Pular navegação

O que é DNI? Conheça o novo documento dos brasileiros

Aplicativo do governo vai utilizar dados de biometria do Tribunal Superior Eleitoral e reúne vários documentos de identificação dos cidadãos. Saiba mais sobre o Documento Nacional de Identidade.

ilustração em fundo branco, com círculos, triângulos e quadrados coloridos se conectando

Você já deve ter ido resolver alguma burocracia e teve de carregar uma montanha de documentos para não faltar nenhum. Mas essa situação está com os dias contados: em menos de um mês, os cidadãos brasileiros poderão começar a emitir seu Documento Nacional de Identidade (DNI), o documento digital que vai reunir RG, CPF, CNH, Título de Eleitor e outras informações em um único documento digital, que ficará disponível em um aplicativo no celular.

O DNI também promete facilitar o dia a dia das pessoas, já que, dessa forma, não será mais necessário andar com vários cartões ou papel na carteira. Veja, abaixo, mais informações sobre o novo documento digital.

O que é DNI?

Padronizado para todos os brasileiros, o documento vai reunir diversos dados de identificação, como RG, CPF e título de eleitor, facilitando o acesso móvel a eles.

Também serão inclusos carteira de motorista, carteira de trabalho, NIS/PIS/PASEP, certidão de nascimento, certidão de casamento, certidão militar, Cartão Nacional de Saúde e tipo sanguíneo. 

Os cidadãos também poderão solicitar, mediante comprovação, a inclusão de dados médicos relativos a doenças e intolerância a medicamentos. No caso de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, por exemplo, será possível adicionar ao DNI o símbolo do autismo.

O aplicativo poderá ser acessado no smartphone ou tablet por meio de um aplicativo gratuito disponibilizado pelo governo para Android e iOS.

Importante: O Documento Nacional de Identidade será liberado aos poucos para a população e deve estar disponível para todo o Brasil em 2023.

Quais as vantagens do Documento Nacional de Identidade?

  • Facilidade: O DNI poderá ser acessado por meio de smartphones ou tablets. Dessa forma, sempre que o cidadão for apresentar seus documentos, precisa apenas mostrar o DNI em vez de carregar uma pasta ou carteira cheia deles;
  • Padronização: Por ser padronizado para todos os brasileiros, o DNI também pode ser validado de maneira mais rápida e assertiva em deslocamentos pelo país;
  • Segurança: Para garantir a autenticidade do DNI e a integridade dos dados pessoais, o TSE irá implementar mecanismos de segurança. O aplicativo será protegido por senha e por dados biométricos do cidadão, assim como foto dos indivíduos e marca d’água. Além disso, o QR Code será alterado toda vez que o aplicativo for aberto, registrando a data e o horário em que o documento foi acessado. Assim, evita-se que capturas de tela sejam apresentadas no lugar do DNI original.

O Documento Nacional de Identidade substitui o RG ou algum outro documento?

Não. O Documento Nacional de Identidade reúne vários documentos em um só lugar, e pode ser acessado pelo aplicativo no celular. Ou seja, ele funciona como uma carteira virtual, mas todos os documentos devem ser emitidos normalmente.

O título de eleitor, por exemplo, continua sendo obrigatório para todos os cidadãos. Mas, com o DNI, não será preciso apresentar o original de papel para votar nas eleições, já que o número do mesmo constará no DNI. 

Em outras palavras: o DNI vai facilitar a apresentação de documentos que identifiquem as pessoas, e não substituir os que já existem.

Leia também:

CNH, Carteira de trabalho e outros serviços: veja o que passou a ser digital durante a pandemia

Poupatempo Digital: CNH, seguro desemprego e mais de 60 serviços online

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.