Pular navegação

BDRs do Nubank: entenda a mudança e como ficou para quem investiu

O programa de BDRs do Nubank na Bolsa de Valores brasileira passou por uma reestruturação. Entenda o que mudou.

Período de definição dos BDRs do Nubank: a imagem mostra a fachada do escritório do Nubank com o logo NU

O Nubank nasceu para melhorar a relação das pessoas com seu dinheiro, e é hoje uma das maiores instituições financeiras do Brasil. No final de 2021, fizemos nossa abertura de capital (IPO) e passamos a oferecer ações na Bolsa de Nova York (NYSE) e BDRs na Bolsa brasileira (B3).

Em agosto de 2023, nosso programa de BDRs passou por uma reestruturação. Na prática, a única coisa que mudou foi a categoria dos nossos papéis na B3: eles deixaram de ser BDRs Nível III e se tornaram BDRs Nível I Não Patrocinados.

OK, mas o que isso significa para você?

Quem comprou BDRs do Nubank (ou aceitou seu Pedacinho na época do IPO) pôde escolher, no período entre de 13 de julho a 11 de agosto, entre três opções:

  1. Trocar seus BDRs por ações na Bolsa americana: quem escolheu essa opção se mantém como acionista do Nu e recebe ações ordinárias classe A negociadas na Bolsa de Nova York (NYSE) em troca de seus BDRs Nível III. Essa troca é feita na proporção que cada investidor já tinha (lembrando que cada BDR Nível III equivale a um sexto de uma ação negociada na NYSE).
  2. Converter seus BDRs Nível III por BDRs Nível I Não Patrocinados: nesta opção, investidores permanecem donos de BDRs do Nu e fazem a troca de seus recibos Nível III para os de Nível I Não Patrocinado. A proporção é de 1 para 1, ou seja, nada se altera na quantidade ou valor dos BDRs.
  3. Receber o valor equivalente pela venda dos seus BDRs: a terceira opção é não manter seus BDRs nem trocá-los por ações nos Estados Unidos. Neste caso, a pessoa recebe o valor equivalente por eles, já retirados os tributos devidos.

Venda de BDRs do Nubank já foi concluída e pagamento acontece em outubro

Quem não manifestou sua escolha até o dia 11 de agosto entrou automaticamente na opção 3 (receber o valor de venda do BDR).

O procedimento para a opção 3 foi o seguinte: realizar a venda, na Bolsa americana, das ações que servem de lastro para os BDRs Nível III. Os valores em dólares dessas vendas são convertidos em reais de acordo com a taxa de câmbio atualizada, e o valor proporcional é depositado.

Essa venda já foi concluída e o pagamento será feito em 15 de setembro para os BDRs comprados. No caso do pedacinho do programa NuSócios, esse valor é depositado na conta do Nubank em um segundo momento, até o fim do mês de outubro. Esse prazo é necessário porque os depósitos são realizados em etapas. 

Além disso, para garantir um processo seguro e transparente, todas as pessoas que receberão os valores serão avisadas por e-mail no dia em que o dinheiro cair.

Quem tem um pedacinho do Nubank, mas também comprou BDRs extras do Nu, vai receber o dinheiro em dois momentos, na conta de investimentos e na conta do Nubank. 

Entenda abaixo a mudança em mais detalhes.

BDR Nível III e BDR Nível I Não Patrocinado: qual é a diferença?

Quando a ação de uma empresa está em uma Bolsa de Valores estrangeira, existe a possibilidade de negociar frações desta ação (BDRs) na B3, a Bolsa brasileira. Há diferentes categorias de BDR. No caso do Nu, estamos falando de uma mudança do programa que transforma nossos BDRs de Nível III para Nível I Não Patrocinado.

  • BDR Nível III: é emitido por empresas estrangeiras que possuem registro de companhia aberta no Brasil – ou seja, quando a empresa está registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM);
  • BDR Nível I: é emitido por empresas estrangeiras sem que seja necessário esse registro. Em outras palavras, a empresa está listada em uma Bolsa estrangeira, mas seus papéis podem ser negociados por aqui também.

Quando o Nu fez sua abertura de capital (IPO), em dezembro de 2021, optamos pela dupla listagem: colocamos ações na Bolsa de Nova York ao mesmo tempo em que disponibilizamos BDRs Nível III no Brasil.

Agora, os BDRs Nível III do Nubank foram transformados em BDRs Nível I Não Patrocinados – essa é a mesma categoria de BDRs de grandes empresas de tecnologia globais já negociados na Bolsa brasileira. Na prática, isso significa que outra instituição financeira vira a depositária dos recibos (e não a própria empresa listada).

O Banco Bradesco S.A., maior instituição depositária do Brasil, segundo a Anbima, é o banco depositário do programa Nível I Não Patrocinado do Nu.

Os BDRs continuam com o mesmo valor?

O BDR do Nu representa ⅙ (um sexto) de uma ação listada nos EUA. A alteração de categoria de Nível III para Nível I Não Patrocinado não muda essa condição. Como todo BDR, seu valor na bolsa pode sempre variar com as flutuações do mercado.

Ficou com alguma dúvida? Temos uma FAQ completa no app do Nu. Você também pode mandar um e-mail para meajuda@nubank.com.br.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.