Pular navegação

Brasil x Coréia do Sul: quem tem mais chances de ganhar essa partida?

Tudo é possível quando entram em campo a única seleção pentacampeã e a equipe que está surpreendendo na Copa do Mundo da FIFA 2022™. A torcida pelo Brasil é grande, mas a Coréia do Sul pode dar trabalho.
Imagem padrão

A Copa do Mundo da FIFA 2022™ está provando que o ditado popular "a partida só termina quando o juiz apita" pode mudar o rumo de toda a competição. E a Coréia do Sul sabe bem disso.

Embora tenham feito uma eliminatória asiática com apenas uma derrota, os sul-coreanos chegaram ao mundial até desacreditados, pois caíram num dos grupos mais difíceis da primeira fase, com Portugal, Uruguai e Gana. Mas o jogo só termina quando o juiz apita e a Coréia conseguiu se classificar no último minuto do último jogo do Grupo H.  

Em um embate Brasil x Coréia do Sul, será que os sul-coreanos podem surpreender de novo? A torcida brasileira e o Bolinha, mascote do NuBolão, esperam que não. Essa partida das oitavas de final acontece nesta segunda-feira, 5 de dezembro, às 16h, no estádio 974, em Doha (Catar). 

Para palpitar melhor e ganhar mais alguns pontos no bolão, veja as chances de cada equipe neste jogo decisivo e o placar mais provável. 

Tabela da Copa do Mundo da FIFA 2022™: acompanhe o resultado de todos os jogos

Brasil x Coréia do Sul: quem pode vencer? 

Entre Brasil e Coréia do Sul, é consenso que a seleção brasileira tem mais qualidade e há quem diga que vive sua melhor fase em muito tempo. Os brasileiros conseguiram uma classificação antecipada ao vencer os dois primeiros jogos da chave. No último, contra Camarões, perderam por 1 a 0. 

Para essa partida, a seleção entrou em campo com o time reserva, criou oportunidades, mas cometeu erros em passes importantes e não conseguiu finalizar. 

No saldo do mundial até agora, a seleção do técnico Tite levou apenas um gol e marcou três  –mostrando que, apesar de alguns tropeços, tanto a defesa quanto o ataque estão em dia.   

Contudo, a Coréia do Sul conseguiu um feito de poucos: ganhou de Portugal, de virada, por 2 a 1. Ainda assim, no balanço entre as duas equipes, a experiência e qualidade técnica dos brasileiros devem pesar mais. Por isso, o Bolinha palpita na vitória da seleção. 

Segundo a FIFA, Brasil e Coréia do Sul  se enfrentaram recentemente duas vezes, em jogos amistosos, com vitória da seleção brasileira nos dois embates: 

  • 2022: Brasil 5 x 1 Coréia do Sul 
  • 2019: Brasil 3 x 0 Coréia do Sul

Para esse jogo, o placar mais provável é de 2 x 0 para o Brasil, segundo as estatísticas do economista Samy Dana. Segundo ele, as chances são de 74,4% para a vitória brasileira. 

Quais as chances do Brasil e da Coréia do Sul na Copa do Mundo da FIFA 2022™? 

Segundo estatísticas de Samy Dana para o projeto futscience.com, as chances da seleção brasileira ganhar o mundial são maiores do que as da Coréia do Sul. 

Brasil

  • Probabilidade de ganhar o mundial: 27,32%.

Coréia do Sul

  • Probabilidade de ganhar o mundial: 0,5%.

Para esses cálculos, Samy Dana usou uma metodologia baseada no desempenho das seleções nos últimos anos. O FutScience usa ao menos 34 variáveis para cada partida, entre elas passe, posse de bola, finalização, assistência e local da partida.

Brasil: histórico e desempenho no mundial 

O Brasil entrou no mundial em sua melhor fase técnica. Nas eliminatórias, foram 17 jogos, com 14 vitórias, três empates e nenhuma derrota. No jogo de estreia, contra a Sérvia, venceu por 2 a 0. Depois, ganhou da Suíça por 1 a 0 e garantiu uma classificação antecipada para as oitavas de final. 

Na última partida da chave, contra Camarões, Tite decidiu poupar os titulares e colocou os reservas para jogar. O time conseguiu criar oportunidades, mas falhou nas finalizações. O resultado foi uma derrota por 1 a 0. 

Veja os principais números da equipe que é a única pentacampeã do mundo: 

  • Posição no ranking da FIFA: 1º lugar
  • Títulos do mundial da FIFA: cinco, em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.
  • Desempenho nas eliminatórias: sem derrotas em 17 jogos (14 vitórias e 3 empates)

Coréia do Sul: histórico e desempenho no mundial 

A Coréia do Sul já está fazendo história. De 22 edições do mundial, o time sul-coreano participou de 11 e em oito delas caiu na primeira fase. Na edição de 2022, talvez nem a equipe do técnico português Paulo Bento esperava ganhar de virada da gigante Portugal, do craque Cristiano Ronaldo. 

Apesar do feito, a classificação só veio por causa do placar de outro jogo da chave, entre Uruguai e Gana. O time uruguaio precisava de um gol a mais para tirar a vaga dos pés da Coréia do Sul, mas não conseguiu e ajudou na classificação dos sul-coreanos. 

Na estreia do mundial, o time enfrentou o Uruguai e a partida terminou em 0 a 0. Depois, perdeu de 3 a 2 para Gana, mas mostrou que pode ser muito ofensivo, principalmente no contra-ataque. 

Para vencer o Brasil, esse contra-ataque vai precisar ser muito forte. Veja os principais números da equipe sul-coreana: 

  • Posição no ranking da FIFA: 28º lugar
  • Títulos do mundial da FIFA: nenhum. A melhor campanha da Coréia do Sul no mundial foi em 2002, quando o país sediou o mundial e terminou em quarto lugar.
  • Desempenho nas eliminatórias: foram 10 jogos (7 vitórias, 2 empates e 1 derrota).

Entrou no clima do mundial e quer participar de um bolão? Entenda como esse jogo funciona:

https://www.youtube.com/watch?v=ieqog91Aro0

Leia também 

Tabela da Copa do Mundo da FIFA 2022™: acompanhe o resultado de todos os jogos

Como aumentar suas chances de ganhar um bolão da Copa do Mundo da FIFA™?

12 fatos e curiosidades sobre a economia do Catar

Inflação do torcedor: quais itens ficaram mais caros e mais baratos?

15 curiosidades e fatos da Copa do Mundo da FIFA 2022™

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.