Um dos valores que temos no Nubank é “Construir times fortes e diversos”. Isso está refletido em todo o Nubank, começando pelo nosso processo seletivo.
Acreditamos que as pessoas, futuras Nubankers, são fundamentais para que a gente continue devolvendo a todos o controle sobre sua vida financeira. Por isso, estamos sempre em busca dos melhores talentos para os nossos times – profissionais que se identifiquem com o que acreditamos e topem se juntar à nós na revolução roxa.
Para garantir isso, trabalhamos para que o nosso processo seletivo reflita esses valores que temos e seja uma boa experiência para os candidatos.No Nubank, não existe uma seleção padronizada: cada chapter (como chamamos as “áreas” por aqui) pode ter etapas diferentes – e elas variam dependendo de cada posição. Mas, no geral, ele segue a seguinte ordem:
1. Inscrição e primeira conversa
O primeiro passo é o próprio candidato quem dá: inscrever-se no processo seletivo para alguma de nossas vagas abertas, que são sempre atualizadas em nossa página de vagas. Lá, os candidatos conseguem importar dados de seus perfis do LinkedIn, Facebook, currículo, entre outras fontes, e responder às informações que pedimos para começar a participar do processo seletivo. Dentre todas as aplicações que recebemos, selecionamos aquelas que têm mais afinidade com o que estamos buscando para a vaga em questão e fazemos uma primeira conversa – por telefone ou conferência.A ideia é ser somente um bate-papo para que a gente possa te conhecer melhor, saber sobre suas experiências profissionais anteriores, etc.Se você aplicou para alguma de nossas vagas e não chegamos a entrar em contato, pode ficar tranquilo: nós sempre estamos abrindo novas vagas para perfis diferentes. É só ficar de olho!
2. Avaliação técnica
Essa é a segunda etapa do nosso processo seletivo. O objetivo é avaliar a capacidade técnicas e comportamentais, o business sense e também a forma como o candidato reagiria a situações do dia a dia – acreditamos muito no valor dessa avaliação e a maioria dos processos do Nubank passa por ela. Ela pode acontecer de diversas formas: case de apresentação, exercício de SQL ou código, para citar alguns (poucos) exemplos. Isso varia conforme a área a que a posição pertence. No caso dos Business Analysts, ou analista de negócios, e dos Financial Analysts, ou analistas financeiros, o processo seletivo tem um elemento que costuma gerar muitas dúvidas: as case-interviews, um tipo de dinâmica bastante comum no mercado. Essa avaliação também pode acontecer mais de uma vez, de formas diferentes. Normalmente, nós podemos acrescentar ou excluir etapas do processo seletivo de acordo com dúvidas que ainda temos – mas, claro: sempre respeitando o timing de ambas as partes, do Nubank e do candidato. Passadas as avaliações técnicas, nós selecionamos, com base no desempenho, os candidatos que seguirão para a próxima e última etapa: as entrevistas finais.3. Entrevistas finais
Os candidatos que chegam até aqui estão perto do final do processo seletivo – e de, possivelmente, se tornarem Nubankers! Neste último momento, eles conversam com outros integrantes dos times e squads e com membros de outras áreas do Nubank que podem trazer um olhar diferente sobre o desempenho do candidato.É a partir dessas conversas que os responsáveis pela seleção da vaga batem o martelo sobre quem será contratado.Nossa vontade é de contratar todos que compactuam com nossos valores e desejam ser Nubanker, mas sabemos que nem sempre é possível. Por isso, sempre estamos abrindo novas vagas e buscando perfis diferentes. Todo o processo de seleção é feito internamente pelo time do Nubank. E, claro: se você sonha em ser um Nubanker, pode conferir as dicas que separamos para quem deseja trabalhar conosco e o que buscamos nos candidatos – além de ficar por dentro das nossas vagas!