Pular navegação

Pix: entenda como vai funcionar o período de horário limitado

Entre os dias 3 e 15 de novembro, o Pix vai funcionar de forma parcial. Veja horários e o que está disponível antes do lançamento integral, no dia 16.

Pix horário limitado: ilustração de relógio despertador e uma moeda de um Real

O Pix, novo meio de pagamentos do Banco Central, começa a funcionar de forma integral a partir do dia 16 de novembro. Antes disso, entretanto, existe uma fase preliminar de horário limitado do Pix, que começa no dia dia 3 de novembro, terça-feira. 

A ideia desta fase é que as instituições possam disponibilizar todas as funcionalidades de forma gradual (isto é, aos poucos), com um número limitado de usuários (de 1% a 5% da base de clientes de cada instituição), para garantir que tudo esteja funcionando bem em 16 de novembro.

Segundo o Banco Central, o objetivo desse período é "colocar os sistemas em produção e iniciar o funcionamento com segurança de todos os sistemas envolvidos no Pix", disse Angelo Duarte, chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, 29 de outubro.

Em outras palavras, o Pix já estará funcionando a partir de 3 de novembro, mas apenas para alguns usuários e em horários predeterminados. O BC ressalta que todas as transações feitas neste período são reais.

Veja, abaixo, como vai funcionar esse período de horário limitado do Pix - e quais são esses horários.

Afinal, o que acontece no período de horário limitado?

Entre 3 e 15 de novembro, a possibilidade de fazer transferências via Pix estará disponível apenas para parte dos clientes das instituições financeiras. No entanto, todos os usuários poderão receber Pix de outros usuários que já tiverem acesso às transferências.

De forma simplificada: nem todos poderão fazer um Pix logo no início desta fase, mas todos poderão receber transferências instantâneas por meio dele. A ideia é que, até o dia 15 de novembro, o número de usuários que podem fazer transferências via Pix vá aumentando, até que em 16 de novembro, Pix estará 100% disponível para todo mundo.

Além disso, o horário de funcionamento do Pix também será reduzido - ou seja: ele ainda não estará disponível 24 horas por dia, 7 dias da semana, o que irá acontecer somente no lançamento completo do Pix, em 16 de novembro.

Quais os horários de funcionamento nesta fase?

Veja, abaixo, a tabela completa de horários de funcionamento do Pix no período de 3 a 15 de novembro. Eles valem tanto para envio e recebimento de transferências via Pix e variam a depender do dia. Por isso, é importante ficar atento.

DatasHorário de operação do Pix
03 e 04 de novembro9h às 22h
05 de novembro9h à 0h
06 de novembro0h às 22h
De 07 a 11 de novembro9h às 22h
12 de novembro9h à 0h
13 de novembro0h às 22h
14 e 15 de novembro9h às 22h

Quando poderei usar o Pix de vez?

No dia 16 de novembro, o Pix começa a funcionar para todos os usuários que sejam clientes das instituições participantes. Já será possível fazer pagamentos e transferências ilimitadas, instantâneas e a qualquer horário do dia, qualquer dia da semana.

Ainda tem dúvidas sobre o Pix? Saiba tudo sobre ele.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.