Pular navegação

Casar na praia: o que você precisa saber

O melhor horário, cardápio, autorizações para usar a praia e roupas. Confira essas e outras dicas para quem quer celebrar a união pertinho do mar.

Casar na praia: o que você precisa saber. Ilustração de uma cerimônia de casamento na praia, com tapete estendido, arco verde no altar, céu com estrelas e banquetas para os convidados em fileiras. Tons de roxo e cinza por toda a imagem.

Imagine um lindo filme romântico, com cenas de um casamento na praia, pôr do sol, um músico tocando seu violão, pessoas felizes e barulho do mar ao fundo. Muitas pessoas  sonham em ter uma festa de casamento um dia. Quem já realizou esse objetivo provavelmente cogitou  organizar a festa na praia – e muito possivelmente pensou ser caro.

Quanto custa um casamento pode depender muito de onde ele será, como será, quantas pessoas estarão lá, e outras muitas partes (inclusive burocráticas) que envolvem a cerimônia. Mas, casar na praia tem as suas particularidades e pede um planejamento redobrado na hora de colocar tudo na ponta do lápis. Pode ser em qualquer praia? Tem que pagar? Qual a melhor época?

Veja, abaixo, o que você precisa saber sobre casar na praia. 

Vai casar na praia? Confira dicas para saber qual praia escolher 

A escolha da praia é um grande e importante primeiro passo na hora de organizar um casamento pertinho do mar. Pode ser pé na areia ou em um local fechado na própria praia, como restaurantes, pousadas e espaços exclusivos para eventos. 

O importante é que o local tenha fácil acesso, tanto para os convidados quanto para as equipes que estarão trabalhando no dia com a decoração, comidas e bebidas, som, entre outros profissionais. Assim, você minimiza imprevistos e garante uma melhor experiência para todos.  

O ideal é que a festa de casamento seja realizada em praias mais afastadas, já que em trechos  mais movimentados pode acontecer de pessoas de fora da festa também estarem ali, curtindo. Elas podem acabar saindo nas fotos ou até mesmo ficando ali na festa, já que você não poderá expulsá-las. A praia é pública e de uso comum do povo segundo o Artigo 10 da Lei 7661/88.

E como estamos falando de ambientes ao ar livre na natureza, verifique se existem banheiros próximos ao local da cerimônia e se as pessoas da sua festa podem usá-los. Se não, é melhor contratar serviços especializados em banheiros móveis para garantir o conforto de todos, sem perrengues. E nada de banheiros químicos como de grandes eventos, hein? Hoje existem empresas no mercado que oferecem locação de banheiros adequados para eventos como casamentos e outras cerimônias, maiores e com mais recursos e higiene. 

Tem que pedir autorização para casar na praia?

Sim. A praia é um bem público e pode ser utilizada por todos, mas, quando se trata de eventos, é preciso pedir a autorização da prefeitura do município onde a praia está localizada. Essa é uma forma que o poder público encontrou para garantir a preservação da natureza e do litoral brasileiro.  

Mas o que não falta no Brasil são praias para realizar a sua sonhada cerimônia com o pé na areia e pertinho do mar. Segundo o último levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, ao todo 280 municípios brasileiros são banhados pelo oceano atlântico e possuem praias. Neste link do IBGE, é possível acessar uma planilha com a relação de todos os municípios do país que estão frente ao mar para te ajudar na busca do lugar perfeito.

As prefeituras costumam ter suas próprias regras quanto ao uso da praia para cerimônias, podendo também ser cobrado o pagamento de taxas para a realização do evento. Um exemplo é a Prefeitura de Guarujá que regulamentou, em setembro de 2021, a realização de casamentos na praia.   

Ou seja, depois de escolhida as praias preferidas do casal, é preciso acessar o site ou ligar na prefeitura de cada uma das cidades para pedir mais informações sobre a autorização. Além disso, aproveitar a natureza como cenário ajuda a gastar menos dinheiro com decorações e aliviar o bolso. Um casamento simples na praia pode custar R$ 20 mil para 70 pessoas, por exemplo.

Planejamento vai garantir os melhores registros

Talvez, depois do momento do casamento, a segunda melhor parte sejam os registros que guardamos, seja em fotos ou vídeos. Por isso, é importante que a equipe que irá captar todos os momentos da cerimônia saiba exatamente como será o cenário, o horário, a iluminação etc. A luz, as paisagens, as sombras e a decoração influenciam, e muito, na qualidade de produção dos registros do grande dia. 

Faça sol ou faça sol

O pôr do sol é um ótimo momento para as cerimônias de casamento que acontecem na praia, tanto pela bela paisagem no dia como nos registros. O horário também é propício pois os ventos e o mar estão mais tranquilos nesse intervalo de horas. Por isso, evite cerimônias entre às 10h e às 14h, quando os ventos e o sol estão mais fortes. 

Além disso, vale apostar em épocas do ano onde as chances de chuvas são muito menores. E fuja dos dias frios. Afinal, frio e chuva não combinam com casamento na praia, não é mesmo? 

E para te ajudar a escolher a melhor data, acesse o Praiômetro do portal Viaje na Viagem. Lá você descobre praias sem chuva, mês a mês. São mais de 50 destinos entre Brasil e Caribe. 

Com que roupa eu vou? 

Falando em clima, é importante definir um dress code, código de vestimenta em tradução livre do inglês. Em outras palavras, é sugerir que tipo de roupa é ideal para a cerimônia, com o objetivo de garantir o conforto dos convidados. Se a praia costuma fazer um sol forte próximo às 17h, mas logo às 19h costuma ficar frio, é importante indicar isso no convite, por exemplo. 


Em todo caso, como estamos falando de praia e sol, prefira roupas leves e tons mais claros, bem como sapatos confortáveis e retos para conseguir andar na areia. Há quem prefira também que todos estejam descalços, mas cuidado com a temperatura – a areia pode acabar esquentando muito e todos irão sair correndo da praia. Sempre verifique todos os cenários possíveis de temperatura antes de sugerir o dress code

Casar na praia exige pontualidade

Na praia não dá para atrasar. Em questão de poucas horas, ou minutos, o clima pode mudar, o sol se pôr, o céu fechar ou até mesmo uma onda de ventos fortes. Então, após entender o comportamento do clima para aquele dia, defina horários para que tudo não saia do planejado. 

E o cardápio, o que servir? 

Praia e sol combinam com comidas leves e refrescantes, como saladas, legumes, peixes e frutos do mar, assim como bebidas naturais e muita fruta. Ou seja, nada de massas ou sobremesas muito pesadas que deixem as pessoas com sensação de inchaço ou possível mal estar. 

Sempre tenha um plano B

Organizar um casamento, ou eventos no geral, sempre pede estar preparado para quase todas as surpresas que podem acontecer. Então, se houver risco de chover, tenha um plano B para levar os convidados a um salão próximo e continuar a cerimônia. 

Pode ser o mesmo lugar onde seria servido o jantar, por exemplo. Por outro lado, caso o sol aumente, disponibilizar chapéus e protetores solares também pode ser uma forma gentil de garantir que nenhum perrengue irá acontecer e seu casamento na praia será um sucesso. 

Leia mais sobre casamento:

Quanto custa casar? O que você precisa saber antes de dizer sim 

Por que casais brigam sobre dinheiro? E o que é possível fazer a respeito?

Como um Pix de 1 centavo virou um pedido de casamento 

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.