa. No entanto, existe um limite por conta. Cada conta pode ter no máximo 5 chaves cadastradas nela para pessoas físicas - ou 20 chaves para pessoas jurídicas. Além disso, não é possível cadastrar a mesma chave em duas contas diferentes. 

Na prática: você só pode cadastrar uma vez cada chave. Ou seja: seu e-mail, por exemplo, só pode ser cadastrado em uma conta. Mas é possível cadastrar múltiplas chaves na mesma conta - você pode gerar chaves aleatórias e registrá-las em uma mesma conta, por exemplo. 

E se eu mudar de ideia?

Fique tranquilo: se você registrar uma chave do Pix em uma conta e depois quiser trocar, é simples: basta pedir a portabilidade dela no app do banco ou fintech que você deseja usá-la. Essa função vai estar disponível para todos os participantes do Pix.

Fique por dentro das novidades do Pix e do Pix no Nubank

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.