Pular navegação

Afinal, o que é status quo?

Entenda a origem e o significado dessa expressão, como ela pode ser usada e o que tem a ver com o Nubank.

Você provavelmente já deve ter lido ou ouvido a expressão status quo em algum lugar. A gente, inclusive, usa ela bastante quando falamos do Nubank. Mas você sabe o que ela realmente significa?

Status quo: o que é isso?

Status quo é uma expressão do Latim que significa "o estado das coisas". Ela também pode ser escrita sem o "s" (statu quo), mudando apenas o começo da frase: "no estado das coisas".

A expressão surgiu por volta de 1700 como uma forma reduzida da frase "in statu quo res erant ante bellum", que pode ser traduzida como "no estado em que as coisas estavam antes da guerra".

Depois, a expressão começou a ser usada simplesmente para se referir ao estado atual das coisas. Por isso, geralmente é usada em frases como "mudar o status quo", "defender o status quo" ou "desafiar o status quo".

Quando a expressão status quo pode ser usada?

Apesar de ter surgido num contexto de guerra, a expressão status quo pode ser usada em diversas situações. Por exemplo, se você trabalha numa empresa que está parada no tempo, pode provocar as pessoas a "mudarem o status quo" e inovar.

Ou seja, é possível usar essa expressão em qualquer situação que fale sobre manter, desafiar, defender ou considerar o estado atual de alguma coisa – seja uma empresa, um mercado ou uma ideia.

O que status quo tem a ver com o Nubank?

O Nubank surgiu a partir da péssima experiência que nossos fundadores tiveram com os bancos brasileiros. Eles perceberam que o estado das coisas do mercado financeiro eram a burocracia, o mau atendimento, a demora, a desconfiança, as portas-giratórias.

O Nubank nasceu justamente para mudar esse cenário. Somos uma empresa que usa tecnologia e design para desafiar o status quo e devolver às pessoas o controle sobre seu dinheiro.

Começamos com um cartão de crédito, livre de burocracias e anuidade, e, desde então, lançamos novos produtos, crescemos, expandimos para outros países e continuamos desafiando o status quo para revolucionar o mercado. 

Abaixo, separamos alguns conteúdos para você conhecer mais sobre o Nubank, nossa história e nossos produtos:

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.