Pular navegação

"A arte trouxe um pouco de alívio para a vida das pessoas"

Conheça a história de Negritoo, o artista paulistano que retrata o empoderamento feminino em seus grafites.

Grafite Negritoo: uma mulher com traços fortes em tons de amarelo e roxo com o logo do NU
O design é parte fundamental dos produtos do Nubank – e, por isso, apoiar artes visuais sempre fez parte da nossa história. Para marcar o dia mundial do Grafite (27 de março), firmamos uma parceria com diferentes artistas que reinventaram nosso logo seguindo seu estilo. Conheça a história de um deles, abaixo. Neste link você encontra a história e obra de outros artistas do Grafite.

Negritoo, 45 anos, ilustrador

“Sempre gostei de desenhar. Desde pequeno eu tinha certeza que ia trabalhar com desenho de alguma forma. Mais tarde, fiz colegial técnico e descobri diversas possibilidades nas aulas de artes plásticas e desenho industrial. Até que consegui um estágio em uma agência de design e segui como freelancer na parte de ilustração. Há uns 13 anos, quando me casei, resolvi fazer um desenho na parede da minha casa. Alguns amigos viram, foram surgindo outras oportunidades, inclusive em empresas, e eu decidi começar um trabalho de minha autoria mesmo.
Minhas obras têm muita influência feminina – eu fui criado pela minha mãe e cercado pelas minhas avós e tias. Então eu sempre tento retratar um pouco do empoderamento e força da mulher, a alegria que ela pode transmitir.
Uso bastante as cores – com a intenção de tocar as pessoas e deixar o dia delas, de alguma maneira, mais agradável por terem visto meu trabalho. O começo da pandemia foi um choque para todo mundo. Não sabia o que poderia acontecer e, em paralelo ao meu emprego atual, em uma agência como ilustrador, eu comecei a pintar muitas telas e participei de algumas ações sociais e projetos bem legais. Dessa forma, consegui me desenvolver e vender minha arte.
Projeto Voltando à Escola
Com o dinheiro que ganho, procuro deixar uma parte para investimento, ter uma reserva de emergência e comprar material para desenvolver minha arte. Entre minhas obras – espalhadas por São Paulo, em bairros como Itaim, Mooca, Pinheiros, escolas municipais e muros em comunidades -, uma que me agradou muito foi perto do metrô Vila Prudente, porque saiu exatamente como eu queria: uma mulher, com cabelo laranja, de perfil, bem colorida.
Grafite localizado no muro de um estacionamento na Mooca
Grafite próximo ao metrô da Vila Prudente, em São Paulo
Eu acredito que toda forma de arte é muito saudável. A arte trouxe um pouco de alívio para todo mundo, principalmente nesse período difícil. Sejam as lives de música, os filmes…
As pessoas estão passando mais tempo dentro de casa e várias acabam valorizando mais o meio artístico e esse reconhecimento é muito importante.” Siga Negritoo no instagram
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.