Complete abaixo para pedir sua NuConta e seu cartão de crédito

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início O Nubank Como é ser um Financial...

Como é ser um Financial Analyst no Nubank?

O analista financeiro mergulha em números da empresa e olha para o futuro do nosso negócio.

É engraçado tentar descrever o que faz um analista financeiro – afinal, o próprio nome já diz bastante: a gente trabalha com análises que envolvem a parte financeira de uma empresa.

No entanto, por mais descritivo que o cargo seja, ele requer sim uma explicação mais profunda de como funciona o nosso dia a dia e porque essa é uma área muito importante para o Nubank.

Os Financial Analysts, ou FAs, são responsáveis por garantir a sustentabilidade do Nubank no longo-prazo.

Isso significa que a gente se baseia em dados operacionais e financeiros para fazer análises que influenciam diretamente as decisões tomadas em vários times ou na empresa como um todo.

Como o Nubank trabalha com a chamada metodologia Agile, os FAs podem estar espalhados em vários times da empresa – nas áreas de negócios, finanças e produtos.

Aqui vale uma pequena explicação sobre Agile. Nesse tipo de estrutura, os funcionários estão divididos em chapters, squads e tribes. De forma simplificada, os chapters representam a sua função – no caso, os FAs são um chapter, assim como os designers, os Business Analysts, os engenheiros… Já os squads são os times de trabalho compostos por pessoas de diferentes chapters. Os squads trabalham resolvendo um problema, e a tribe é uma reunião de squads com objetivos semelhantes. (Veja mais detalhes sobre a organização dos times de trabalho do Nubank aqui).

O papel de um analista financeiro no Nubank

O papel do nosso chapter de FAs é entender e maximizar todos os recursos financeiros da empresa para que o Nubank consiga oferecer melhores produtos para os nossos clientes.

De modo geral, a responsabilidade de um analista financeiro vai de garantir a consistência dos dados até a entrega e apresentação das análises dentro dos prazos.

Dentro da área de Finance, por exemplo, os FAs consolidam os números da empresa, interpretam e apresentam os resultados para os investidores, a diretoria e outros squads para promover uma maior visibilidade das operações como um todo.

Um FA também pode ser responsável por projeções para planejamento e lançamento de novos produtos, além de atuar para garantir o cumprimento de normas regulatórias envolvendo o Banco Central e outras entidades.

Além disso, temos FAs que cuidam do caixa da empresa e de nossos investimentos de curto e longo prazo.

Quem são os FAs do Nubank?

Os FAs são geralmente formados nas áreas de Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Economia e Engenharia – mas nenhum tipo de formação específica é um pré-requisito.

Na verdade, a gente busca pessoas que se interessam por finanças e que possuam bom perfil analítico e raciocínio lógico.

Como todo o Nubank, a gente tem uma preocupação muito grande em diversificar o máximo possível o nosso chapter .

Vale lembrar que, dentro do Nubank, diversidade é um tema muito importante – mais de 30% dos funcionários fazem parte da comunidade LGBTQ+ e 40% são do sexo feminino, em diferentes níveis de senioridade.

Finanças + Programação + Autonomia = FA no Nubank

O Nubank é uma empresa de tecnologia que se baseia muito em dados para tomar decisões. Além disso, existe um enorme grau de autonomia e responsabilidade na função de analista, seja ele júnior ou sênior. Por isso, acredito que a experiência de um FA aqui seja única em comparação a outras empresas.

Para começar, no Nubank, os Financial Analysts têm um mix interessante de habilidades em finanças e programação.

A parte de finanças é o core de qualquer FA – mas os nossos analistas não precisam entender todos os aspectos do Nubank. Eles precisam, no entanto, estar dispostos a sempre conhecer e entender tópicos novos e têm o apoio dos analistas mais seniors sempre que precisarem.

Já a programação entra como uma ferramenta incrível para nos auxiliar a analisar e cruzar os dados.

Programar não é um pré-requisito para entrar como Financial Analyst no Nubank – mas a gente tem muitas oportunidades aqui dentro de desenvolver essa habilidade.

Também falei acima sobre a importância de ter um “perfil analítico” – mas essa é uma definição bastante ampla e vale se aprofundar no que a gente quer dizer com ela.

“Perfil analítico” é a habilidade de enxergar explicações por trás de números e ver potenciais implicações para o negócio. É olhar para uma tendência na curva, ou mesmo um ponto destoante da curva, e ter a curiosidade e iniciativa para tentar explicar esse comportamento.

Essa habilidade gira em torno de três pontos principais e que têm tudo a ver com o nosso dia a dia de trabalho:  

  • Coleta de informações,
  • Análise e investigação do problema/causa raiz e
  • Proposta de solução do problema.

O FA deve, em um primeiro momento, analisar a situação conversando com as pessoas e squads envolvidos para entender a visão geral. Depois, precisa procurar quais seriam os dados relevantes para a sua análise e realizar estudos para identificar a causa do problema. Por fim, com esse conhecimento adquirido ao longo do processo, o FA deve sugerir e discutir a sua solução com outras pessoas do time.

SQL, Python e o que a gente mais usa no dia a dia

A base de qualquer análise está na qualidade dos dados que estamos utilizando. Para isso, é essencial que todo analista financeiro saiba o mínimo de SQL.

No dia a dia, também usamos outras ferramentas e linguagens para acesso e manipulação da enorme massa de dados que temos à nossa disposição. Alguns exemplos são o Jupyter Notebook e o DataBricks, usando as linguagens Python e Scala, e bibliotecas como Spark, Pandas, Matplotlib e outras.

Quando os modelos exigem uma complexidade maior, eles são desenvolvidos e processados com essas ferramentas mais sofisticadas. Porém, principalmente quando estamos olhando para o longo prazo, a maior parte da complexidade costuma estar na coleta de dados. Nesse caso, uma vez que os dados tenham sido obtidos, utilizamos o Excel para construir os modelos financeiros, analisar resultados passados e entender a história que os números estão contando.

O que o Nubank busca em um FA?

A gente está em busca de mais pessoas para o nosso time. Nos parágrafos acima, tentei contar um pouco mais sobre o papel de um analista financeiro. Mas a gente pode resumir tudo isso em alguns tópicos:

  • Ter um bom perfil analítico e raciocínio lógico
  • Conhecimentos de finanças com programação (para estudar determinados problemas e/ou oportunidades de negócio).
  • Ter atenção a detalhes também (afinal, cada item nas análises pode fazer a diferença no resultado final)
  • Facilidade para trabalhar em equipe e receber feedbacks (nosso trabalho tem um amplo escopo de atuação, que vai desde análises da operação em si até o resultado consolidado da Companhia, e é importante para um FA aprender com seus erros)
  • Boa comunicação (justamente para conseguir alinhar seu trabalho com as demais pessoas)
  • Capacidade de priorização (saber decidir o que resolver primeiro em um ambiente onde tudo muda muito rápido).

Há ainda o conceito de termos sempre em mente os conceitos de smart efficiency e a inovações escaláveis: tudo o que criamos dentro do Nubank deveria ser não apenas escalável, mas também eficiente sempre que possível no longo-prazo.

Finalmente, todos funcionários do Nubank deveriam agir como donos da companhia e um FA não deve ter medo de tomar iniciativa para identificar/solucionar problemas que nem sempre estão em evidência; deve desafiar o status quo e ser aberto a discussão de ideias com respeito. Acima de tudo, um FA deve entender que o valor que geramos para os nossos clientes é, no final do dia, o valor do próprio Nubank.

Como é o dia a dia de um FA?

“O Nubank é uma empresa em crescimento, com um ambiente extremamente dinâmico. Por isso, os analistas financeiros também precisam mudar e migrar de uma área para outra conforme necessário. A ideia é deixar o ambiente mais fluido e colaborativo, permitindo que todos compartilhem conhecimento e aprendam uns com os outros. Os FAs olham majoritariamente para a companhia como um todo, mas estamos muito próximos das outras áreas e a par das discussões principais do Nubank. Além disso, a área está em constante contato com os investidores externos e com o management team, reportando os resultados e as decisões tomadas internamente.” Daniella Atallah – FP&A (Financial Projections) – Junior FA – há 3 meses no Nubank

“Como Financial Analyst alocada fora do time de Finance tive a oportunidade de assumir responsabilidades desafiadoras desde cedo – o que é uma super fonte de motivação pra mim. Trabalhei, por exemplo, na construção da projeção de gastos do nosso atual portfólio de clientes do cartão de crédito para composição do orçamento anual da companhia. Estar em um time composto por Data Scientists e Business Analysts e ao mesmo tempo ter o apoio de Financial Analysts mais experientes para tocar projetos complexos garantem meu desenvolvimento pessoal constante. Não consigo pensar em um dia de trabalho no Nubank no qual eu não tenha aprendido algo novo.” Ana Coelho – Customer Management – Junior Financial Analyst, há 10 meses no Nubank

” Desde que entrei no Nubank fui desafiada e tive a oportunidade de assumir grandes responsabilidades e entregas. Logo no início, assumi o processo de fechamento gerencial do resultado.  Esse processo consiste em acompanhar mensalmente o resultado financeiro da empresa, que é gerado através da combinação dos números contábeis e métricas operacionais, e comparar o resultado realizado com o orçamento do ano e com projeções mais atualizadas. Com esses números e explicações, é preparado um relatório para o management team e para investidores externos com uma visão geral do resultado do mês.” Sofia Dias – FP&A (Resources Optimization and Results) – Junior FA, há 10 meses no Nubank

” No meu dia a dia tenho que desenvolver modelos financeiros capazes de prever os diversos tipos de fluxo de caixa das operações do Nubank. Esse tipo de atividade é fantástico, já que exige conhecimento sobre dois mundos muito interessantes: o do mercado financeiro e o de exploração de dados. Além disso, é muito estimulante participar da criação, desde o início, de novos produtos que impactam a vida dos clientes e afetam o mercado.” André Daier – Liquidity and Capital Planning – Senior FA – há 13 meses no Nubank

“Ser um FA do time de Tesouraria significou, para mim, obter um aprendizado e interagir com pessoas de altíssimo nível. Cada dia no Nubank possibilitou não somente uma maior compreensão do funcionamento da empresa, mas também uma maior proximidade com desempenho de excelência de tesourarias e com todo um time de FAs de alta performance. Com esse convívio num ambiente de entrega de resultados e de grande rendimento, é impossível passar um dia na tesouraria sem ser desafiado e sem conquistar conhecimentos novos. Desde que entrei, fiz parte de atividades de extrema importância e impacto. Meu primeiro projeto já teve influência em drásticas transformações no fluxo de caixa da companhia, que é um dos principais escopos de uma tesouraria.” Bruno Ferri – Treasury – Junior FA – há 2 meses no Nubank

Dentro do squad de capital markets, somos responsáveis por definir e executar a estratégia de funding do Nubank, buscando uma estrutura de capital mais eficiente possível e que seja sustentável no longo prazo, sempre interagindo com as demais áreas de Finance, em especial Capital e Planejamento Financeiro. Logo que entrei, pude participar de um grande projeto da área (FIDC) e ver como alguns dos nossos valores são colocados em prática: aqui, todas opiniões são ouvidas e levadas em consideração. O processo decisório é feito de forma democrática, mas garantindo agilidade, independência e autonomia dos Nubankers e seus respectivos squads” Artur Vieira – Capital Markets – Senior FA – há 4 meses no Nubank.

Se interessou? Confira as nossas vagas.

Digite seu nome

Quero receber a newsletter
  • Thais
    16 de abril de 2019, 12h53
    Ótima matéria, muito atual e explicativa. Logo estarei fazendo parte desta squad.
    • Brenda Rangel
      10 de abril de 2019, 20h43
      Que me manter informada e atualizada ;)
      • Welington
        08 de abril de 2019, 22h29
        Empresa inovadora, parabéns!!! Buscam talentos profissionais em diversos lugares, isso é muito bom, pois não ficam apenas limitados na região metropolitana de São Paulo.
        • Mayres
          05 de abril de 2019, 17h42
          Nubank é tudo de bom... Amooo! ❤