Pular navegação

Pix Cobrança para pagamentos com vencimento: como pagar?

Já é possível pagar cobranças que vencem numa data futura com Pix – seja na hora ou agendado para uma data futura. Veja como fazer.

Pix cobrança para pagamentos com vencimento: fotografia de uma mão segurando um globo de vidro num fundo cheio de QR codes repetidos (Crédito Mitya Ivanov)

Se você já está acostumado a fazer transferências instantâneas com o Pix, chegou mais uma novidade: a partir de 14 de maio, as instituições devem permitir que os usuários do novo meio de pagamentos paguem o chamado Pix Cobrança para pagamentos com vencimento – como se fosse um boleto, mas com toda a disponibilidade e rapidez do sistema de pagamentos instantâneos.

Pix Cobrança para pagamentos com vencimento: como funciona?

O Pix Cobrança para pagamentos com vencimento funciona como um boleto. Ou seja: é uma cobrança com vencimento em uma data futura que inclui outras informações além do valor, como juros, multa e descontos.

Com essa funcionalidade, lojistas, prestadores de serviço e demais empreendedores têm mais uma opção para receber pagamentos instantâneos de seus clientes numa data futura.

De acordo com o Banco Central, a implementação da funcionalidade ocorrerá em duas etapas:

  • 1ª etapa: entre 14 de maio e 30 de junho, as instituições participantes do Pix terão que, no mínimo, possibilitar a leitura do QR Code e o pagamento da cobrança no momento da leitura do código, com todos os encargos e abatimentos calculados corretamente;
  • 2ª etapa: a partir de 1º de julho, todas as instituições participantes do Pix terão de ser capazes de fazer a leitura do QR Code e possibilitar o pagamento em data futura.

Como pagar um Pix Cobrança com data de vencimento?

Na primeira etapa, as instituições permitiram o pagamento de Pix Cobrança com data de vencimento no momento da leitura do QR Code. Na segunda etapa, já é possível agendar o pagamento para uma data futura.

Se você recebeu uma cobrança desse tipo, portanto, é possível quitá-la seguindo o fluxo normal de pagamento com Pix – que varia de acordo com cada instituição. Em geral, funciona assim:

  1. Abra o app do seu banco e acesse a área Pix;
  2. Clique no botão de "pagar";
  3. Escolha entre ler o QR Code ou usar o Pix Copia e Cola;
  4. Defina uma data para realizar o pagamento ou pague na hora;
  5. Confira as informações da cobrança, coloque sua senha e pronto!

Pix Cobrança para pagamentos com vencimento: como funciona no Nubank?

Clientes Nubank podem pagar um Pix Cobrança para pagamentos com vencimento no momento da leitura do QR Code ou no futuro, agendando a transação. Basta seguir este passo a passo:

  1. Abra o app do Nubank e acesse a área Pix;
  2. Clique em "Pagar";
  3. Selecione "Ler QR Code" (usando a câmera do celular) ou "Pix Copia e Cola" (inserindo o código do QR Code que você copiou);
  4. Se quiser agendar o pagamento, clique no calendário e selecione uma data dentro do prazo de vencimento. Lembrando que o limite para agendamento são 60 dias;
  5. Confirme as informações e, se quiser, escreva uma mensagem para o recebedor;
  6. Coloque sua senha e pronto!

Vale dizer que a função de agendar o pagamento para uma data futura está sendo liberada aos poucos para nossa base de clientes. Caso você ainda não tenha acesso, te avisaremos quando ela estiver disponível no seu app.

Posso cancelar um pagamento agendado pelo QR Code?

Sim! Se você agendou um pagamento pelo QR Code, é possível cancelar a transação antes que ela aconteça. Para isso:

  1. Acesse o histórico de movimentações da sua conta do Nubank;
  2. Localize e selecione o pagamento que você agendou;
  3. Toque em “Cancelar” e pronto!

Também dá para emitir Pix Cobrança com vencimento pelo Nubank?

Não! No momento, clientes Nubank podem apenas emitir cobranças com QR Code estático (com valor fixo e sem data) e realizar o pagamento de Pix Cobrança com data de vencimento.

Ou seja: a geração de um Pix Cobrança com vencimento ainda não está disponível para clientes do Nubank.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.