Pular navegação

Como cadastrar uma chave Pix na conta PJ do Nubank?

As chaves são como apelidos utilizados para identificar uma conta nas transações do novo meio de pagamentos instantâneos.

Mãos de uma pessoa aparecem utilizando app Nubank no celular em cima de um balcão com contas, papéis e uma caneca. Ao fundo, de costas e desfocada, mulher trabalha verificando uma bicicleta.

Se você é cliente PJ do Nubank e não vê a hora de usar o Pix, já pode ir se preparando: a partir de hoje, 5 de outubro, é possível cadastrar suas chaves Pix na conta PJ.

As chaves Pix são como apelidos utilizados para identificar a conta de uma empresa ou pessoa nas transações do Pix. Em vez de fornecer número da conta, agência e CNPJ para receber uma transação, por exemplo, a empresa só vai precisar informar sua chave – que pode ser o CNPJ ou o celular, por exemplo.

Entenda tudo sobre a chave Pix

Com o Pix, nossos clientes PJ poderão receber pagamentos e enviar dinheiro em tempo real, direto na conta, em qualquer horário e dia da semana, sem pagar nenhuma tarifa por isso. Afinal, o Pix no Nubank é gratuito para todos, incluindo pessoas jurídicas.

Veja, abaixo, como registrar suas chaves Pix na conta PJ do Nubank.

Ainda em dúvida sobre o Pix? Veja aqui quais as facilidades do novo meio de pagamentos do Banco Central que estará disponível para todos no dia 16 de novembro.

Como registrar suas chaves Pix na conta PJ do Nubank?

É fácil:

  • Acesse a tela inicial da conta PJ Nubank;
  • Clique no botão "Pix", localizado na parte inferior da tela;
  • Escolha quais chaves quer registrar – CNPJ, celular, email, chave aleatória ou todas;
  • Revise os dados;
  • Confirme sua opção e pronto!

Feito isso, a partir de 16 de novembro você poderá usar sua conta PJ para receber pagamentos em tempo real usando suas chaves Pix.

Lembrando que, quando você compartilhar uma chave com alguém, a pessoa verá as seguintes informações na hora da transferência: a razão social de sua empresa, o CNPJ e a chave Pix registrada no Nubank.

Registrei uma chave em outra instituição, mas quero registrá-la no Nubank. É possível?

Como as chaves Pix são usadas para identificar uma conta, não é possível utilizar a mesma chave em contas diferentes – somente se fizer a portabilidade da chave.

Portabilidade da chave Pix? Como assim?

Quem cadastrar uma chave em uma instituição e mudar de ideia vai poder fazer a portabilidade para outra instituição... 

Se você cadastrou o CNPJ como chave na instituição A, por exemplo, mas quiser usar essa chave no Nubank, poderá fazer a portabilidade.

Para isso, basta seguir o fluxo de registro de chave explicado acima. Ao fim do processo, nós pediremos sua autorização para fazer a portabilidade – que levará até 7 dias para ser concluída.

Ainda confuso com as chaves Pix? A gente te explica

As chaves Pix são como apelidos utilizados para identificar a conta de uma pessoa nas transações do Pix. Em vez de fornecer número da conta, agência e CNPJ para receber uma transação, por exemplo, a pessoa só vai precisar informar sua chave Pix, que poderá ser:

  • CNPJ (ou CPF, para pessoas físicas);
  • Número de telefone celular;
  • E-mail;
  • Chave aleatória.

Entenda tudo sobre as chaves Pix

Vai ser possível registrar mais de um e-mail e mais de um número de telefone como chave Pix, mas existe um limite de chaves: pessoas jurídicas vão poder registrar até 20 por conta da qual sejam titular e pessoas físicas, até 5.

As chaves podem ser registradas em uma única conta ou em contas diferentes, mas não é possível registrar uma mesma chave em mais de uma conta.

Registrar todas as chaves em uma mesma conta, entretanto, é uma maneira de controlar quais chaves você vai compartilhar com cada pessoa ou estabelecimento específico, garantindo maior controle dos seus dados – além de, claro, concentrar e controlar entradas e saídas em uma única conta.

As chaves são obrigatórias?

Não! É importante dizer que não é necessário cadastrar uma chave para fazer ou receber um Pix. Ainda será possível receber transações informando os dados da sua conta, como é feito em um TED ou DOC.

Mas o Banco Central recomenda o cadastramento da chave por conta da praticidade e rapidez que ela traz.

E o que é a chave aleatória?

A chave aleatória é um outro tipo de chave além de CNPJ ou CPF, e-mail e número do celular. Em vez de conter uma informação pessoal, ela é um código gerado aleatoriamente – por isso o nome “chave aleatória”.

Ela será formada por números, letras e símbolos gerados de forma aleatória, no app da sua instituição, para identificar a conta – e poderá ser compartilhada para que um pagamento ou transferência seja feita sem repassar dados pessoais.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.