Pular navegação

O que mudou no pagamento da segunda parcela do Auxilio Emergencial?

Há 3 calendários diferentes: um para o Bolsa Família, um para começar a fazer uso digital do auxílio, e um para saques e transferências. Veja em detalhes.

Transferência auxílio emergencial: ilustração do número 600 composto por diferentes elementos, incluindo uma boia substituindo o zero do meio e um círculo com a palavra Auxílio o zero da direita. Duas mãos tocam os números nas extremidades.

No dia 15 de maio, o governo anunciou o calendário de pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial. Além das datas, foram anunciadas mudanças na ordem de depósito e saques. 

Confira, abaixo, o que mudou. 

3 calendários diferentes: Bolsa Família, Uso Digital e Saques

Quem recebe o Bolsa Família receberá o Auxílio Emergencial a partir do dia 18 de maio. O saque já estará disponível seguindo a ordem do número NIS (veja aqui o calendário). 

Para os demais beneficiários, ou seja, quem não recebe o Bolsa Família:

  • O calendário segue o mês de aniversário e começa dia 20 de maio.
  • No entanto, há duas datas para ficar atento: a data em que o dinheiro cai na sua conta  para uso digital e a data em que é possível fazer o saque e transferências!
  • Essas datas valem para quem recebeu a primeira parcela até o dia 30 de abril. Para quem recebeu a primeira parcela após essa data, ainda será divulgado um calendário. 

Confira aqui o Calendário da Segunda Parcela do Auxílio Emergencial

Segunda Parcela do Auxílio: Uso Digital

A partir do dia 20 de maio, seguindo o mês de aniversário, os beneficiários do Auxílio receberão na Poupança Digital da Caixa Econômica Federal o valor do benefício.

Lembrando: esse calendário NÃO vale para quem recebe o Bolsa Família. Confira aqui as datas do Bolsa Família.

No entanto, nesta data, só poderão usar o valor em algumas transações digitais: pagar contas e boletos e fazer compras com o cartão de débito virtual (que precisará ser gerado pelo app Caixa Tem).

Ou seja: A partir das datas abaixo, o beneficiário pode entrar no App Caixa Tem e efetuar pagamentos de boletos, como cartão, contas de águas e luz. 

Data disponível para uso digitalMês de nascimento
20 de maionascidos em janeiro e fevereiro
21 de maionascidos em março e abril 
22 de maionascidos em maio e junho
23 de maionascidos em julho e agosto
25 de maionascidos em setembro e outubro
26 de maionascidos em novembro e dezembro

E o saque? E as transferências?

Na semana do dia 30 de maio, começa um segundo calendário, também seguindo a ordem de mês de nascimento. Seguindo esse novo cronograma, será possível SACAR e transferir o benefício para outras contas. 

Data disponível para saque e transferênciaMês de nascimento
30 de maioNascidos em Janeiro 
1 de junhoNascidos em fevereiro
2 de junhoNascidos em Março
3 de junhoNascidos em Abril
4 de junhoNascidos em Maio
5 de junhoNascidos em Junho
6 de junhoNascidos em Julho
8 de junhoNascidos em Agosto
9 de junho Nascidos em Setembro
10 de junhoNascidos em Outubro
12 de junhoNascidos em Novembro
13 de junhoNascidos em Dezembro

Recebimento da Segunda Parcela em outras contas

A Caixa confirmou que abrirá uma poupança Digital, gratuita, para todos que pediram o Auxílio - mesmo aqueles que haviam cadastrado uma conta de outra instituição. 

No primeiro calendário (uso virtual) o dinheiro estará disponível somente na conta virtual da Caixa. 

No segundo calendário (Saques e Transferências), se houver saldo ainda na conta, a Caixa irá fazer essa transferência, sem custos, para a conta originalmente cadastrada na 1a parcela. Caso não tenha sido indicada uma conta, nessa data também será possível solicitar transferência no app Caixa Tem. 

Um exemplo: Uma pessoa que cadastrou a conta do Nubank para receber a primeira parcela e faz aniversário em Janeiro. No Dia 20 de maio, ela poderá acessar sua Poupança da Caixa, pelo App Caixa Tem, e pagar boletos ou usar o cartão virtual. No dia 30 de maio, o saldo dessa conta é automaticamente transferido para a conta do Nubank. 

Essas informações foram divulgadas em coletiva de Imprensa pela Caixa no dia 15 de maio.

No dia 30 de junho, o governo confirmou que o auxílio emergencial foi prorrogado por mais dois meses e que serão pagas, portanto, duas novas parcelas de R$ 600 - totalizando cinco parcelas do auxílio. O calendário de pagamentos e outros detalhes, entretanto, ainda não foram divulgados.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.