Pular navegação

Por que definir um limite diário para transações do Pix?

Esse pode ser uma boa forma de ter ainda mais controle e segurança sobre as transferências do novo meio de pagamentos.

Limite Pix: fotografia de um voltímetro

O Pix foi lançado no final de 2020 e já se tornou um dos principais meios de pagamentos do Brasil por sua rapidez, praticidade e disponibilidade.

Em fevereiro de 2021, por exemplo, o número de transações com o novo meio de pagamentos já era maior do que o de TED e DOC somados, segundo dados do Banco Central. 

Para ter mais segurança contra golpes envolvendo o Pix e controle financeiro sobre as transações, entretanto, pode ser importante definir um limite máximo de valor que pode ser movimentado por dia com o novo meio de pagamentos.

Definir um limite diário para o Pix? Como assim?

De acordo com o Banco Central, as instituições participantes do Pix podem estabelecer limites máximos de valor para os usuários pagarem ou transferirem com o novo meio de pagamentos. Esses limites, entretanto, não podem ser inferiores aos praticados em TED e DOC – nem em cartões de débito quando há utilização de QR Codes.

Além disso, os clientes também podem estabelecer um limite máximo de valor que pode ser movimentado em um único dia com Pix. A forma de fazer isso pode variar de acordo com a instituição.

No Nubank, por exemplo, essa função se chama Meu Limite Pix. Com ela, os clientes podem definir um valor máximo de transferências por dia usando o novo meio de pagamentos – tudo pelo app, rápido e fácil. Veja como funciona.

E por que definir um limite diário para transações do Pix?

Definir um limite diário de valor que pode ser movimentado com o Pix não é obrigatório, mas é um bom jeito de ter ainda mais controle e segurança sobre as transações. Assim, é possível colocar uma etapa extra de verificação para movimentações incomuns. 

Outro motivo para definir um limite para o Pix é a possibilidade de adequar o meio de pagamentos à sua realidade financeira.

Por exemplo: se o valor médio das suas transferências instantâneas é R$ 200, colocar um limite diário baseado nisso é uma forma de dificultar movimentações maiores sem prejudicar sua experiência com o Pix.

Caso você precise aumentar esse limite depois, basta seguir as instruções da sua instituição.

Veja como funciona a função Meu Limite Pix do Nubank

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.