Pular navegação

6 dicas de leitura da biblioteca do Nubank

Negócios, engenharia, desenvolvimento pessoal… Veja o que os Nubankers estão lendo e conheça mais sobre a nossa política de compra de livros.

Estante de livros de madeira. O foco da foto é a prateleira central, repleta de livros de diferentes tamanhos e com uma placa preta, do tamanho de um livro, com o logo luminoso do Nubank em roxo

O Nubank acredita em desenvolver pessoas para fortalecer os seus times.

A gente procura dar aos nossos funcionários os recursos que eles precisam para continuar, sempre, aprendendo coisas novas - seja estudando, organizando palestras, ou participando de qualquer tipo de evento que facilite a troca de ideias com pessoas do mercado.

Uma outra forma de incentivar esse desenvolvimento é por meio da leitura - e, por isso, criamos uma política de compra de livros bem simples.

Qualquer Nubanker pode comprar uma obra desde que siga duas condições: ler o livro e devolvê-lo depois à nossa biblioteca - uma sala no 8o andar do nosso escritório em São Paulo.

Além disso, temos um canal interno de comunicação voltado apenas para a troca de experiências e recomendações de leitura.

Somente este ano, foram mais de 50 livros solicitados de áreas como engenharia, administração, negócios e desenvolvimento pessoal. Separamos alguns dos pedidos mais recentes para dividir um pouco do que os Nubankers andam lendo:

1- A Sabedoria da Insegurança

Autor: Alan Watts

"Já li esse livro algumas vezes - é bem curtinho mas muito potente. Ele trata da nossa constante busca por estabilidade, certezas e conclusões, num mundo que é cada vez mais incerto e rápido. O livro ensina a abraçar a mudança, a probabilidade e o fluxo constante das coisas para combater a ansiedade e aprender a se conectar com o mundo de uma outra forma"

Lucas Neumann, Designer

2- Sprint. O Método Usado no Google Para Testar e Aplicar Novas Ideias em Apenas Cinco Dias

Autores: Jake Knapp, John Zeratsky e Braden Kowitz

"Sprint é uma técnica de design thinking desenvolvida por investidores do Google Ventures para que, em 5 dias, um time possa validar um conceito e lançar o protótipo de um produto. É uma leitura fácil, e os cases são bem interessantes! O livro é escrito principalmente para quem trabalha com produto, principalmente Product Managers, mas qualquer um pode aprender e aplicar algumas coisas do livro no dia a dia no Nubank!"

Thiago Parreira, Business Analyst

3- Inteligência Positiva

Autor: Shirzad Chamine

"Este é um livro para refletir sobre o que está nos impedindo de atingir o nosso potencial máximo e, com base nisso, mudar o nosso mindset. O livro conta um pouco sobre a importância de conhecermos os nossos sabotadores internos e sabermos qual o efeito deles no âmbito pessoal e profissional. Além disso, ele traz cases sobre a importância de focar nos pontos positivos de cada situação, além de técnicas para fazer com que a gente consiga aumentar a nossa inteligência positiva. Esta é uma obra que gera reflexões importantes e autoconhecimento - o que me ajudou a entender quais são os meus 'sabotadores', quando eles aparecem, e como diminuir a sua força nos meus atos. Com isso, aprendi a usar as minhas fortalezas para apoiar cada um dos gestores com quem trabalho" 

Letícia Sarmento, Consultora Interna de RH

4- Clojure Applied: From Practice to Practitioner

Autores: Ben Vandgrift, Alex Miller

"O livro foi uma recomendação de colegas do próprio Nubank. Ele é bem específico para quem quer iniciar a aplicação da linguagem Clojure em pequenos projetos. No meu caso, que já sei quais são as principais estruturas de dados e tenho ideia de como a linguagem funciona , o livro é uma forma de ter referências mais voltadas para modelar novos projetos, transformar dados e escrever testes" 

Martha Menezes, Engenheira de Software

5- Powerful: Building a Culture of Freedom and Responsibility

Autora: Patty McCord

"Um guia prático de como ser um líder em uma empresa de tecnologia - ou seja: em um ambiente com ideias muito inovadoras e que cresce a uma velocidade bizarra. Claramente, os desafios de liderança em empresas assim são diferentes dos de empresas tradicionais - e a leitura me fez questionar como posso melhorar minha própria postura e a forma como me relaciono com meu time" 

Carolina Yumi, Líder da Área de Mídias Sociais

6- Decisive: How to Make Better Choices in Life and Work

Autores: Chip Heath e Dan Heath

"O livro mostra de forma muito interessante quais fatores levamos em consideração ao tomar uma decisão. Geralmente, esses fatores têm um forte viés inconsciente e envolvem seguir a intuição - o que pode levar a decisões erradas. Tomar sempre a decisão certa não é possível, e o livro parte dessa ideia e usa exemplos de histórias e vivências pessoais dos autores para ensinar técnicas que aumentam as chances de acertos" 

Eric Yoshimura, Engenheiro de Software

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.